Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Minas Gerais

Cidade

Coronel Fabriciano

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

UPA DE MÃOS DADAS PARA TRATAR AS EMOÇÕES QUEM CUIDA DA MENTE CUIDA DA VIDA

Apresentação/Introdução:

O PROJETO UPA DE MÃOS DADAS PARA TRATAR EMOÇÕES É UM ELO DE ACOLHIMENTO E ACESSO DOS USUÁRIOS COM SOFRIMENTO MENTAL QUE ENTRAM PARA ATENDIMENTO DE URGÊNCIA NA INSTITUIÇÃO, ELE INTEGRA O PACIENTE AOS DEMAIS SERVIÇOS DA REDE DE ASSISTÊNCIA Á SAÚDE MENTAL DO MUNICÍPIO. OS USUÁRIOS COM SOFRIMENTO MENTAL SÃO ATENDIDOS E ACOLHIDOS JUNTAMENTE COM A FAMÍLIA E EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, APÓS ESTABILIZAÇÃO DA CRISE ELES SÃO ENCAMINHADOS AO SERVIÇO DA REDE DE SAÚDE DO MUNICÍPIO QUE IRÁ MELHOR ATENDER AS NECESSIDADES DE CADA UM GARANTINDO A CONTINUIDADE DE ASSISTÊNCIA. DEVIDO AO GRANDE ÍNDICE DE USUÁRIOS COM TENTATIVAS DE AUTOEXTERMÍNIO E DOENÇAS MENTAIS, O PROJETO VISA ACOLHIMENTO E ENCAMINHAMENTOS PARA CADA SITUAÇÃO SEJA ELA: SOCIAL, FAMILIAR, SAÚDE, É UM VINCULO DE APOIO E GARANTIA DE ACESSO.

Objetivos

CONTRIBUIR PARA QUE AS PESSOAS EM SOFRIMENTO MENTAL TENHA UMA VIDA COM QUALIDADE NO CONTROLE DA DOENÇA COM TRATAMENTO ADEQUADO. ESPECÍFICOS • PROPICIAR MOMENTOS DE ESCLARECIMENTOS E ORIENTAÇÕES RELACIONADOS AO TRATAMENTO • FAZER ATENDIMENTO COM TÉCNICAS TERAPÊUTICAS TRABALHANDO O CONTROLE DAS EMOÇÕES. • FAZER REFLEXÃO COM O PACIENTE PARA MELHOR ELABORAÇÃO DO PROBLEMA QUE ESTE CONSIDERA A CAUSA • INCENTIVAR FORMAS DE TRABALHAS AS EMOÇÕES • INTERVIR JUNTO COM OUTRAS POLÍTICAS PARA QUE O PACIENTE TENHA ACESSO AO TRATAMENTO DA DOENÇA E SUPORTE PARA DAR CONTA DA CONTINUIDADE • INSERIR O PACIENTE NA REDE DE ATENDIMENTO SOCIOASSISTENCIAL DO MUNICÍPIO. • ORIENTAR ACERCA DOS SEUS DIREITOS • ORIENTAR A CERCA DAS CONSEQUÊNCIAS, CASO DECIDA POR NÃO INVESTIR NO TRATAMENTO.

