Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 13 - Sertaneja

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Minas Gerais

Cidade

Jequeri

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

INTERVENÇÃO ATRAVÉS DA ARTETERAPIA E ATIVIDADE FÍSICA COM CRIANÇAS DE 4 À 17 ANOS EM JEQUERI

Apresentação/Introdução:

A Arteterapia é um projeto voltado para crianças e adolescentes com idades entre 04 e 17 anos, do município de Jequeri, Minas Gerais, que foi desenhado pela Equipe Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde, no segundo semestre de 2022, devido à grande demanda de crianças e adolescentes nas Unidades Básicas de Saúde com ansiedade e depressão, consequências da pandemia da COVID-19. Arteterapia acontece através de encontros semanais na Academia da Saúde para as crianças e adolescentes que residem no Centro e no bairro João Bosco Calais, e em suas respectivas Unidades de Saúde para as crianças e adolescentes que residem nos distritos de Piscamba, São Sebastião do Grota e São Vicente do Grama. Ofertando assim, um ambiente de acolhimento, interação e convivência, que valoriza o cuidado, a conquista da cidadania e a convivência social, tudo isso com efeitos terapêuticos. Alternando a estes encontros semanais, todas as crianças e adolescentes estão inseridas no Programa de Atividade Física do município. Os participantes dos grupos têm duas vezes por semana em horários alternados dos grupos terapêuticos, a prática de atividade física com os educadores físicos de suas respectivas Unidades Básicas de Saúde, trabalhando assim, o bem estar físico e mental de todos os nossos usuários.

Objetivos

Objetivos: A Arteterapia associada à prática de atividade física tem por objetivo proporcionar a todas as crianças e adolescentes participantes momentos de reflexão, além de exercitarem a tolerância, solidariedade, respeito, tanto com a si próprio como com o outro, além da empatia e afeto. Nosso objetivo principal é trabalhar a promoção em saúde, com o foco promover a saúde mental desses participantes em reduzir ao longo dos anos, os surtos, suicídios e internações terapêuticas do município, dentre outros. Acreditamos que trabalhando com as crianças desde a infância, crescerão pessoas com a saúde mental saudável, sem doenças psíquicas, livres de problemas comportamentais e psiquiátricos. Trabalhar a promoção é fundamental nesta etapa da vida dos participantes.

Metodologia

Nas ações, são trabalhados temas variados, e durante a construção das atividades através da arte, as crianças e adolescentes relatam suas vivências, sentimentos e, assim, serão trabalhadas as questões em grupo, como ansiedade, tristeza, medo e outros, proporcionando benefícios no desenvolvimento psicossocial das crianças e adolescentes do nosso município. Nestas ações, as crianças se conhecem, trocam experiências, estabelecem vínculos, passam a ocupar seus espaços, além de exercitarem a tolerância, solidariedade, respeito, empatia e afeto. Os encontros sempre tem a presença de um psicólogo acompanhando os grupos e um profissional da área da saúde apoiando nos encontros. O projeto acontece durante todo o ano com mesmo calendário escolar. No mês de Janeiro, temos uma semana intitulada de “colônia de férias da saúde”, cujo objetivo é evitar o ócio e presença das telas durante todo o dia, proporcionando um espaço de aprendizado de forma lúdica sobre vários temas, como por exemplo: Saúde Bucal, Dengue, Alimentação Saudável, dentre outros.

Resultados

Com o trabalho contínuo realizado com nossas crianças e adolescentes esperamos que as mesmas se desenvolvam sem problemas com a autoestima sabendo acolher e ouvir com as relações familiares e sociais fortalecidas. Em paralelo a secretaria municipal de saúde estará ofertando a todas as crianças e adolescentes, ações de promoção a saúde mental ações educativas que as sensibilizem ações que proporcionem novas experiências e o desenvolvimento de habilidades, levando a transformações humanas afetivas e culturais. Neste primeiro ano do grupo já presenciamos vários relatos de familiares, contando que os filhos estão melhorando no convívio familiar, na escola com os amigos. Existem relatos de crianças com apresentavam problemas comportamentais nas escolas e hoje já encontram-se mais tranquilos. Também possuímos casos de crianças que perderam peso com a atividade física, melhorando assim sua autoestima.

Conclusoes

Através dos encontros na Arteterapia e atividade física, a secretaria municipal de saúde estará contribuindo efetivamente na estimulação das habilidades cognitivas, motoras, emocionais e sociais das crianças e dos adolescentes, proporcionando mudanças no cotidiano de suas vidas e suas famílias. A Arteterapia e a atividade física, trarão contribuições importantes para o desenvolvimento infantojuvenil, melhorando a maneira de comunicar com os outros e de se expressar, e também ampliando o conhecimento sobre o mundo e sobre si mesma, desenvolvendo-os psicologicamente e socialmente. E assim, destrinchando as questões familiares e sociais.

Banner