Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 14 - Bandeira

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Contagem

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

 GESTÃO DISTRITAL E CONTROLE SOCIAL: FORTALECIMENTO DA ATUAÇÃO DOS CONSELHEIROS DISTRITAIS DE SAÚDE

Apresentação/Introdução:

Para que haja efetividade na execução do SUS, a participação popular na Gestão pública é indispensável, assim fortalece o Estado democrático de direito dos cidadãos na garantia e efetividade de um sistema público de saúde eficiente e de qualidade. O trabalho de fortalecimento dos conselhos Distritais e locais de saúde no Distrito Sanitário Nacional Contagem MG, consiste em agregar pessoas e estabelecer espaços democráticos. No período de pandemia fomos resilientes e mesmo que de formas virtuais, em reuniões online, grupos de conselheiros em redes sociais, utilização da ferramenta “forms” foram efetivadas comissões de fiscalização das reformas nas Unidades Básicas de Saúde e canteiro e obras da UPA Nacional, Comissão de acompanhamento do Projeto ”Recepção: coração da UBS” que tem como objetivo aprimorar o serviço de porta de entrada das UBS. Foram realizadas capacitações e palestras com o objetivo de subsidiar os conselheiros em suas funções para o aprimoramento das práticas em saúde. O município em parceria com o Projeto Democracia Participativa da UFMG realizou o curso de Participação e Sistemas de participação, para todos os conselheiros, utilizou de plataformas digitais com fóruns de discussões inerentes aos temas. As estratégias apontadas tornam o território um espaço propício à criação de possibilidades e ações compartilhadas entre atores da produção de saúde, prezando pela coerência das ações com as reais necessidade da população.

Objetivos

Geral: Fortalecer a atuação dos Conselheiros Distritais de Saúde, no trabalho conjunto com equipes de saúde da família para o efetivo Controle Social no território. Especificos: Identificar a compreensão dos conselheiros quanto às suas atribuições legais e o espaço de atuação para a efetivação da saúde coletiva. Verificar o conhecimento dos conselheiros de saúde referente às prioridades das intervenções (ofertas de serviços) de promoção, proteção e recuperação da Saúde da coletividade e de grupos de riscos para a distinção da necessidade/demanda. Apontar como é realizado pelos conselheiros de saúde, o processo de acompanhamento e a avaliação das atividades executadas nas Unidades de Saúde equipes de saúde da família, para assegurar a garantia do acesso e à qualificação do serviço ofertado. Constatar como acontece o compartilhamento das informações entre o conselho Distrital, as Equipes de Saúde, o Conselho Municipal e a Gestão da saúde, para a resolução dos problemas.

Metodologia

O trabalho foi realizado nos Conselhos Distritais e Locais de Saúde do Distrito Sanitário Nacional, situado no Município de Contagem, MG. A população do trabalho foram os 58 Conselheiros Distritais e Locais de saúde de todos os seguimento, titulares e suplentes que fazem parte do Conselho Distrital e dos 7 conselhos locais de Saúde do Distrito. Foi feito eleição dos conselheiros, diagnóstico para identificar a compreensão dos eleitos quanto às suas atribuições legais e espaço de atuação e verificar o seu conhecimento referente às prioridades dos serviços ofertados (distinção da necessidade/demanda), foi realizadas capacitações e palestras referente ao trabalho conjunto com as equipes de saúde da família para o efetivo Controle Social e o processo de acompanhamento e a avaliação das atividades executadas nas UBS, para assegurar a garantia do acesso e à qualificação do serviço ofertado, como também os apropriar dos caminhos de compartilhamento das informações entre o Conselho Distrital, Municipal, Gestão e equipes de saúde para a resolução dos problemas. Os conselheiros foram motivados a realizarem visitas in loco nas UBS e participaram de reuniões com trabalhadores. Foram utilizadas ferramentas digitais como redes socias, google meet, forms, platafomas digitais de estudos, reuniões e fóruns presencias de apropriação dos processos de trabalho vigentes nas UBS, planejamento e pactuações. O monitoramento e a participação dos Conselheiros continuam perenes no território

Resultados

A necessidade social brasileira de defender o maior sistema único e saúde do mundo provoca a sociedade como todo a reformular os modos de operacionalizar o sistema em sua própria defesa. É relevante para o fortalecimento do SUS, que gestores e sociedade se mobilizem no fomento à motivação social para a apropriação dos espaços colegiados em defesa do SUS. O Distrito Sanitário Nacional possui dimensão territorial e populacional(aprox.105 mil) maior do que muitas cidades de MG, existe a necessidade de efetivar ações de fomento a participação popular e co-gestão. O trabalho realizado permite aos Conselheiros do território, o exercício do controle social efetivo, junto à gestão local e trabalhadores participam da busca de soluções de problemas tanto estruturais, logística, de vínculos com comunidade e do aprimoramento e coerência dos processos de trabalho, legitima o papel do Conselho de Saúde como fortalecedor do SUS e desmitifica para os trabalhadores dos serviços o papel do conselheiro sendo compreendido agora como aliado na busca de um serviço de saúde efetivo. Este trabalho estratégico e conjunto, estabelece no território, um cuidado individual e coletivo coerente, instituiu ações educativas para profissionais, usuários e grupos comunitários, perfazendo o resgate do empoderamento de todos os atores envolvidos na produção da saúde no território. A estratégia adotada confirma que a participação social assegura e viabiliza democracia na produção de saúde fazendo o SUS efetivo.

Conclusoes

A transformação necessária da realidade para a promoção da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros perpassa pelo envolvimento social nas políticas públicas, e, portanto, nas políticas públicas de saúde, essa atitude social possibilita construir um SUS potente que alcance quem mais precisa e ressignifica outros princípios como da igualdade, liberdade, diversidade e solidariedade. A área de abrangência dos Conselhos Distritais e locais de Saúde corresponde ao espaço geográfico do Distrito de Saúde, os conselheiros e as equipes de saúde da família se comunicam cotidianamente entre si e com a comunidade o que permite reconhecerem as condições de saúde da população, seus hábitos sociais, cultura e modo de viver. Portanto, entender e dimensionar a atuação dos conselhos no trabalho em conjunto com as equipes de saúde da família e a competência de suas atribuições, potencializa o processo de trabalho e a eficácia do SUS.

Banner