Metodologia

QUANDO O PACIENTE CHEGA NA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO, FAMÍLIA OU PROFISSIONAL DO CORPO DE BOMBEIROS DÃO ENTRADA NA RECEPÇÃO, E PASSA NA TRIAGEM PELO ENFERMEIRO, LOGO APÓS PELO ATENDIMENTO MÉDICO. O MÉDICO AVALIA O PACIENTE E ENCAMINHA PARA A MEDICAÇÃO OU BOX, DEPENDENDO DA SITUAÇÃO DO PACIENTE. O ASSISTENTE SOCIAL FAZ ACOLHIMENTO DO PACIENTE E FAMILIAR, FAZ ESCUTA E ORIENTAÇÕES. O PACIENTE E FAMÍLIA RECEBEM UM ATENDIMENTO COM TÉCNICAS TERAPÊUTICAS QUE POSSIBILITAM REFLEXÕES CONSCIENTES, EXERCÍCIOS PARA ALIVIO DOS SINTOMAS, RESSIGNIFICAÇÕES DE SITUAÇÕES DO COTIDIANO DO PACIENTE QUE ELES ENTENDEM QUE PODEM SER UM FATOR QUE ESTEJA PROVOCANDO O ESTADO DE SAÚDE/DOENÇA. ESSE PACIENTE É ENCAMINHADO AO CENTRO DE ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL – CAPS PARA CONTINUAÇÃO DO ATENDIMENTO, COM CONSULTA AGENDADA PELO PROFISSIONAL DA UPA, EM CASOS MAIS URGENTES, O PRÓPRIO EQUIPAMENTO, LEVA O PACIENTE E JUNTO COM A EQUIPE DO CAPS DECIDEM A CONTINUIDADE DO TRATAMENTO DA DOENÇA, QUE PODE SER DESDE UM ACOMPANHAMENTO NA UNIDADE DE SAÚDE, CAPS OU INTERNAÇÃO HOSPITALAR. CASOS MAIS GRAVES SÃO ENCAMINHADOS PARA INTERNAÇÃO NO HOSPITAL DE REFERÊNCIA NA CIDADE. ALÉM DESSES ENCAMINHAMENTOS, APÓS AVALIAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL, SENDO NECESSÁRIO, A FAMÍLIA É ENCAMINHADA PARA AVALIAÇÃO TÉCNICA NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS.

Resultados

O PROJETO TEVE INÍCIO EM OUTUBRO DO ANO DE DOIS MIL E VINTE E DOIS. PERCEBE-SE QUE DESDE A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO, AS PESSOAS QUE FORAM ATENDIDAS 90% NÃO RETORNARAM AOS ATENDIMENTOS COM AS MESMAS QUEIXAS, ESTANDO EM TRATAMENTO CONTINUADO E APRESENTANDO CONTROLE SIGNIFICATIVO DA DOENÇA. REALIZA-SE AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE REUNIÕES DE MATRICIAMENTOS JUNTO UNIDADE DE SAÚDE DE REFERÊNCIA DO PACIENTE, CENTRO DE SAÚDE MENTAL – CASAM, UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA PARA MONITORAR RESULTADOS. OS FEEDBACKS DOS PACIENTES E FAMILIARES QUE CHEGAM ATÉ A EQUIPE TAMBÉM SÃO AVALIADOS COMO RESULTADOS.

Conclusoes

CONCLUI-SE QUE OS NÚMEROS QUE CHEGAM PARA OS ATENDIMENTOS AINDA SÃO BASTANTE SIGNIFICATIVOS, NO ENTANTO 90% DAS PESSOAS QUE TIVERAM O ATENDIMENTO DO PROJETO DE MÃOS DADAS PARA TRATAR AS EMOÇÕES NÃO TIVERAM RECORRÊNCIA DE NOVOS ATENDIMENTOS POR QUEIXAS DA SAÚDE MENTAL, ESTANDO EM TRATAMENTO CONTINUADO E EM CONDIÇÕES MELHORADA DA SAÚDE. ACREDITA-SE QUE COM A CONTINUAÇÃO DO PROJETO NA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO, DANDO UM OLHAR DIFERENCIADO PARA OS QUENTÕES DA SAÚDE MENTAL, BUSCANDO INTERVENÇÃO JUNTO À REDE PARA QUE ESSE PACIENTE E A FAMÍLIA ENTENDAM A NECESSIDADE E TENHAM ACESSO E APOIO DO SERVIÇO, EM UM TEMPO BREVE OS NÚMEROS DE PESSOAS EM SOFRIMENTO MENTAL SEM TRATAMENTO ADEQUADO TERÁ UM ÍNDICE MUITO MENOR DO QUE O DO PRESENTE MOMENTO. IMPORTANTE RESSALTAR QUE ESSE MESMO ACOLHIMENTO SEJA ESTENDIDO ÀS OUTRAS UNIDADES DE ATENDIMENTO À SAÚDE, SEJA ELA BÁSICA, ESPECIAL OU DE ALTA COMPLEXIDADE.

Banner