Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 13 - Sertaneja

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Piranga

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

VIVER SEM FERIDAS

Apresentação/Introdução:

Em março de 2021 a gestão identificou um custo muito alto com insumos básicos, necessários para realização de curativos em pacientes com feridas crônicas e ao mesmo tempo não identificou uma efetividade desse tratamento. Foi constatado que apesar desse custo alto com transporte, insumos e profissionais de saúde disponíveis para realização do curativo, diariamente, isso não resultava em um tratamento eficiente e não promovia melhora na qualidade de vida dos usuários do SUS. Conforme estudos científicos recentes, o cuidado com feridas teve um avanço muito grande, em relação as novas técnicas e surgimento de novas coberturas, que apesar de terem um custo a princípio mais alto, quando utilizados corretamente trazem um benefício grande a curto prazo, fazendo com que na verdade esse custo com feridas diminua muito, já que a efetividade do tratamento é alta e os benefícios são imensuráveis aos pacientes, além de diminuir o custo real do tratamento. Usando as novas coberturas e com aplicação de técnicas mais modernas de curativo foi possível observar grandes benefícios direto ao paciente e ganhos com custo de forma considerável. Isso levou a gestão a programar-se para um investimento mais robusto no município, com a definição do fluxo de atendimento através de uma equipe multidisciplinar, criação de protocolo municipal para tratamento de feridas crônicas, capacitação profissional, controle e gestão de compras de insumos para curativo.

Objetivos

Objetivo geral: Promover qualidade de vida ao paciente com ferida crônica, através da redução do tempo de tratamento com curativo, e posteriormente reduzir o custo com insumos básicos através de investimento em novas coberturas. Objetivos específicos: Definição do fluxo para atendimento ao paciente com feridas crônicas Criação do protocolo de cuidados com feridas crônicas sistematizando o serviço prestado Promoção a saúde com foco na prevenção de feridas em pacientes com comorbidades como: diabetes mellitus, hipertensão e obesidade Capacitação das equipes de enfermagem no cuidado e prevenção de feridas crônicas com objetivo de descentralização do serviço Promover educação permanente no tratamento de feridas Redução do custo com tratamento de feridas crônicas no município.

Metodologia

Trata-se de um estudo transversal, documental e analítico de natureza quantitativa, cujo local de realização foi no município de Piranga – MG, através da seleção de pacientes alguns com diferentes tipos de feridas crônicas. Para início do projeto esses pacientes foram selecionados devido à complexidade das lesões e o tempo de tratamento. Foi preenchida uma ficha padrão, para coletas de dados, estimativa do custo com insumos e estudo dos casos. Foi preenchida também uma ficha de acompanhamento de gasto com novas coberturas que serão utilizadas, bem como estimativa de tempo e custo para cicatrização da ferida. O método de acompanhamento está sendo realizados através da mensuração constante da ferida, registros fotográficos e registros através do PEC – prontuário eletrônico do SUS, sendo possível acompanhar a evolução de cada ferida, bem como e eficácia das técnicas adotadas no tratamento. O projeto possui riscos mínimos de exposição de dados, sendo todos os registros autorizados pelos pacientes, ficando com acesso restrito a equipe de saúde no PEC. Esse projeto piloto será norteador para desenvolvimento de um projeto maior envolvendo todos os pacientes acometidos com feridas crônicas no município buscando a melhora na qualidade de vida desses pacientes e a redução de custos com esse tratamento.

Resultados

O projeto Viver sem Feridas acaba de completar um ano e demonstram resultados surpreendentes para pacientes, equipes de saúde e gestão. O maior beneficiário é o paciente, pois cicatrização da ferida lhe proporciona a reinserção do convívio social e conseqüente melhora da qualidade de vida. Segundo relato dos pacientes as feridas causavam perda da autoestima, dor, déficit na qualidade do sono, inaptidão para o trabalho, vergonha e constrangimento para se relacionar socialmente e isso lhes causava problemas de ordem emocional que colocava em risco sua saúde mental. Para equipe de saúde o ganho é imenso, pois o trabalho passa a ser multidisciplinar, com novas técnicas, novos materiais e participação de todos, o que é fundamental para sucesso do projeto. E essa nova técnica aplicada as feridas otimiza a logística do tratamento pois a troca dos curativos que eram feitas diariamente passam a ser a cada quatro ou até sete dias e isso para um município que tem uma extensão territorial de 658 km², com densidade demográfica de 26 hab/km² e que um dos seus maiores problemas é o acesso da população aos serviços de saúde, torna-se um ganho imensurável para a organização e planejamento das ações da equipe. E por fim, e também importante é o ganho financeiro. Os novos investimentos em coberturas modernas, que a princípio são mais caras, geram uma economia enorme considerando o tempo de tratamento, a periodicidade das trocas e principalmente o curto período de cicatrização das feridas.

Conclusoes

Como projeto tem como objetivo promover a qualidade de vida de pacientes com feridas crônicas através da redução do tempo de tratamento e redução de custos com insumos, obteve também como resultado uma enorme satisfação dos pacientes. Foram definidos fluxos, criado protocolos além de ações de prevenção de feridas e educação permanentes para profissionais de saúde. Foi também abordado cuidados e ações da equipe multidisciplinar que auxiliam na realização de uma assistência eficaz a esses pacientes. A eficácia do tratamento depende de vários fatores como a orientação do paciente para o autocuidado, do uso correto das coberturas, bem como do constante aprimoramento das equipes de saúde para a execução correta de cada curativo. O tratamento com curativos convencionais se mostrava pouco eficaz e muito oneroso, principalmente devido ao longo prazo de tratamento e a sua ineficácia na maioria dos casos. Devido à enorme relevância do tratamento de feridas para as políticas de saúde, principalmente no que se refere ao bem-estar físico e mental do paciente faz-se cada vez mais necessário a utilização de insumos adequados para cada tipo de ferida, de profissionais capacitados para realizar o tratamento e com consequente redução de custos.

Banner