Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Sacramento

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROJETO VACINA EM AÇÃO: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA RECONQUISTA DAS ALTAS COBERTURAS VACINAIS

Apresentação/Introdução:

Nos últimos anos, tem se observado uma queda progressiva das coberturas vacinais no país, cenário este que foi agravado pela pandemia da Covid-19. Outros fatores acentuaram tal situação, como o desconhecimento da gravidade das doenças imunopreveníveis por parte da população – inclusive em função do próprio sucesso do PNI – aliado ao “movimento anti-vacinação”, o qual desencadeou na população uma resistência em se vacinar. A pandemia Covid-19 ampliou as baixas coberturas, uma vez que as recomendações das autoridades sanitárias de distanciamento social afastaram a população das salas de vacina. Diante desta realidade, viu-se a necessidade de novas estratégias para garantir uma população devidamente imunizada e protegida das doenças imunopreveníveis. O município de Sacramento MG vivenciou tal situação: foi realizado um levantamento das coberturas vacinais entre os anos de 2017 e 2021, sendo possível observar que além das baixas coberturas vacinais (inferiores ao preconizado pelo Ministério da Saúde, que equivale a 95%), tais coberturas eram heterogêneas, fator que contribuiu para a Classificação do município como Alto Risco para Reintrodução de Doenças Imunopreveníveis. Diante desta situação, a Secretaria de Saúde, através dos setores de Gestão, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, implementaram durante o ano de 2022 diversas ações visando a reconquista das altas coberturas vacinais, reclassificar o município e evitar a reintrodução das doenças erradicadas do país.

Objetivos

Objetivo geral: Garantir altas e homogêneas coberturas vacinais no município de Sacramento-MG. Objetivos específicos: • Reclassificar o município como Muito Baixo Risco para Reintrodução das Doenças Imunopreveníveis • Garantir uma população devidamente imunizada e protegida das doenças imunopreveníveis • Evitar a reincidência de doenças erradicadas ou eliminadas no país • Fortalecer a confiança da população sobre a importância, eficácia e segurança das vacinas, além de orientar sobre os riscos de adoecimento e morte das pessoas não vacinadas • Demonstrar o sucesso do PNI na eliminação e erradicação de doenças no país • Melhorar os indicadores de qualidade de serviço de vacinação

Metodologia

A principal ação realizada foi a busca ativa dos faltosos/ pessoas com situação vacinal incompleta, a qual foi realizada pelas USF casa a casa. O município ampliou o acesso da população aos imunobiológicos, através da extensão do horário de atendimento e da disponibilização das vacinas em ações extramuro, realizadas em empresas, instituições, eventos e afins. A parceria com outras Secretarias foi promissora: Foi implantado o condicionamento da matrícula escolar ao atestado de completude vacinal, emitida pela USF Além disto, foi disponibilizado um profissional vacinador em todas as Escolas do município, o qual realizava conferência dos cartões e vacinação conforme demanda. Ações de educação permanente e ampla divulgação nas mídias sociais foram essenciais para o processo: Foram realizadas várias capacitações com atualizações sobre Imunização e lançamento adequado dos dados nos sistemas de informação Desenvolveu-se na mídia ampla divulgação dos imunobiológicos ofertados, além de desmistificação de fake News e empoderamento da população sobre os benefícios da imunização. Tais ações somente foram possíveis devido à uma Rede de Frio amplamente equipada, com veículo climatizado para ações extramuro e transporte de imunobiológicos, câmaras frias em todas as salas de vacina, etc associado ao total apoio da gestão, a qual priorizou as ações de imunização em benefício do município.

Resultados

Através destas ações, foi possível ofertar todas as vacinas preconizadas pelo PNI à população sacramentana, inclusive para as pessoas que, por algum motivo, não tinham acesso às salas de vacinas. Quanto às coberturas vacinais, o município atingiu no ano de 2022 a meta vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde, com 95,17% de cobertura geral. A respeito dos imunobiológicos como Polio e Triviral, os quais fazem parte do compromisso internacional de eliminação de doenças, observou-se resultados ainda melhores: ambos atingiram 100% de cobertura vacinal. Destaca-se também a vacina pentavalente, que apresentou 100% de cobertura, e representa um “marcador padrão” de qualidade de serviço de vacinação. Além de reconquistar altas coberturas vacinais em todos os imunobiológicos ofertados, o município foi reclassificado como Baixo Risco para Reintrodução de Doenças Imunopreveníveis. A homogeneidade das coberturas vacinais se encontra acima de 90% (considerando-se todas as vacinas), um excelente indicador de qualidade de assistência em Imunização. A constante Capacitação das equipes de vacinação permitiu a redução de erros de imunização e eventos adversos pós vacinação, além de garantir que os dados digitados nos sistemas de informação sejam verídicos e reais. O trabalho de divulgação nas mídias sociais permitiu a conscientização da população acerca da importância da imunização e os riscos das doenças, reduzindo a propagação de fake News e aumentando a confiança nos imunobiológicos.

Conclusoes

Através da busca ativa e da ampliação da oferta de imunobiológicos, o município conseguiu atingir a meta vacinal geral preconizada pelo Ministério da Saúde, além de garantir sua homogeneidade. Com esses valores, Sacramento foi reclassificado como Baixo Risco para Reintrodução de Doenças Imunopreveníveis, o que resulta em uma população imunizada e protegida, evitando a reincidência de doenças eliminadas/erradicadas. A Capacitação frequente dos profissionais de assistência possibilitou a redução dos erros de imunização e eventos adversos pós vacinação, garantindo uma imunização segura e eficaz. A ampla divulgação de informações sobre Vacinação nas mídias sociais resultou em uma população consciente sobre os Imunobiológicos ofertados, confiante e segura sobre Imunização, resultando no aumento da procura pelos imunobiológicos nas salas de vacina. Para garantir bons resultados no quesito coberturas vacinais precisa-se de uma equipe motivada e capacitada, planejamento, apoio da gestão e uma boa articulação intersetorial. As ações desenvolvidas pelo município de Sacramento MG para reconquistar altas coberturas vacinais não fogem do padrão utilizado em todos os municípios do país, mas se diferem em empenho e comprometimento.

Banner