Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 2 - Rio Araguaia

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

São João Batista do Glória

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

COMPROMETIMENTO COM A SAÚDE VISUAL INFANTIL EM SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA/MG

Apresentação/Introdução:

Os alunos da educação básica, em razão do esforço visual requerido, podem manifestar distúrbios oculares, como dores de cabeça, tonturas, cansaço visual e olhos vermelhos (BRASIL, 2005). Com isso, estes sintomas ocorrem principalmente quando estão lendo, escrevendo, pintando e/ou desenhando com objetos próximos dos olhos. Problemas pré-existentes, não identificados e, sem o devido tratamento, podem comprometer a efetividade do processo de ensino e aprendizagem, levando-os ao desinteresse e consequentemente à evasão da escola (BRASIL, 2005). Portanto, sabendo que os problemas de visão podem ser evitados e/ou amenizados através de atendimentos preventivos e que imprescindível que os educandos tenham acesso à consulta oftalmológica e também aos óculos, iniciou-se em junho de 2022, no município de São João Batista do Glória/MG a implantação de ações voltadas para saúde visual infantil, que são conduzidas pela Secretaria Municipal de Saúde com intuito de proporcionar condições adequadas para um desenvolvimento sócio educacional completo.

Objetivos

Objetivo geral: Melhorar o rendimento e aprendizado das crianças em idade escolar de 3 a 11 anos, por meio de ações de saúde visual, contribuindo no desenvolvimento socioeducacional completo. Objetivos específicos: Orientar pais e professores quanto ao diagnóstico precoce das doenças oculares com vistas a proceder com o tratamento correto em casos de doenças diagnosticadas e Implementar o acompanhamento periódico oftalmológico em idade escolar.

Metodologia

- As crianças foram encaminhadas conforme o agendamento das professoras à avaliação com médico oftalmologista para teste de acuidade visual - Os casos de visão diminuída identificados na primeira consulta, foram encaminhados à consulta oftalmológica para teste de refração completo - As consultas iniciais foram realizadas in loco nas escolas municipais, em horário inverso do período escolar, com agendamento prévio, acompanhados pelos pais e/ou responsáveis - Os testes de refração foram realizados no consultório médico, previamente agendado e, o transporte de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Resultados

- Foram atendidas 491 crianças com horário previamente agendados nas escolas, no horário inverso ao período escolar, estando acompanhados de pais e/ou responsáveis - Para a realização do teste de refração foram encaminhadas 35 crianças para avaliação e atendimento no consultório médico, sendo que 100% não apresentaram a necessidade de uso do óculos - Com a realização do projeto para rastreamento, não houve nenhum caso grave diagnosticado e, não foi identificado comprometimento escolar.

Conclusoes

Conclui-se que, através da realização dos atendimentos realizados in loco às crianças matriculadas na rede municipal de educação básica, várias doenças e causas oculares podem ser evitadas, prevenindo a deficiência visual, além dos deletérios no desenvolvimento neuropsicomotor, aprendizado e socialização. O projeto se dará continuidade através da realização de consultas de rotina pela Secretaria Municipal de Saúde.

Banner