Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 16 - Casarão

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Virgem da Lapa

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

FORTALECIMENTO DAS AÇÕES INTERSETORIAIS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROTEJA NO MUNICÍPIO DE VIRGEM DA LAPA

Apresentação/Introdução:

A Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja), instituída pela Portaria GM/MS nº 1.862, de 10 de agosto de 2021 é uma iniciativa brasileira voltada para a prevenção e atenção à obesidade infantil e suas consequências, utilizando intervenções efetivas e de alto impacto, baseadas em evidências. O Proteja é de responsabilidade intersetorial e visando atender as ações essenciais do programa foi instituído o Grupo de Trabalho Intersetoral (GTI) no município de Virgem da Lapa-MG. A estratégia tem como população alvo crianças menores de 10 anos e gestantes. As ações propostas pela estratégia requerem articulação local para a sua implementação com outros setores tais como educação, assistência social, agricultura, segurança alimentar e nutricional, desenvolvimento urbano, esportes, dentre outros.

Objetivos

Implementar a Estratégia Proteja no município de Virgem da Lapa-MG para fortalecer as ações intersetoriais e proporcionar a população do município ambientes favoráveis às escolhas e hábitos de vida saudáveis.

Metodologia

O município afim de cumprir os requisitos do Proteja instituiu o grupo intersetorial de trabalho. Todos os membros receberam convite e foi de livre escolha a sua participação. Na primeira reunião realizada na secretaria municipal de saúde foi apresentado para os secretários da educação, esporte, assistência social, saúde e responsável da EMATER o que seria o Proteja e o plano de ação sugerido para execução. Todos os membros presentes aceitaram fazerem parte do grupo, firmado esse compromisso em ata e com assinatura de todos os presentes. Com tudo, foram definidas funções e responsabilidades pertinentes a cada setor com objetivo de alcançar as metas estabelecidas pela estratégia. O grupo tem atuado em parceria para traçar ações de melhoria ao quadro de obesidade infantil, principalmente em crianças menores de 10 anos e gestantes. A assistência social contribui oferecendo aulas de balé e capoeira para crianças de baixa renda com sobrepeso e obesidade. Nas escolas foram implantadas hortas, ações de educação alimentar e antropometria semestral e a Emater realiza junto aos agricultores o plantio assistido de verduras e folhosos. Presta apoio as comunidades que optaram no cultivo de hortas comunitárias. No período de sazonalidade ficou estabelecido que os alimentos que sobrassem\A seriam então doados às famílias carentes.

Resultados

Com a implementação e organização das ações intersetoriais no município de Virgem da Lapa-MG, foi possível melhorar monitoramento do estado nutricional de crianças e intervir no cuidado nutricional nos quadros de sobrepeso e obesidade individual. No ano de 2021 de acordo com dados do SISVAN o monitoramento do estado nutricional de criança até 10 anos era de 640 crianças, correspondendo a um total de 44% da população nesta faixa etária. Após a implementação do Proteja e ações intersetoriais, os valores em 2022 elevaram-se para 1.153 crianças, somando-se um total de 78% de cobertura. Estes resultados refletem a eficiência do trabalho intersetorial. À população tem se beneficiado com a variedade da oferta de atividades físicas (balé, capoeira, funcional kids, hidroginástica, handball, futsal e pilates (gestantes)). Já as hortas comunitárias tem possibilitado as famílias mais carentes diversificar os hábitos alimentares em virtude do suprimento constante de verduras e hortaliças. O monitoramento do estado nutricional nas escolas tem sido relevante para identificação precoce de desvio no quadro nutricional da criança e intervenção mais rápida. Outras ações executadas na escola é a educação alimentar que através de palestras, cinema, oficinas de alimentos têm interferido de forma positiva nas escolhas alimentares das crianças. Nas escolas também estão sendo implantadas as hortas para consumo próprio dos alunos e compartilhamento entre as famílias.

Conclusoes

Conclui-se que a criação de um grupo de trabalho intersetorial (GTI) possibilitou melhores condições para executar as ações do Proteja. A articulação pactuada e integrada entre os diferentes setores equacionou as dificuldades que estariam por vir na implantação da estratégia. Os possíveis obstáculos foram superados assim que se firmou o compromisso de corresponsabilidades entre os gestores do município. Outro ponto relevante foi o engajamento da população nas atividades proposta que se tornaram rotina tanto para as crianças quanto para as suas famílias, possibilitando o melhor monitoramento destas.

Banner