Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 18 - Chuveirinho do Cerrado

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Divinésia

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

MONITORAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS E INDICADORES DE SAÚDE POR POWER BI COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO

Apresentação/Introdução:

Divinésia, um pequeno município situado na região da Zona da Mata mineira, possui pouco mais de 5.000 habitantes, um sistema de saúde referência no estado de Minas, grande oferta de serviços e ótimos indicadores de saúde. Nos últimos anos, foi verificada a necessidade de ajustar e aprimorar o processo de gestão de recursos destinados ao Fundo Municipal de Saúde do município visando maior efetividade e economicidade. As abordagens realizadas e o planejamento municipal com visão de futuro, o uso de novas tecnologias de gestão como PowerBI para monitoramento de gastos e acompanhamento de indicadores melhorou ainda mais a saúde global em Divinésia.

Objetivos

Otimizar a execução de recursos financeiros repassados pelo governo federal e estadual ao Fundo Municipal de Saúde e melhorar o acompanhamento de indicadores em uma plataforma de dados municipal, visando uma execução de recursos dentro do prazo, mais eficiente, buscando assim melhorias de processo de trabalho entre Secretaria e Prefeitura, tomada de decisão e controle de despesas priorizando as reais necessidades da saúde pública do município.

Metodologia

O planejamento estratégico visando eficiência e economicidade na execução de recursos do FMS se iniciou durante planejamento do governo municipal. A destinação de profissional para atuar com finanças da saúde e a implementação de ferramenta de acompanhamento foram ações estratégicas da gestão. Inicialmente foram realizadas capacitações de um profissional em temas como gestão da saúde, orçamento municipal, legislações, tecnologias da saúde e Microsoft PowerBI. Tais ações possibilitou o desenvolvimento de uma ferramenta de acompanhamento com relatórios dinâmicos em com dados financeiros, indicadores, legislações e a troca de informações entre os diversos departamentos da saúde e da gestão municipal. Foi realizado levantamento de dados e estabelecimento de fluxos entre o setor responsável e outros departamentos da saúde, tesouraria, contabilidade, Conselho de Saúde e gestão municipal. Um link com acesso ao relatório dinâmico é compartilhado com setores-chave no processo de gestão. Através do relatório em PowerBI é possível ter acesso através de relatório visual de dados como saldo atual em contas bancárias, prazo de execução, dados completos sobre a políticas de saúde estaduais e federais, responsáveis por setor, acesso a documentos, vigência de termos de compromissos. A ferramenta é atualizada semanalmente ou a cada novo recurso recebido e juntamente com cada setor da saúde é planejada a execução de acordo com a demanda.

Resultados

Com as estratégias aplicadas foi possível ao longos dos últimos dois anos economizar e melhor distribuir a execução dos recursos. Os recursos repassados pelo governo estadual e federal ao FMS, atualmente, não são centralizados em uma plataforma única, além de ser repassado aos municípios em contas bancárias diversas de acordo com programa ou política de saúde. Assim, com a implementação da ferramenta dinâmica de gestão em PowerBI pôde-se melhor acompanhar, visualizar e planejar os gastos em saúde mostrar à gestão, em tempo real, a realidade do município evitar perda de prazos de cumprimento de indicadores e de execução financeira. Possiblitou também cessar a devolução de recursos ao Estado. Pôde-se, devido a um acompahamento mais intensivo, organizar o orçamento em parceria com a contabilidade municipal e otimizar os gastos com recursos advindos de receita própria do município, dada a correta destinação financeira. A implementação da ferramenta de acompanha PowerBI possibilitou, de maneira mais dinâmica e visual, além de transparência dos processos de prestação de contas, maior eficiência, eficácia, efetividade e economicidade na gestão e execução dos recursos. Esse estreitamento de comunicação entre a Secretaria de Saúde e o Setor de Contabilidade e Tesouraria da Prefeitura foi também uma das melhorias, uma vez que para a eficiência do processo a comunicação é essencial.

Conclusoes

A implementação de uma ferramenta de gestão e monitoramento visando eficiência nos processos de saúde foi essencial para uma execução com mais qualidade no serviço público de saúde de Divinésia. Pôde-se alcançar maior transparência e economicidade de gastos, possibilitando assim maior igualdade e equidade na destinação financeira e implementação de novas políticas públicas no município.

Banner