Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 16 - Casarão

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Minas Gerais

Cidade

Nanuque

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

USO DE COBERTURAS ESPECIAIS E MODERNAS PARA TRATAMENTO HUMANIZADO DE FERIDAS NA PELE

Apresentação/Introdução:

É sabido que as lesões na pele são bem frequentes na Atenção Primária à Saúde de todos os municípios, no nosso município Nanuque/MG, em 2022 foram realizados 217.625 procedimentos em geral pela equipe de enfermagem de todas as 12 unidades de saúde, destes 10.229 foram curativos, ou seja, 4,7%. Observa-se também que é muito sofrida a saga do paciente que necessita realizar curativo diariamente. Em 2022 possuíamos um quantitativo médio de 60 pacientes com feridas crônicas, feridas que necessitavam de realizar curativos diariamente e por longos períodos. Verificamos a fundo esses pacientes e observamos que alguns desses possuíam a lesão por mais de cinco anos. Dessa forma com o objetivo de fornecer uma vida com qualidade para nossos usuários buscamos o que possuía de melhor em educação permanente sobre tratamento de lesões, aplicação das tecnologias em curativos adequada a cada uma delas, e contratamos uma profissional referência na área e capacitamos todos os médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da rede pública do nosso munícipio e logo após, a compra de insumos necessário para realizar um tratamento mais eficiente e eficaz.

Objetivos

Como objetivo principal almejávamos levar qualidade de vida para nossos pacientes que ficavam anos realizando curativo diariamente, e dessa forma capacitar nossos profissionais para realizar procedimentos adequados com materiais de excelente qualidade para que o período do tratamento fosse o menor necessário.

Metodologia

Tendo em vista o tratamento longo e sofrido que os pacientes que possuíam lesões crônicas passavam, decidimos buscar cursos para qualificar nossos profissionais e materiais adequados e de qualidade para que os tratamentos fossem mais rápidos e esses pacientes voltassem a ter no mínimo autonomia de volta. Procuramos a profissional mais qualificada na região e na descrição do curso que ela oferecia, dizia: “este curso tem como objetivo promover conhecimentos referentes aos princípios básicos do tratamento de lesões, aplicação das tecnologias em curativos adequada a cada uma delas. O curso apresenta uma abordagem sistêmica, desenvolvendo a habilidade de identificar o tipo de lesão e sua condição, correlacionando os tipos de coberturas e técnicas de curativos, promovendo bem estar ao cliente, auxiliando no processo de cicatrização”. O que encaixou perfeitamente com o que desejávamos. A contratante além de capacitar nossos profissionais nos auxiliou com a compra de novas coberturas para nosso município. Utilizávamos neomicina, óleo de girassol, dexametazona, papaína. Estão descritos abaixo todas as coberturas atuais que nossos profissionais utilizam para realizar curativos: • Polihexametileno biguanida (PHMB) 0,1% • Hidrocoloide • Alginato de cálcio e Alginato de prata • Malha não aderente/tela de petrolatum • Gaze antimicrobiana com PHMB • Bota de unna • Creme barreira • Hidrogel com alginato • Cobertura de malha de carvão ativado • Oleo de girassol • Colagenase • Sulfadiazina

Resultados

Após três meses de ter profissionais capacitados e materiais adquiridos fizemos uma pesquisa com os profissionais e com a população que utilizou os novos tratamentos e os resultados foram fantásticos, muito além do que esperávamos. Tivemos tratamentos mais curtos, lesões que normalmente fecharia com dois meses de tratamento, teve cicatrização completa em 15 dias. Tivemos também pacientes que possuía a lesão há mais de cinco anos e após três meses de uso correto do novo tratamento com as novas coberturas chegou a cicatrização completa da lesão, ao ser questionado se ficou satisfeito, o mesmo respondeu o seguinte: “ estou tão feliz e emocionado, esse tratamento é uma maravilha, estava sofrendo com essa ferida há mais de 5 anos e nessa semana sarou de vez, agora posso fazer a barba e cortar o cabelo para arrumar uma namorada”. Outro relato interessante foi de um usuário o qual ainda não teve cicatrização completa, porém ao invés de fazer curativo diariamente na unidade de saúde está fazendo uma vez por semana e a lesão está quase fechando: “ir todo dia no postinho fazer curativo era um castigo de deus, tristeza demais, hoje em dia vou uma vez por semana pois a cobertura pode ficar por até 7 dias e já esta quase curada”. Dessa forma podemos constatar que o principal havíamos conquistado: qualidade de vida, humanização, assistência de qualidade e volta da autoestima de da autonomia dos pacientes que faziam curativos diariamente.

Conclusoes

Fizemos um investimento de pessoal e insumos com o objetivo simples de melhorar a vida dos nossos munícipes, ter empatia e se colocar no lugar do próximo, vendo como uma mudança necessária poderia mudar a vida de pessoas que sofrem diariamente. Os relatos dos profissionais quanto a capacitação e os relatos dos pacientes quanto ao novo tratamento são fantásticos. Vamos investir cada dia mais em melhorar a assistência à saúde da nossa população. Sempre buscar o que há de melhor para uma assistência de qualidade e uma vida de qualidade também. Hoje estamos usando coberturas mais dispendiosas, mas que os resultados são muito mais dignos para nossos pacientes.

Banner