Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Minas Gerais

Cidade

Alvinópolis

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE TERAPIA OCUPACIONAL

Apresentação/Introdução:

Foi realizado uma busca ativa pela Secretaria Municipal de Saúde de Alvinópolis, no qual notou-se um aumento expressivo do número de pessoas com uma deficiência temporária ou permanente que apresentam alterações motoras, sensoriais ou cognitivas que podem afetar as atividades do dia a dia, ou seja, necessitando de intervenções da terapia de integração sensorial. Verificou-se ainda que os pacientes que tinham condição financeira estavam buscando em outros municípios na rede particular o serviço citado acima e os pacientes que não provinham da condição financeira estavam desassistidos. Notou-se que a maioria dos pacientes eram crianças autistas que necessitam desse tipo de terapia no mínimo uma vez por semana. Diante disso o município propôs a criação da sala e implantação do atendimento de Terapia Ocupacional para atender toda a população que necessita deste tipo de assistência.

Objetivos

Criar um espaço com equipamentos e materiais adequados voltado para oferecer a população um serviço de referencia para reabilitação 100% custeado pelo SUS, a partir da integração sensorial, promovendo o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e Transtorno Espectro Autista, visto que é a maior demanda para o serviço além de contratar os profissionais prestadores dessa assistência.

Metodologia

No ano de 2022 os agentes comunitários de saúde realizaram uma busca ativa para levantamento do número de pessoas que tinham solicitação do atendimento de terapia ocupacional. Chegou-se ao número de 54 solicitações, sabendo -se que havia um número maior visto que alguns pacientes não se sentiam à vontade para expor o diagnóstico. Baseado na importância desse atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a captação de recursos financeiros, objetivando a aquisição de equipamentos e contratação do profissional Terapeuta Ocupacional. Vale ressaltar que esse serviço está sendo custeado por recurso próprio da Prefeitura Municipal de Alvinópolis. Em seguida foi feito os processos legais de contratação do profissional e foi realizada uma pesquisa com alguns profissionais que atuam na área, para saber quais equipamentos seriam mais adequados para a sala de Integração Sensorial, logo, também se iniciou o processo licitatório dos mesmos. No dia 03/02/2023 foi inaugurada a Sala de Terapia Ocupacional, situada no PSF Valdir Alves Pinto e no dia 08/03/2023 iniciou-se os atendimentos ao público alvo.

Resultados

Atualmente o espaço destinado a terapia ocupacional com integração sensorial conta com a prestação de serviço de 02 terapeutas ocupacionais e atende 35 pacientes, sendo na sua maioria crianças autistas. Hoje existe 26 pacientes aguardando na fila de espera. A implantação do serviço trouxe para os pacientes alvinopolense maior adesão ao tratamento e comodidade, visto que não precisam sair para fora do município para buscar tais intervenções e aqueles que estavam desassistidos passaram a usufruir da terapia ocupacional o que consequentemente está trazendo mais qualidade de vida para a população necessitada.

Conclusoes

Através da idealização da criação da sala e da contratação dos profissionais, atingiu-se o objetivo de implantar a Terapia Ocupacional de integração Sensorial com os equipamentos necessários para a intervenção no município de Alvinópolis. A assistência prestada por Terapia de Integração Sensorial é sem dúvida um instrumento valioso que pode ser usado como recurso terapêutico para pacientes que apresentam disfunções sensoriais, distúrbios neurológicos (paralisia cerebral, síndromes, retardo de desenvolvimento psico motor, etc)) e distúrbios comportamentais (autismo, transtorno de déficit de atenção, etc).

Banner