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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Vargem Bonita

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

A PRIMEIRA INFÂNCIA PARA ALÉM DOS DIAGNÓSTICOS: CONSTRUÇÃO ENTRE A SAÚDE E A EDUCAÇÃO

Apresentação/Introdução:

A partir de reflexões dos profissionais da área da saúde e educação diante da baixa adesão da primeira infância na assistência em saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) do município de Vargem Bonita/MG, como também o crescente número de sofrimento mental infantil, as consecutivas dificuldades na aprendizagem, tomadas a partir de diagnósticos e o aumento da medicalização na infância, principalmente em contexto pós-pandemia, foi definido um Plano de Ação para implementação de prática multidisciplinar e intersetorial (saúde, educação e assistência social), junto às crianças de 0 a 6 anos do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Arlete Carneiro, que possui aproximadamente 85 alunos matriculados. As ações tiveram início em março de 2022 e estão em vigor até o presente momento, visando ampliar a abrangência da APS, ao voltar o olhar sobre a saúde geral, saúde mental e a aprendizagem da primeira infância, principal população-alvo. Ao considerar que as bases biológicas do sofrimento não abarcam a complexidade das questões da primeira infância, a ação se voltou, sobretudo, para as relações familiares, contexto social e cultural pós-pandemia e aprendizagem, na busca de uma ampliação da problemática e consequente resgate do olhar para a singularidade, protagonismo e pluralidade da primeira infância no município.

Objetivos

Objetivo geral: • Efetivar o cuidado integral à primeira infância no município de Vargem Bonita/MG. Objetivos específicos: • Aumentar a adesão da assistência em saúde no âmbito da APS para crianças de 0 a 6 anos • Promover ações e práticas de prevenção do sofrimento da primeira infância relacionado ao desenvolvimento, à saúde geral, à saúde mental e às dificuldades de aprendizagem e • Ampliar a participação da família no cuidado integral da primeira infância.

Metodologia

Foi realizado planejamento de ações em equipe, que consistem em: • Diálogos entre a equipe intersetorial (saúde, educação e assistência social) para delimitar e caracterizar as crianças com indícios de dificuldade na aprendizagem, atraso no desenvolvimento, sofrimento mental e/ou relacionados à saúde geral que serão contempladas pelos atendimentos. • Atendimentos semanais com psicóloga (atendimentos lúdicos com as crianças e orientações parentais com familiares) • Atendimentos semanais com fonoaudiólogo • Atendimentos quinzenais com médica pediatra e • Rodas de conversa e palestras mensais sobre a primeira infância e suas especificidades para pais e educadores Todas as ações foram realizadas no ambiente educacional CEMEI Arlete Carneiro, como modo de ampliar a participação da família, o cuidado integral às crianças de 0 a 6 anos e a adesão à assistência em saúde prestada.

Resultados

É perceptível a ampliação do olhar sobre as crianças para além dos diagnósticos e a efetivação da integralização do cuidado na primeira infância no município. Esta constatação foi baseada no aumento de atendimentos pediátricos, psicológicos e fonoaudiológicos, totalizando 55 crianças e suas famílias assistidas pela equipe, bem como no aumento de discussões intersetoriais para criação de estratégias diante das demandas. Foram trabalhadas questões de cunho psíquico, afetivo-emocional, cognitivos e do desenvolvimento, a partir de estratégias de estimulação, orientações parentais, educação em saúde, investigação de sinais de atraso no desenvolvimento, ações específicas na APS e encaminhamentos para a atenção especializada quando necessário. Até o momento, realizou-se 3 encaminhamentos para a neuropediatria, por ter sido avaliado sintomas agravados de atraso no desenvolvimento que carecem de investigação. Houve promoção e prevenção, identificação precoce de sinais e sintomas referentes aos aspectos neurológicos, atrasos do desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem e sofrimento psíquico de crianças e famílias, sendo identificadas 3 crianças com sinais precoces de atraso no desenvolvimento e 52 com quadro de sofrimento psíquico e/ou que careciam de estimulação para prevenção de agravos. Assim, ampliou-se a participação da família no cuidado às crianças e aumentou a adesão ao tratamento ofertado pela APS, impactando positivamente no desenvolvimento infantil e na aprendizagem.

Conclusoes

Os centros de educação infantil são ambientes privilegiados para o desenvolvimento de crianças, tanto na promoção de fatores protetivos quanto na detecção precoce de sintomas relacionados à saúde geral, saúde mental, atraso do desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem. Por concentrarem maior parte da população de crianças de 0 a 6 anos de idade do município, as ações desenvolvidas no CEMEI Arlete Carneiro possibilitaram grande abrangência de práticas de promoção e prevenção de saúde destinadas à este público, garantido maior efetivação do cuidado integral da primeira infância. A experiência resgatou o olhar para as crianças enquanto sujeitos de direitos que também necessitam de atenção voltada para suas singularidades de modo emancipatório e livre de estigmas. Espera-se que a experiência possa inspirar e estimular outros municípios na construção de propostas voltadas para a primeira infância, visando à garantia do cuidado integral desse público, principalmente no contexto pós-pandemia.

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