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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 18 - Chuveirinho do Cerrado

Modalidade

1

Temática

13

Estado

Rondônia

Cidade

São Francisco do Guaporé

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ATENDIMENTOS ESPECIALIZADOS ATRAVÉS DA TELEMEDICINA NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ-RO.

Apresentação/Introdução:

O município de São Francisco do Guaporé no interior do estado de Rondônia, localizado a mais de 600 km da capital Porto Velho população estimada em 2021 de 21.088 pessoas. Hoje a estimativa total é de 22.779 cidadãos ativos, (DATASUS 2022). Enfrenta problemas de acesso à saúde especializada devido a sua localização. Para minimizar o problema, no ano 2019 foi implantado a Assistência Médica Especializada por Orientação Remota - Telemedicina Albert Einstein através do Acordo de Cooperação Técnica da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, contando com atendimento facilitado e rápido para os usuários que necessitam de acompanhamento e tratamento nas especialidades de: Endocrinologia, Psiquiatria, Neurologia Clínica adulto e pediátrica, Reumatologia, Cardiologia e Pneumologia, diminuindo as filas de espera por atendimento médico especializado.

Objetivos

Otimizar o acompanhamento das consultas especializadas evitando o deslocamento dos usuários até a capital onde estes serviços são ofertados.

Metodologia

Os atendimentos são realizados na Atenção Primária à Saúde do município vinculado a Estratégia Saúde da Família do seu território acompanhado pelo seu médico. O agendamento é realizado conforme a disponibilidade de horário pelo programa e transmitido por vídeo conferência pelos profissionais do Albert Einstein os quais definem condutas a serem seguidas e o nosso médico transcrevem as sugestões descritas pelos mesmos.

Resultados

No primeiro ano após a implantação do sistema Telemedicina Albert Einstein, foi cessada a longa fila de espera para os atendimentos especializados. Ademais, de acordo com os dados, foram realizados 1.115 atendimentos, sendo 58,1 % público feminino e 41,8% público masculino. A quantidades dos atendimentos realizados por especialidade foram: Endocrinologia 120, Psiquiatria 351, Neurologia Clinica adulto 182, Neurologia clínica pediátrica 208, Reumatologia 98, Cardiologia106 e Pneumologia 50. O desfecho dos atendimentos foram: Alta da especialidade 29 Alta da especialidade recomendado acompanhamento com outra especialidade 2 Alta da especialidade, seguimento na Atenção Primária (recomendado reagendamento caso mudança do quadro clínico) 9 Encaminhamento para um serviço de maior complexidade 8 Recomendação de acompanhamento com outra especialidade 3 Retorno após realização de exames 73 Retorno em até 180 dias Retorno em até 30 dias 274 Retorno em até 60 dias 198 Retorno em até 90 dias 120. Esse recurso tecnológico está sendo um instrumento de auxílio na assistência à prática médica e eficiente na integração entre as equipes de saúde.

Conclusoes

Foi observado que antes da implantação do sistema, os pacientes aguardavam um longo período na fila de espera, o que poderia agravar o seu quadro clínico. Constatou-se que com o método do programa o usuário aguarda menos de dois meses para seu atendimento. No total foram 602 atendimentos de primeira consulta e 513 atendimentos de retorno. Onde analisou que os atendimentos predominantes foram na especialidade de Psiquiatria com 31% e Neurologia Clínica Pediátrica com 19%. Os resultados mostraram que a telemedicina ampliou o acesso à assistência em nosso município, pois tínhamos que disponibilizar veículo para o transporte para esses usuários, proporcionando economia de recursos devido à redução de deslocamentos de pacientes, possibilitou a educação à distância de profissionais de saúde e, com isso, melhorou a qualidade da atenção prestada. Assim, a conclusão foi que a telemedicina é uma ferramenta eficiente para ampliar o acesso à assistência em saúde no município, contribuindo para o cumprimento dos princípios do SUS de universalidade, integralidade, equidade e resolutividade.