Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 13 - Sertaneja

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Pedra Azul

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROJETO SEMEAR PROCESSOS: CONECTANDO A GESTÃO EM SAÚDE ÀS DORES DE FRAGMENTAÇÃO DO SUS.

Apresentação/Introdução:

A desconexão entre a atenção primária à saúde e os demais níveis de complexidade do SUS parece ser importante elemento causal capaz de perpetuar o fenômeno da fragmentação. Esta experiência pode contribuir para ampliar as discussões quanto a possíveis soluções para a sustentabilidade de um sistema universal e integral de saúde com perspectiva de garantia de equidade, para além do lugar comum da proposta de 'reforma do sistema de saúde', a energia é centrada na transição para o modelo de 'cobertura universal e integral' condizente com a reforma sanitária. Através do Projeto Semear Processos é possível promover o desenvolvimento humano no contexto organizacional para a gestão de competências, processos de trabalho e cuidado, fundamental para a efetividade e eficácia do SUS, reafirmação do modelo sanitário, em tempos de crise no Sistema Público de Saúde. O resultado foi a consolidação de um Núcleo de Humanização, Gestão do Trabalho, Educação na Saúde e Promoção da Saúde – constituído de pilares de governança do sistema junto ao controle e participação social. Em um país que tem um desafio com sua memória há uma clara dificuldade de aprender lições. O amor e o cuidado em regiões tão carentes como a nossa é o reflexo desse retrato. Respeito à dignidade do trabalho de todos que estão no SUS, bem como de todos que necessitam e usam do Sistema de Saúde Público todos os dias, conecta a democracia, aos direitos e ao pertencimento que o SUS está dentro de nós.

Objetivos

O objetivo principal da experiência é garantir a implementação de um Núcleo de Gestão em Saúde do Município de Pedra Azul – MG, como instrumento de Gestão Municipal do SUS através do estímulo e governança das Políticas de: Humanização, Gestão do Trabalho, Educação na Saúde, Promoção de Saúde e Participação Social. Além disso, objetiva-se uma assistência voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral em saúde, através da promoção de transformações nas práticas do trabalho com base no desenvolvimento pessoal e profissional, com vivências de Humanização e participação social, estímulo ao autocuidado, autodesenvolvimento e autoliderança. Objetiva-se também, garantir um processo permanente de Reengenharia de Processos de Trabalho baseado nas necessidades do usuário, do colaborador, da Gestão e na garantia de espaços e relações humanizadas entre gestão – colaborador - usuário.

Metodologia

Através do Projeto Semear Processos foi implantado um Núcleo de Gestão em Saúde na estrutura organizacional da Secretaria de Saúde de Pedra Azul/MG, as ações são planejadas pela Gestora Municipal junto ao Núcleo, desenvolvidas com base na metodologia MEPPH: Matriciamento, Educação Permanente, Promoção de Saúde, Participação Social e Humanização - para desenvolvimento pessoal, profissional e re-engenharia de processos investindo-se nas pessoas e suas competências, em seguida nos processos e competências das áreas de atuação profissional, para garantia de resultados. A ênfase do trabalho desenvolvido está relacionada a ações que promovam acolhimento de necessidades, resultados transformadores, consciência, percepção, pertencimento, monitoramento de progresso e valorização da vida, especialmente através dos valores estruturais da Secretaria de Saúde: Confiança, Competência, Comprometimento e Colaboração. O monitoramento e a avaliação são realizados através do método Dragon Dreaming (metodologia de construção de projetos colaborativos): uma abordagem estratégica participativa e consensual que permite implementar e ampliar a consciência da “cultura do feedback” de forma clara, construindo a sabedoria coletiva e promovendo a capacidade de adaptação, permitindo que indivíduos, grupos, setores, comunidades urbana e rural, bem como órgãos da intersetorialidade, governamental ou não se ajustem de forma criativa e positiva a situações de mudança rápida e potencialmente caótica do SUS.

Resultados

Em 12 meses de experiência, através do planejamento estratégico e ações voltadas para desenvolvimento humano e profissional, estimulando as Políticas de Humanização, Gestão do Trabalho, Educação na Saúde, Promoção de Saúde e Participação Social, apresentam-se 2os seguintes resultados: Destacam-se quatro experiências-piloto do Semear Processos nos serviços: Caps infanto-juvenil Academia da Saúde Cerest/Regional e Sede administrativa da Secretaria de Saúde - Diagnóstico Situacional da Saúde Municipal (demanda reprimida, gargalos, necessidades de saúde e estrutura, processos e projetos, oferta de serviços, exames, procedimentos, profissionais) - Apoio e redefinição do modelo de Gestão da Saúde Municipal, baseado na cultura de “feedbacks”, com institucionalização de reuniões de Planejamento Estratégico para serviços, projetos, programas e políticas públicas da saúde - Apoio e Operacionalização de Projetos Estruturadores: 1) Qualifica Ubs (Atenção Primária em Saúde): mudança de mentalidade com o sistema vigente de “curativismo”, para Humanização, Gestão do Trabalho, Educação na Saúde, Prevenção, Promoção de Saúde e Participação Social 2) Integra-Regula-Ação: revisão dos processos de trabalho, competências, espaços e criação de uma Central de Marcação de Consultas Especializadas 3) Gestão de Frotas da Saúde: garantia da governança da logística do transporte sanitário municipal, transporte administrativo e assistencial no território.

Conclusoes

O projeto Semear Processos é o farol do Núcleo de Gestão em Saúde estruturado dentro da Secretaria de Saúde de Pedra Azul. Este novo pilar na constelação organizacional promove o desenvolvimento profissional de forma inovadora cujo valor, impacto e contribuição estão sendo cada vez mais reconhecidos no cenário institucional local, em função dos resultados favoráveis apresentados. A Humanização, Gestão do Trabalho, Educação na Saúde, Promoção da Saúde e Participação Social se tornam indissociáveis para melhoria do desempenho das competências profissionais, bem como das áreas de atuação do Sistema Municipal de Saúde. Por isso, a partir dessas vivências é possível destacar o aprendizado identificado no formulário de avaliação aplicado para os participantes: "Aprendi a identificar minha liderança, o organograma da Secretaria de Saúde, como cada setor funciona, e aprendi a enfrentar meus medos.” “Aprendi e coloquei em prática ser mais comprometido com meu trabalho e a ser um líder." "Aprendi que preciso cuidar melhor de mim mesmo, da minha saúde mental e física para conseguir cuidar das muitas pessoas que precisam dos meus cuidados." Esses resultados trazem a reflexão concreta de que o SUS está dentro de nós!

Banner