Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 2 - Rio Araguaia

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Ipuiúna

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ÁGUA NASCENTE IPUIUNENSE:O SUS FORTALECIDO NO EQUILÍBRIO DE CORPO E MENTE ATRAVÉS DA TERAPIA NA ÁGUA

Apresentação/Introdução:

Alguns estudos mencionam que na água, a alma encontra a liberdade que o corpo perdeu, e se buscando mais conhecimento foi possível a identificar resultado de uma gama de benefícios que a água proporciona. Assim, tendo conhecimento de uma piscina adaptada e aquecida que se encontrava desativada, se idealizou o projeto como um espaço para promover a atividade física na água como ação no âmbito da Atenção Primária a Saúde (APS) de forma prazerosa, além de proporcionar sensação de bem estar buscou-se uma maneira de integração, interação, ressocialização e promoção da saúde dos participantes.

Objetivos

O objetivo geral foi buscar uma estratégia prazerosa de promover a atividade física de forma coletiva em tempos de pós pandemia, enfatizando as ações de promoção da saúde para melhoria da qualidade de vida física e mental dos participantes. Dentre os vários impactos positivos que a água poderia proporcionar, avaliou-se: melhoria do condicionamento físico, desenvolvimento da força muscular, perda de peso, interação social, equilíbrio da mente e alívio do estresse.

Metodologia

O projeto iniciou-se em maio de 2022, sendo o espaço terceirizado dispondo de piscina aquecida adaptada com rampa e barras, situado na rua Joaquim Antonio, 179, centro da cidade. Os grupos acontecem nas quartas, quintas e sextas feiras em horários diversificados ao longo do dia. Foi planejado junto as eAPS os grupos de maior interesse, após divulgação as pessoas interessadas em participar da atividade foram submetidas a avaliação pelos educadores físicos e fisioterapeutas. As avaliações foram preenchidas em ficha física contendo: dados pessoais, historia de doença atual e seus sinais e sintomas, uso de medicamento contínuo, como auto avaliavam sua saúde na ocasião, por qual motivo gostariam de participar do projeto, peso e índice de massa corporal. Dividiu-se os participantes em 9 grupos, sendo: idade de 5 a 9 anos com dislalia, 10 a 14 anos- obesidade, 60 a 82 anos- idosos em geral, todas faixa etária com busca frequente do serviço de fisioterapia, trabalhadores de saúde da APS. O projeto tem beneficiado cerca de 200 pessoas. No espaço são desenvolvido ações de alongamento, relaxamento, caminhada e demais atividades promovendo uma interação do grupo.

Resultados

Dentre os dados coletados no inicio do projeto , 100% dos participantes buscavam participar para melhorar a saúde, 73% avaliaram sua condição de saúde como boa, 21% regular e 6% ruim. Após 8 meses que iniciou-se, 85% avaliaram a sua condição de saúde atual como ótima,11% boa, 4% melhor que estava, 100% relatam ter melhorado a qualidade de vida dando destaque para o sono e repouso, bons resultados referente a flexibilidade e diminuição de dores localizadas impactando na redução do uso de analgésico, melhora do sedentarismo e melhor disposição, sendo 71% dos participantes mencionam ter iniciado caminhada pelo menos 1x na semana como forma complementar, 34% de perca de peso no grupo de obesidade, grupo de dislalia registra a melhoria dos resultados obtidos com a interação da criança com o responsável, boa assiduidade dos participantes tendo como média de faltas 5%. Referente a particularidade ao grupo de idosos, vem sinalizando a chance dos idosos permanecerem ativos e positivos , retardando a perda de autonomia.

Conclusoes

Observou-se uma melhora qualitativa dos participante, tanto na integração,desenvolvimento dos aspectos psicomotores, afetivos, linguagem, condições físicas e qualidade de vida. Os efeitos térmicos da água combinados com os exercícios proporcionaram relaxamento e aumento do metabolismo, registrou uma redução de quadro álgico provavelmente pelo efeito de relaxamento, além da descontração, prazer em participar e socializar durante a atividade aquática. Conclui-se que a combinação dos efeitos físicos da água e exercícios nela praticado conduz a melhora holística dos participantes melhorando a capacidade funcional e qualidade de vida. Com a satisfação dos participantes e a procura crescente da população, novos grupos estão sendo estruturados, novos anseios para avaliação de outros objetivos vem sendo pontuados. Se reforça a importância do fortalecimento da promoção da saúde na atenção primária buscando estratégias que atendam a satisfação da população, melhorando a adesão na prática e consequentemente da qualidade de vida.

Banner