Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Juiz de Fora

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PLATAFORMA PREFEITURA ÁGIL: UM ACESSO ÀS SOLICITAÇÕES DE ALTA COMPLEXIDADE EM CARDIOLOGIA

Apresentação/Introdução:

A busca incessante por aprimoramento das informações tem incentivado as organizações de saúde a se adaptarem às mudanças crescentes por novas tecnologias de informação. Em março de 2021, a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, implantou o Prefeitura Ágil, uma plataforma que visa organizar e simplificar as metodologias internas e as solicitações de serviços realizadas por parte dos cidadãos, com objetivo de auxiliar os processos de trabalho e possibilitar melhorias na comunicação entre os setores e o atendimento das demandas. Por sua vez, o serviço de Alta Complexidade em Cardiologia, subordinado ao Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria, realiza a análise prévia das solicitações de procedimentos quanto a sua conformidade, citados na Deliberação CIB-SUS/MG nº 2.773/2018, em consonância com as normas do Protocolo de Uso da Portaria MS/SAS nº 307/2016, a Portaria MS/SAS nº 1/2014 e o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas proposto pela CONITEC/2016, que aprova um protocolo de uso de Marca-passos cardíacos implantáveis e ressincronizadores. Elaborou-se um formulário “on line” específico nesta plataforma, bem como o recebimento de exames e documentações do paciente, para que os médicos cardiologistas do DCAA conhecessem melhor o histórico do paciente, elaborando um parecer com a indicação ou não do implante, quanto a sua conformidade. Já o acesso à realização do procedimento no Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular, é regulado via SusFácil.

Objetivos

Apresentar a importância da tecnologia da informação na gestão da saúde, por meio de um sistema informatizado municipal, no preenchimento do formulário de solicitação para implantação do marca-passo multissítio e cardiodesfibrilador implantável (CDI). Reduzir a impressão de documentos dos pacientes, diminuir os arquivos de guarda dos relatórios dos pacientes e diminuir a circulação do paciente ou acompanhante para entrega de documentos. Corroborar junto à equipe dos cardiologistas, o acesso da análise das solicitações por meio da Plataforma Prefeitura Ágil.

Metodologia

Iniciamos então, o processo de elaboração na Plataforma Prefeitura Ágil, do preenchimento do formulário de solicitação para implantação do marca-passo multissítio e cardiodesfibrilador implantável (CDI) juntamente com o Departamento de Programas, Ações Estratégicas e Gestão Participativa (DPAG/SS/PJF). Com grande sucesso, foi criado e implantado em dezembro de 2021, o formulário para recebimento das solicitações dos procedimentos de Alta Complexidade em Cardiologia, atendendo a expectativa da redução e eliminação de papéis e oferecendo agilidade nas resoluções das solicitações. Os profissionais de saúde envolvidos na inserção das informações, bem como os prestadores, secretarias de saúde e os médicos cardiologistas deste departamento, foram orientados e treinados para a utilização e manuseio da ferramenta.

Resultados

A implantação do novo sistema informatizado possibilita aos médicos do Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia a visualização de todo o conteúdo da solicitação, dos exames e toda a tramitação dentro do protocolo aberto, com agilidade nas análises documentais do paciente. Foram recebidas no departamento de controle, avaliação e auditoria (DCAA) cerca de 84 (oitenta e quatro) solicitações de procedimentos em alta complexidade de cardiologia, descritos na Deliberação CIB-SUS/MG nº 2.773/2018, compreendidas no período entre janeiro/22 a dezembro/22. Todas as solicitações foram recebidas sem intercorrências e respondidas ao solicitante no mesmo protocolo de abertura da solicitação. Este recurso tecnológico permite a regulação e o acesso do procedimento em menor tempo de espera para o paciente, destacando entre os princípios do SUS, a universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência, cabendo ao estabelecimento de saúde ou as secretarias de Saúde da macro sudeste, a inserção das informações na Plataforma Prefeitura Ágil. Seus impactos sociais com a implantação desta plataforma, podem ser definidos como otimização de tempo e redução de circulação de pacientes nas dependências do departamento, uma vez que o paciente que antes precisava comparecer à Secretaria Municipal de Saúde para dar entrada na solicitação do procedimento. Também destacamos e redução na impressão de papéis.

Conclusoes

Com a modernização desta ferramenta, as solicitações dos procedimentos são resolvidas sem perda de informações e tempo, permitindo que os processos corram de forma informatizada, necessitando de pouca estrutura física para execução dos trabalhos. Através do correto preenchimento no formulário, com os dados clínicos, diagnósticos do paciente e resultados de exames e imagem anexados, os médicos cardiologistas avaliam quanto a sua conformidade, de acordo com os parâmetros estabelecidos em Protocolos já mencionados, para o implante do dispositivo. Fato este, ser muito importante a fidedignidade dos dados inseridos no formulário dentro da plataforma. Concluímos que a partir desta inovação, o próprio sistema fornece dados que podem ser gerados relatórios e indicadores, com informações de perfil dos pacientes, além de fornecer dados à gestão municipal para serem analisados, bem como a rastreabilidade de informações. Almejamos ser referência e exemplo para outros municípios, compartilhando esta experiência de inovação de ferramenta tecnológica, como forma de acessibilidade aos serviços de Alta Complexidade em Cardiologia para os usuários que necessitam de implante de marca-passo multissítio e cardiodesfibrilador implantável.

Banner