Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 14 - Bandeira

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Juruaia

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

A TECNOLOGIA E A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE SANITÁRIO NO MUNICÍPIO JURUAIA/MG.

Apresentação/Introdução:

O Tratamento Fora do Domicílio (TFD) que foi instituído pela Portaria SAS/MS nº55/1999, consolidada na Portaria de Consolidação SAES/MS nº 1, de 22 de fevereiro de 2022 é um grande desafio do município de Juruaia, e tem a finalidade de garantir o acesso aos médicos/hospitais/ambulatórios para usuários que não conseguem o tratamento dentro do próprio município, além do desafio de regular as solicitações, deparamos ainda com o Transporte Sanitário que promove o deslocamento dos usuários bem como a ajuda de custo quando necessário. Diante das dificuldades encontradas nas solicitações e nos atendimentos do Transporte Sanitário pela Secretaria Municipal de Saúde de Juruaia, e ao implantar o Complexo Regulador, o foco é constante para a efetivação de ferramentas tecnológicas para garantir melhor atendimento aos usuários. Portanto, foi realizado uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde e os Técnicos de Informática do município para a criação de uma ferramenta no qual mapeia os veículos e as vagas disponíveis em cada um deles, a cidade de origem e destino, o motorista, o mapa de viagem e, por fim, a checagem dos passageiros, possibilitando ter um controle mais eficiente e eficaz do transporte sanitário. A implantação da ferramenta e da metodologia possibilitou minimizar os erros, aumentar a presença dos usuários aos atendimentos do TFD, e além de facilitar a prestação de contas sobre as despesas relacionadas ao transporte sanitário.

Objetivos

A Secretaria Municipal de Saúde de Juruaia em conjunto com o Complexo Regulador vem trabalhando incansavelmente para garantir um serviço mais eficiente e eficaz no que se refere ao Tratamento Fora do Domicílio, principalmente no Transporte Sanitário, entendendo que é uma necessidade fornecer um tratamento humanizado, otimizando recursos e acolhendo melhor o usuário. Pensando nisso, o principal objetivo, foi informatizar o controle do transporte sanitário através de um sistema próprio e prático que pudesse realizar o controle de vagas e veículo, bem como os usuários do SUS que necessitam do Tratamento Fora do Domicílio. É necessário destacar que o sistema informatizado ainda trás na sua incorporação o objetivo de melhorar o acesso dos usuários no transporte sanitário, na prestação de contas do dinheiro publico utilizado no SUS e, por fim, no ressarcimento de profissionais e usuários que precisam de ajuda de custo e/ou diárias.

Metodologia

O planejamento do Complexo Regulador de Juruaia vem passando por diversas modificações no Tratamento Fora do Domicílio, que sempre foi um ponto crítico para a gestão. Pensando nisso foi realizado reuniões com a Equipe e o Médico Regulador, para garantir o atendimento integral do paciente em todas as suas complexidades, sabendo que o município é de pequeno porte e de que necessitaria de transferências para outras cidades utilizando o transporte sanitário local. Diante desse fato, foi alinhado com a equipe de regulação que as solicitações de TFD autorizadas pelo médico regulador fossem agendadas nos municípios executores e posteriormente cadastradas no sistema informatizado de transporte sanitário. No momento em que o complexo regulador solicitou o transporte sanitário utilizando o sistema criado pela equipe de tecnologia, a secretaria municipal de saúde passa a ser protagonista no processo, uma vez que é incorporado na plataforma o banco de dados do E-SUS do município reconhecendo todos os usuários, e permitindo que ao lançar a guia autorizada, haja vinculação do paciente com dados referentes ao destino dele, possibilitando portando o gerenciamento dos lugares, destinos e veículos da frota. A partir da gestão da frota é instalado em um smartphone um aplicativo que permite o motorista identificar os passageiros e confirmar a presença, além de gerar os mapas de viagem, a distância e os valores a serem pagos para os usuários e motoristas e como instrumento de prestação de contas.

Resultados

A implantação do sistema informatizado trás como principais resultados a melhoria nos fluxos internos da regulação quando se trata do Tratamento Fora do Domicílio, mais transparência nas informações referente aos pacientes que necessitam de transporte sanitário, atendimento mais qualificado e de forma humanizada aos usuários do SUS, levando em consideração a sua necessidade e o tipo de transporte indicado ao usuário. Para além dos resultados já citados, houve como grande benefício a agilidade e a praticidade de realizar os pagamentos de diárias e ajudas de custo quando necessário, garantindo assim o cumprimento das legislações federais, estaduais e municipais. Destaca-se ainda que o sistema permitiu cumprir uma exigência do Estado de Minas Gerais ao qual era apresentar a produção de ajuda de custo no BPA-I para justificar o recebimento dos recursos da Resolução Nº 8.439, de 09 de novembro de 2022 ao qual trás em seus indicadores o cálculo dos procedimentos da FOG – 08.03.01, sendo que apenas em janeiro/2023 foram mais de 500 usuários atendidos e registrados. Para finalizar o sistema informatizado ainda emite os relatórios que são anexados nas prestações de contas e nos empenhos dando maior segurança ao gestor.

Conclusoes

Os sistemas de informação em saúde vem sendo cada vez mais necessários para melhorar o processo de gestão do SUS garantindo a implementação de ações e serviços mais eficientes e eficazes, além disso, vislumbrando os benefícios ofertados o Complexo Regulador de Juruaia e a Equipe de Tecnologia da Informação conseguiram realizar a construção de um sistema de informação que desse respostas rápidas no processo de trabalho referente ao transporte sanitário integrante ao serviços de Tratamento Fora do Domicílio. A implantação do sistema de informação do transporte sanitário melhorou consideravelmente os trabalhos realizados pelos profissionais, além de dar maior segurança na identificação dos passageiros e acompanhantes, permitindo ainda ter uma lista de presença dinâmica e atualizada. Hoje o sistema de informação do transporte sanitário passou a ser um grande aliado na prestação de contas e no processo de planejamento da saúde, dando maior respaldo ao gestor na incorporação de novos recursos e para além garantindo ajuda de custo aos pacientes que necessitam para realização de um atendimento universal, integral e equânime.

Banner