Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Alvinópolis

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

COLÔNIA DE FÉRIAS TRAZ PRÁTICA DE HÁBITO SAUDÁVEL

Apresentação/Introdução:

O Programa Crescer Saudável (PCS), de acordo com o Ministério da Saúde, foi criado em 2017, e estabelece, no âmbito do Programa Saúde na Escola, um conjunto de ações a serem implementadas para trabalhar a prevenção, redução e controle da obesidade infantil. A partir dos resultados do PCS realizado no ano de 2022 nas escolas estaduais e municipais da cidade de Alvinópolis, houve preocupação com o público avaliado, pois apresentou-se grande número de crianças em risco de sobre peso, já em sobre peso e obesidade, além da preocupação com a ociosidade no período das férias escolares o que consequentemente ocorre o aumento do tempo nos aparelhos eletrônicos. Como estratégia de atendimento de ações de prevenção e promoção a saúde para atender o público infantil avaliado pelo programa, foi proposto pela gestão, pela equipe de Atenção Básica e pela equipe do Nasf a realização da 1ª Colônia de Férias da saúde que aconteceu do dia 09 ao dia 27 de janeiro de 2023 de 13:00 as 16:00 horas na Academia de Saúde do Bairro Souza. Além das atividades físicas e alimentação saudável, a colônia buscou trabalhar temas importantes para a saúde da criançada. Cidadania, tolerância, respeito ao próximo, saúde bucal, violência sexual foram alguns dos assuntos abordados pelos profissionais.

Objetivos

Conscientizar, através de práticas lúdicas, os pais e as crianças de que é necessário trabalhar a prevenção, redução e controle da obesidade infantil. Ofertar através das atividades coletivas de promoção da alimentação saudável e das práticas corporais e atividades físicas para as crianças momentos e formas de motivarem a sair do sedentarismo e a entender que comida saudável pode ser gostosa e que a atividade física pode ser prazerosa. Buscou-se ainda trabalhar com a criançada a integração social, a tolerância, o respeito ao próximo que através das atividades físicas e brincadeiras que constroem relações sociais, comunicação consigo mesmas e com o próximo e desenvolverem autonomia, criatividade e inteligência emocional. Com a ação, pretendeu-se mobilizar toda a comunidade e instituições a aderirem e a fortalecerem as estratégias para enfrentamento da obesidade infantil e ainda aumentar o acesso das crianças aos serviços de prevenção e promoção da saúde ofertados pelo SUS.

Metodologia

Durante o ano de 2022, através de reuniões com a Secretaria Regional de Saúde e com as equipes de saúde do município e dos indicadores estabelecidos pelo Ministério da Saúde, discutia-se a necessidade de adoção das medidas para se tratar a obesidade infantil e de fortalecer as estratégias de prevenção em saúde. Para iniciarmos o projeto inicialmente houve comunicação com as escolas que participaram do PCS no ano de 2022 para explicar o objetivo e solicitar apoio com a divulgação da ação. A partir de então o Profissional de Educação Física da Academia de Saúde entregou as inscrições aos diretores e esses em seguida enviaram para os pais ou responsáveis. Foram disponibilizadas em novembro e dezembro de 2022, em todas as escolas da cidade, inscrições físicas, e também foi divulgado um link de inscrição virtual na página oficial da prefeitura. No total foram aceitas 100 inscrições ativas e diariamente uma fila de espera de 20 crianças aguardava vagas para participarem das atividades. A programação das atividades físicas foi bem diversificada, contando com um cronograma semanal enviado anteriormente aos responsáveis, sendo realizadas várias atividades lúdicas, além das orientações e abordagens sobre cidadania e regras para uma boa convivência. A colônia de férias também contou com a participação de profissionais de outras secretarias e foi ofertado aos presentes lanches saudáveis todos os dias.

Resultados

Através desta ação, pode-se perceber o importante papel das ações de prevenção e promoção em saúde, ainda mais se tratando do atendimento as crianças. Foi observado, através das brincadeiras, que várias crianças não conheciam a maior parte das atividades propostas, e segundo avaliação do profissional de educação física muitas crianças haviam dificuldades para execução dos exercícios e desconhecimento de brincadeiras que são comuns para idade atual. Além disso tivemos algumas intercorrências de crianças que não gostavam e não comiam o que era ofertado de lanche no dia e outra criança que levou lanche escondido na mochila, sendo estes lanches não saudáveis. Das 1.167 crianças atendidas no Programa Crescer Saudável no ano de 2022, 628 apresentaram-se eutróficos, 108 em magreza, 13 em magreza acentuada, 99 em obesidade, 40 em obesidade grave, 53 em risco de sobrepeso e 225 em sobrepeso. Dessas, em média 80 a 90 crianças avaliadas pelos profissionais de saúde participaram da Colônia todos os dias, sendo a faixa etária de 05 a 10 anos. Espera-se que na próxima edição possamos atingir o maior número de crianças possível de acordo com a disponibilidade de profissionais. A ação fez tanto sucesso que, segundo relato dos responsáveis, as crianças esperam ansiosas pelas próximas férias de dezembro.

Conclusoes

De acordo com um artigo publicado pela Fiocruz estamos vivenciando, com muita frequência, a intoxicação digital infantil. As crianças em idades cada vez mais precoces têm tido acesso aos equipamentos eletrônicos, com isso, as brincadeiras ao ar livre, além do contato com outras crianças, acabam ficando prejudicados. Com isso, a experiência descrita neste trabalho reforça a importância de trabalhar mais prevenção e promoção em saúde. O PCS foi de extrema importância para refletirmos sobre a saúde das crianças do nosso município e qual futuro queremos para elas. Buscar trabalhar atividade física e alimentação saudável através da 1ª Colônia de Férias fez com que mostrássemos aos pais e/ou responsáveis que é possível estimular práticas saudáveis e buscar hábitos simples, mas que geram grandes resultados. As atividades foram pensadas e desenvolvidas para trabalhar assim como a saúde física, a saúde mental, a emocional e social. Ressalta ainda, a necessidade de requalificação das práticas na família reconhecendo o brincar como elemento primordial na rotina das crianças. Incentivar as práticas saudáveis pode ser um importante agente socializador, contribuir no desenvolvimento físico, aumento da capacidade motora, entre outros benefícios.

Banner