Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

Estado

Minas Gerais

Cidade

Uberlândia

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CENTRO VIDA: A INTEGRALIDADE DO CUIDADO NA REABILITAÇÃO PÓS-COVID NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/ MG

Apresentação/Introdução:

Uberlândia é considerada referência em saúde para a região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste de Minas e Sul Goiano, ao dispor de mais de uma dezena de hospitais, tanto privados como públicos. A exemplo de unidades públicas temos o Hospital de Clínicas (HC/UFU), as Unidades de Atendimento Integrado (UAI’s), o Hospital do Câncer e o Hospital e Maternidade Municipal Doutor Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) e Anexo HMMDOLC. A gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preocupada com seus munícipes que desenvolveram alguma sequela pós infecção pelo Covid- 19, implantou um Centro de Reabilitação, denominado Centro Vida - Programa Municipal de Reabilitação em Saúde, específico para estes usuários. Este serviço é composto por equipe multidisciplinar (enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, assistentes sociais, médico, nutricionista, dentista e psicólogos) e uma estrutura física de qualidade com suporte para realizar as terapias pensadas no comprometimento, profissionalismo, segurança e cuidado do público atendido. O Centro de reabilitação é o primeiro do Estado de Minas Gerais, exclusivo com atendimento para usuários que estavam internados e precisam de cuidados contínuos após a alta hospitalar por Covid-19. Com a queda do números de pacientes apresentando sequelas devido o COVID-19, o Centro Vida tornou-se centro especializado em reabilitação cardiorrespiratória, apresentando uma visão holística do paciente, com tratamento multidisciplinar.

Objetivos

.Realizar a reabilitação multidisciplinar dos usuários que desenvolveram algum tipo de sequela respiratória ou motora pós-Covid-19 referenciados pela RAS. • Detectar precocemente os casos com necessidade de reabilitação de usuários que, após infecção pelo Covid-19, apresentam sequelas funcionais e necessitam da continuidade dos cuidados em uso de oxigenoterapia ou não • Realizar avaliação físico funcional multidisciplinar através de instrumentos específicos que norteiam o Plano de Cuidados, • Contemplar a saúde física, mental, autonomia e relações sociais dos usuários com enfoque na melhoria da qualidade de vida • Oferecer acompanhamento multidisciplinar .Controlar e dispensar os equipamentos de oxigenoterapia e ventilação mecânica não- invasiva de forma articulada para otimizar a desospitalização.

Metodologia

O direcionamento para o Centro Vida acontece quando o usuário egresso do HMMDOLC(Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro) e do anexo HMMDOLC, recebe a alta com a consulta marcada para dar continuidade no acompanhamento e iniciar a reabilitação ambulatorial. Além disso, a equipe da atenção primária da unidade de referência do usuário, também estará ciente e compartilhará destes cuidados. Desta forma, todo o trabalho do Centro Vida é integrado com a atenção primária, especializada, domiciliar e hospitalar de acordo com cada caso. Tudo isso porque ele precisa ser amparado para que recupere a sua funcionalidade e melhore sua qualidade de vida . O Centro Vida possui uma equipe multidisciplinar qualificada e capacitada, composta por servidores efetivos da Prefeitura Municipal de Uberlândia (9 fisioterapeutas, 1 fonoaudiólogo, 2 psicólogos, 2 assistentes sociais, 1 nutricionista, 2 enfermeiros, 1 médico, 4 administrativos, 1 gerente). O Centro Vida inaugurou em Agosto/2021 e está localizado numa região central do município de Uberlândia. Além da experiência dos profissionais, os usuários do programa contam com toda a estrutura do Centro de Reabilitação , com os mais modernos equipamentos e recursos para reabilitação de forma segura e eficaz. O serviço de reabilitação é articulado com pontos de atenção da rede de saúde, sendo a comunicação com estes através do matriciamento e gestão de casos, permitindo o acompanhamento contínuo em todas as fases de reabilitação.

Resultados

Até o momento foram atendidos 685 usuários encaminhados pela rede hospitalar/ SUS e atenção primária, sendo que aproximadamente 468 usuários receberam alta por melhora clínica funcional. Com este fluxo direto, tanto da rede hospitalar/ SUS como da atenção primária, a reabilitação acontece de forma mais ágil e efetiva, promovendo o atendimento multidisciplinar para melhora da sua qualidade de vida, reinserção social e apoio familiar. Com a redução dos casos de Covid-19 e devido ao sucesso deste serviço, a SMS iniciou em maio de 2022 outros atendimentos de reabilitação cardiorrespiratória de usuários egressos de cirurgia cardíaca do HMMDOLC e DPOC(doença pulmonar obstrutuva crônica).

Conclusoes

Considerando a necessidade da reabilitação pós-Covid-19 inicia-se de forma ágil o programa de reabilitação logo após a alta hospitalar ou referenciamento das Unidades de Saúde. A equipe do Centro Vida realiza a avaliação, elaboração de plano de cuidados e atendimento multidisciplinar de acordo com as necessidades de cada usuário. Dessa forma, no intuito de evitar complicações e agilizar a melhoria de suas funções, busca da autonomia, reinserção social e uma vida produtiva. O grande diferencial deste serviço é além da reabilitação, a articulação com a rede hospitalar e atenção primária à saúde para o cuidado integral do usuário. Visando o acolhimento, a integralidade do cuidado, o trabalho em equipe , podemos afirmar que trata-se de um serviço público de excelência, promovendo a total reabilitação dos usuários encaminhados da rede SUS de Uberlândia.

Banner