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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Itanhandu

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROJETO VER, VIVER E APRENDER NAS ESCOLAS EM ITANHANDU – ATENÇÃO OFTALMOLÓGICA RESOLUTIVA

Apresentação/Introdução:

O Projeto Ver, Viver e Aprender foi desenvolvido pelas Secretarias de Saúde e Educação, em parceria com o Hospital de Olhos/Casa de Caridade de Itanhandu, durante o ano de 2022. É um projeto voltado a ofertar maior resolutividade nas necessidades dos alunos da rede pública de ensino, na área da oftalmologia. Visa complementar as ações desenvolvidas pelas equipes de atenção primária no âmbito do PSE. As equipes são responsáveis pela triagem oftalmológica por meio do Teste de Snellen. No projeto Ver, Viver e Aprender, os alunos que tem o resultado da triagem passam por avaliação oftamológica completa, e para aqueles que tiverem prescrição para uso de óculos, eles também são fornecidos por meio do Projeto. Além disso, outras condições oftalmológicas também são triadas e encaminhadas para tratamento. Buscamos assim, com melhor resolutividade nas ações de triagem, também melhorar a qualidade de vida e de aprendizagem dos alunos.

Objetivos

• Realizar triagem oftalmológica com uso do teste de Snellen, nos alunos da rede pública de ensino fundamental e médio de Itanhandu • Identificar quem são os alunos com dificuldades visuais para encaminhá-los a consulta oftalmológica completa e exames indicados pelo médico oftalmologista • Oferecer óculos para correção refrativa dos alunos que tiverem prescrição após consulta oftalmológica • Identificar outras patologias oftalmológicas para que sejam tratadas • Oferecer mais qualidade de vida e de aprendizagem para os alunos • Oferecer resolutividade na ação de triagem oftalmológica proposta dentro do escopo de ações do Programa Saúde na Escola (PSE).

Metodologia

Inicialmente, foram realizadas reuniões de alinhamento entre as Secretarias de Saúde e Educação, para execução do projeto. Todos os atores envolvidos foram sensibilizados quanto a causa e proposta de trabalho. A equipe de oftalmologia capacitou os profissionais da APS para a realização da triagem por meio do Teste de Snellen. Foram então agendadas datas para as equipes irem até as escolas municipais e estaduais, encaminhando aos pais/responsáveis um folheto informativo e autorização para inclusão no projeto. Nas datas agendadas, as equipes de saúde em conjunto com as equipes de educação, realizaram a triagem nas escolas. Após as equipes passarem em todas as escolas, foi realizada mais uma visita para captação dos alunos que porventura não compareceram no dia da triagem. Os agendamentos foram realizados e encaminhados pela própria escola. As consultas foram realizadas na sede do Hospital dos Olhos/Casa de Caridade, no próprio município, com a presença do responsável. Após a consulta, se indicado uso de óculos, havia um mostruário a disposição para escolha das armações, onde eram realizadas todas as medições necessárias para a confecção dos óculos. Os alunos que tinham outras demandas oftalmológicas também foram encaminhados. Antes de ser entregue aos alunos/responsáveis, os óculos foram conferidos um a um pela equipe da oftalmologia. Depois foram realizadas as cerimônias de entrega dos óculos, com momentos de recreação de lazer para os alunos.

Resultados

Segundo dados do INEP (2021), as escolas públicas de ensino fundamental e médio de Itanhandu tem 1.914 alunos. Foram triados 1.802 alunos, ou seja, 94,1% do total de alunos. Dos alunos triados, 365 tiveram indicação para consulta oftalmológica completa, perfazendo 21,9% dos triados. Dentre os alunos que tiveram indicação para consulta, 326 compareceram, ou seja uma taxa de absenteísmo de 17%. Dentre as que consultaram, 179 tiveram indicação de uso de óculos (perfazendo 10% do total de alunos triados) sendo que 39,1% das crianças eram míopes, 49,1% hipermetropes e 86% tinham algum componente de astigmatismo (astigmatismos simples, compostos ou mistos). Dentre as crianças que consultaram foi identificado um aluno de ensino fundamental com catarata, tendo sido o mesmo encaminhado para cirurgia. Para os próximos ciclos do projeto, pretendemos incluir mecanismos de mensuração das melhorias de aprendizagem e qualidade de vida dos alunos fato que vem sendo bastante declarado pelos profissionais de educação.

Conclusoes

O Projeto Ver, Viver e Aprender foi de grande relevância tanto para a Saúde quanto para a Educação do município de Itanhandu, ao identificar e tratar déficits visuais dos alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas de Itanhandu. Demonstrou que através do trabalho multidisciplinar da atenção primária e especializada e do trabalho integrado das Secretarias de Saúde e Educação, pode-se contribuir para a promoção de saúde ocular e conseqüente melhoria no rendimento escolar dos alunos. Mostrou também que é necessário identificar as causas do absenteísmo que, embora não seja tão elevado, pode ser reduzido para que todos os alunos melhor usufruam do Projeto. Por fim, há que se debater sobre a importância de que outros entes federados também participem do financiamento de uma ação tão abrangente e importante, que pode mudar a vida de um aluno para toda sua vida. Ao abrir as janelas da visão, é possível melhorar a qualidade de vida, de aprendizagem, e impactar na saúde física, mental e social do indivíduo. “O olho é a janela do corpo humano através da qual ele sente seu caminho e desfruta da beleza do mundo” (Leonardo Da Vinci)

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