Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Miraí

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

REGULAMIRAÍ

Apresentação/Introdução:

Visando uma gestão inovadora, eficiente e humanizada, assim como reduzir demanda de exames de média complexidade e procedimentos cirúrgicos de alta complexidade em ortopedia, implantamos o Projeto RegulaMiraí. Em 2021, realizamos diagnóstico situacional da realidade e observamos que um dos maiores desafios era de dinamizar a questão de solicitação de exames de média complexidade como ressonância magnética e tomografia computadorizada (exames de alta e média complexidade) e que nos são disponibilizados pelo SUS em números muito pequenos, e também procedimentos cirúrgicos de ortopedia de alta complexidade. Criamos o protocolo digital para organizar o fluxo e acompanhar os usuários. Reunimos a equipe multiprofissional para iniciarmos um fluxo de cuidados e atenção voltados às demandas de ortopedia e contratamos fisioterapeuta e ortopedista. Iniciamos o projeto em 2021 e funciona até os dias atuais e o público alvo são os usuários com demanda de ortopedia. O usuário busca atendimento de ortopedista na Atenção primária e é emitido o protocolo digital de encaminhamento no Sistema Municipal online. Após ser atendido e avaliado se necessário é encaminhado para a fisioterapia e ao terminar as seções é inserido em grupos de acompanhamento de acordo com seu diagnóstico. Eles são acompanhados com exercícios físicos, Auriculoterapia e atividades educativas, visando a promoção e prevenção da saúde, reduzindo a demanda de exames e cirurgias de média e alta complexidade.

Objetivos

Objetivos. Geral: Melhorar a qualidade de vida dos usuários e reduzir demanda de exames de média complexidade e cirurgias ortopédicas de alta complexidade. Fortalecer a Regulação em saúde do município Específico: Fomentar a inovação na gestão de serviços de saúde  Reduzir demanda de exames de ressonância magnética  Reduzir demanda de exames de tomografia computadorizada  Reduzir demanda de cirurgias ortopédicas  Melhorar a saúde dos usuários do município  Atuar na promoção e prevenção da saúde dos usuários  Desenvolver ações voltadas à saúde do trabalhador  Redução de custos para média e alta complexidade  Redução da judicialização da saúde para custeio de exames e cirurgias ortopédicas.

Metodologia

Foi necessário realizar o diagnóstico situacional, estudo e planejamento para se chegar a uma conclusão de quais ações implementar para resolver e ou amenizar a situação, ou seja, além de diminuir os gastos e demandas de exames muito caros (média complexidade) e cirurgias ortopédicas (alta complexidade), o desafio foi incentivar os usuários ao hábito de realizar exercícios físicos e da participação em atividades educativas com o objetivo de promoção e prevenção da saúde. O fluxo inicia quando o usuário busca atendimento de ortopedista na Atenção primária, nas unidades básicas de saúde e é emitido o protocolo digital de encaminhamento no Sistema Municipal online. Após ser atendido e avaliado se necessário é encaminhado para a fisioterapia e ao terminar as seções é inserido em grupos de acompanhamento de acordo com seu diagnóstico. Eles são acompanhados com exercícios físicos, Auriculoterapia e atividades educativas, visando a prevenção e promoção da saúde, e o controle do diagnóstico, reduzindo significativamente a demanda de exames e cirurgias de média e alta complexidade. A avaliação do projeto acontece bimestralmente e participam todos os coordenadores e referências técnicas, além de contarmos com uma importante ferramenta de avaliação que é o programa municipal de ouvidoria o que possibilita uma visão de cunho avaliativo com criticidade para aprimorar o que precisa e manter o que está funcionando e servindo bem à população.

Resultados

Levando em consideração que o projeto teve início no ano de 2021, observa-se que ao final do ano de 2021 o total de atendimentos dos fisioterapeutas foi de 1.650, enquanto no ano de 2022 foram realizados 10.184 atendimentos (com um aumento de quase 7 vezes mais no ano) e um total de 184 atividades coletivas (atividade física, auriculoterapia e ações educativas) com a participação de 817 pessoas. No ano de 2021 foram solicitadas 181 ressonâncias e em 2022 108, com uma diminuição de 73 exames no ano. Já os exames de Tomografia foram solicitados 58 em 2021 e 40 em 2022, tendo uma redução de 18 solicitações em um ano, e isso devido ao acompanhamento com os exercícios físicos e com as atividades educativas, ou seja, a demanda desses exames diminuiu devido às mudanças dos hábitos, ou seja, para hábitos saudáveis e a participação em atividades educativas. Protocolo de Registro de Solicitações Exame Ressonância Ano 2021 181 Ano 2022 108 Exame de Tomografia Computadorizada Ano 2021 58 Ano 2022 40 Cirurgias ortopédicas até 2021 22 2022 5

Conclusoes

Esse projeto pode ser implantado em qualquer município devido a facilidade de aproveitamento da equipe multiprofissional já existente, sendo necessário apenas a contratação de mais fisioterapeutas e a definição dos objetivos e metas do projeto. A qualidade de vida dos usuários por meio da mudança de hábitos, a promoção e a prevenção da saúde é o primeiro foco desse projeto, e o segundo trata-se da economia financeira que rebate diretamente na redução gradativa da demanda de exames de média complexidade e cirurgias de alta complexidade. Com a implantação desse projeto, Miraí segue cuidando da população com eficiência e qualidade de gestão em saúde.

Banner