Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 14 - Bandeira

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Governador Valadares

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

NÚCLEO INTERNO DE REGULAÇÃO – NIR: O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E OS IMPACTOS NA SUPERLOTAÇÃO DO HMGV.

Apresentação/Introdução:

Fundado em 1949, o Hospital Municipal de Governador Valadares (HMGV), é o único do município de natureza unicamente pública, com atendimento integral ao Sistema Único de Saúde (SUS). Referência para toda macrorregião de saúde leste, composta por 51 municípios, os atendimentos de urgência e emergência são a maioria, sendo a instituição habilitada pelo Ministério da Saúde (MS) como Hospital Tipo III em Urgência. Nossa instituição tem sofrido ao longo dos anos com a superlotação, um problema mundial e em aumento também no Brasil. Embora a superlotação também seja uma preocupação óbvia para os gestores e profissionais de saúde, deve-se destacar que essa é uma questão que envolve todo o sistema de atendimento à saúde. A superlotação é uma medida do desempenho do sistema de saúde e seu monitoramento deve ser foco na medição da qualidade no atendimento desse sistema. Exatamente por este problema, no ano de 2021 o HMGV foi contemplado através do MS, em parceria com o Hospital Sírio Libanês com o Projeto LEAN nas Emergências. Esta oportunidade foi singular para que pudéssemos conhecer e reconhecer nossos números, métricas, tempos, fragilidade e ausência de processos, principalmente no que se referia a Regulação. Após discussões e tratativas no LEAN, em abril de 2022 a direção do HMGV optou por implantar o Núcleo Interno de Regulação – NIR e é sobre esta experiência, com excelentes resultados, que nós gostaríamos de discorrer, utilizando como parâmetro dados de 2022.

Objetivos

Objetivo Geral: Promover a equidade do acesso e integralidade da assistência ao usuário, ajustando a oferta às necessidades imediatas do cidadão de forma equânime, ordenada, oportuna e racional, além de qualificar o fluxo interno, otimizando a utilização do leito hospitalar. Objetivos Específicos: 1. Implantar estratégias de Regulação do Acesso, garantindo a admissão do paciente de maneira ordenada, dentro do mapa da Saúde disposto no Plano Diretor de Regionalização (PDR). 2. Reduzir o tempo de espera do paciente para tratamento adequado, melhorando a qualidade da assistência. 3. Otimizar recursos empregados pelos diversos entes na instituição, colaborando para que a mesma atue conforme sua vocação.

Metodologia

Conhecer as dificuldades e os indicadores do HMGV era fundamental para o NIR. Sendo assim, identificou-se uma enfermeira e um médico que participavam do LEAN para sua implantação. Para a equipe assistencial, definiu-se médico e enfermeiro em regime de plantão 24h, mantendo suporte de outros profissionais, sempre que necessário subsídios técnicos específicos. A equipe foi alocada estrategicamente em uma sala nas dependências do Pronto Socorro (PS), para identificar de maneira rápida todo paciente admitido de maneira irregular. Além do espaço físico, a equipe dispõe de computador, celular com aplicativo de comunicação (WhatsApp) e ramal. Divulgamos a toda instituição, CRL, serviços de saúde e todos os municípios da macrorregião o e-mail e os números de contato do NIR. Para qualificar a equipe, são realizados mensalmente encontros para Educação Continuada em temas diversos como: PDR, Programação Pactuada Integrada (PPI), habilitações, fluxos com a CRL, indicadores, dentre outros. Neste período construímos, em equipe, o Regimento Interno e o Procedimento Operacional Padrão e definimos o escopo do serviço na instituição. Como divulgação, apresentamos o NIR na instituição, Secretaria Municipal de Saúde, prefeitura, bem como na Superintendência Regional de Saúde (SRS). Para comunicação elaboramos uma ficha de “Não conformidade” para pacientes admitidos de maneira irregular e uma planilha com informações diárias sobre Mapa de leitos, Aceites/negativas e transferências.

Resultados

Na interface da CRL, em janeiro não havia registro de aceites de pacientes no sistema, já em novembro alcançamos a marca de 63 aceites de maneira ordenada. No que se refere ao cadastro de pacientes para transferência e transferências realizada, em maio foram cadastrados 156 e transferidos 64, em novembro, 94 e 71 respectivamente ou seja, saímos de uma conversão de 41% para 75,5%. Isto confere ao NIR uma otimização dos cadastros na CRL bem como uma busca ativa por leitos, reduzindo o tempo de espera do paciente pelo tratamento adequado. Em relação ao tempo médio de espera em horas para alocação em leito dos pacientes internados, em março eram 48 horas, já em novembro 18 horas. Aqui, evidenciou-se uma redução de 30 horas. Sabe-se que este ainda não é o tempo ideal, mas houve uma melhora considerável após a gestão de leitos. Os números também foram favoráveis em relação ao tempo de permanência que em janeiro eram 8,2 dias e em dezembro 6,5 dias. O fato de o NIR estar à disposição do corpo clínico agilizando pendências de exames, laudos e/ou parecer, contribuiu para a redução deste tempo. Outro indicador avaliado foi a Taxa de Mortalidade em até 24 horas, neste dado contabilizamos os pacientes que foram a óbito com 24 horas ou menos de admissão em janeiro eram 50, em dezembro 21, uma redução de 58%. Este dado é um exemplo clássico que onde há superlotação a assistência fica comprometida, inferindo em vidas perdidas.

Conclusoes

A regulação é uma ação coordenadora e orientadora de fluxos assistenciais, sendo responsável pela interface entre a gestão e serviços de saúde dentro da instituição, ela deve seguir os princípios do SUS, sendo a equidade e a integralidade norteadores deste processo. A implantação do NIR trouxe resultados visíveis aos corredores HMGV, chegamos ao fato histórico e inimaginável de zera-lo. Não ter nenhum paciente internado no corredor, mesmo que de maneira pontual, foi uma “injeção de ânimo” à equipe. Este fato foi comemorado com satisfação não só pelos profissionais, mas por toda uma comunidade que agora acredita ser possível com trabalho, monitoramento e estratégias, ter um serviço público ordenado. Encontramos parceiros nesta missão e temos participado de oficinas junto a SRS para apresentar estes resultados e discutirmos os casos de “Não conformidade”, propondo estratégias e ações. Ainda há muito para realizar, mas acreditamos que através de monitoramento e comunicação vamos otimizar nossa Rede de Atenção e construir uma nova história na regulação do acesso da macro Leste. Recomendamos que toda instituição hospitalar implante o seu NIR, pois acreditamos que foi através dele que encontramos soluções para a superlotação.

Banner