Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

São Sebastião do Paraíso

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ESTRATÉGIA DA GESTÃO AUTÔNOMA DA MEDICAÇÃO (GAM) NO CAPS II DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO/MG

Apresentação/Introdução:

No ano de 2022, o CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) do município de São Sebastião do Paraíso/MG por meio dos atendimentos individuais e grupais do serviço percebeu que os usuários apresentavam baixa adesão ao tratamento medicamentoso, pouca orientação sobre psicofármacos e seus efeitos, sendo que muitas vezes tais usuários apresentavam uso incorreto destas medicações. Desta forma, notou-se a necessidade de proporcionar um espaço de diálogo/orientação e troca de experiências sobre o tema medicação, tanto para os usuários do serviço, como para suas famílias. Assim, a GAM (Gestão Autônoma da Medicação), foi apresentada à Assistente Social e ao Farmacêutico pelo Psiquiatra (todos funcionários do CAPS II), tal estratégia foi criada no Canadá e aprimorada e desenvolvida no Brasil pela UNICAMP (Campinas /SP), a qual se baseia numa técnica, em que os usuários aprendem o uso da medicação, considerando seus efeitos em todos os aspectos da sua vida. A GAM parte do reconhecimento de que cada usuário tem uma experiência singular ao usar psicofármacos e de que é importante aumentar o poder de negociação desse usuário com os profissionais de saúde, para tanto é fundamental que os profissionais de saúde se aproximem das vivências dos usuários e que estes se sintam com a liberdade e direito de intervir nas condições do tratamento que seguem, com conhecimento e confiança.

Objetivos

Experimentar o compartilhamento de experiências em grupo sobre o uso de medicação, criando um ambiente de confiança e de abertura capaz de proporcionar aos usuários escuta e orientação sobre a temática da medicação e seus efeitos no âmbito biopsicossocial.

Metodologia

A Estratégia GAM é muito didática e possui um guia para apoio e execução do grupo. O guia GAM é uma ferramenta prática e útil, que oferece não só informações técnicas, mas perguntas amplas e abertas, que remetem experiências e significados individuais de usar tal ou qual medicamento. A GAM é uma estratégia que se aplica no coletivo, em que a metodologia propõe o sentar em roda, a leitura em voz alta do Guia e a partilha das experiências. No CAPS Paraíso os encontros são realizados semanalmente (duração média de uma hora e meia) com aproximadamente 15 usuários, familiares e os moderadores (profissionais que conduzem o grupo), sendo uma Assistente Social e um Farmacêutico.

Resultados

Com a realização da estratégia GAM, os usuários em sofrimento psíquico têm se mostrado muito satisfeitos em poder falar de suas experiências, que ultrapassam o uso da medicação e vão para além das experiências como internações psiquiátricas, convívio familiar, social, profissional e projeto de vida. No ano de 2022 o grupo atendeu 25 usuários e 3 familiares, que teve duração de 8 meses. E, no término do grupo, 15 usuários e 3 familiares, ou seja, 60% dos usuários e 100% dos familiares atingiram o resultado esperado de autonomia, protagonismo e corresponsabilidade em seu tratamento medicamentoso e também favoreceu uma melhor interação no relacionamento familiar.

Conclusoes

A GAM tem se apresentado como uma estratégia potente e significativa no cuidado em saúde mental, de promoção de autonomia e protagonismo dos usuários em seu tratamento de saúde (para não se sentirem sozinhos em seu tratamento, mas que tenham liberdade de estarem juntos nos diálogos e discussões de suas questões) de cogestão (gestão do tratamento realizada pelo usuário e pelos profissionais de saúde) de conhecimento mais amplo sobre tratamento medicamentoso e de corresponsabilidade no cuidado em saúde mental entre o usuário, família e profissionais de saúde. Tal estratégia, aplicada no CAPS II de São Sebastião do Paraíso, também pode ser realizada na Atenção Primária e nos demais CAPS (Álcool e Drogas e Infanto Juvenil). E, para este ano de 2023 pretende-se otimizar a duração do grupo e assim aumentar a quantidade de participantes, pois houve fila de espera no ano de 2022. A duração esperada para cada grupo será de 4 meses, com 15 participantes cada (entre usuários e familiares), totalizando 45 usuários atendidos após um ano.

Banner