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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 17 - Pequi

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Embu das Artes

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

IMPLANTAÇÃO DE ATENDIMENTO DE FARMÁCIA CLÍNICA EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE EMBU DAS ARTES

Apresentação/Introdução:

A presença do farmacêutico junto às equipes de saúde da família já é uma realidade em vários municípios. No entanto, ele ainda passa a maior parte do tempo desenvolvendo atividades relacionadas à gestão do medicamento. As atividades relacionadas ao uso do medicamento ainda são bastante incipientes, ou seja, atividades do profissinal farmacêutico englobam os aspectos farmacológicos e não farmacológicos tanto da promoção, proteção, tratamento e manutenção da saúde, que fazem parte da atenção primária. Esse relato consiste na expressão da experiência adquirida através da implementação de um serviço de clínica farmacêutica, como atividade de apoio às equipes de saúde da família, no cuidado das pessoas com doenças crônicas em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas no município de Embu das Artes/SP. Relatando a experiência do primeiro ano de Consultas Farmacêuticas, apresentando-o e discutindo os resultados encontrados até o momento. O atendimento está sendo desenvolvido pela Assistência Farmacêutica do município, onde procura promover o uso racional e efetivo da farmacoterapia e introduzir o farmacêutico na equipe de saúde. Nesse contexto, a assistência farmacêutica contemplando a atenção farmacêutica reforça e dinamiza a organização desses sistemas de saúde, que, por sua vez, tornam-se mais eficientes, consolidam vínculos entre os serviços e a população, além de contribuir para a universalização do acesso e a integralidade das ações.

Objetivos

A implementação de um serviço de clínica farmacêutica junto às unidades básicas de saúde é algo inovador e exige, além de planejamento, organização e alocação de recursos, o diálogo entre todos os profissionais envolvidos no processo de cuidado ao usuário. Este relato demonstra como o farmacêutico pode contribuir junto ao cuidado exercido pelas equipes. O atendimento farmacêutico e a avaliação da farmacoterapia consistem em uma forma específica de acompanhamento com o objetivo de identificar e solucionar os problemas relacionados aos medicamentos (PRMs). Com a implantação de serviços de clínica farmacêuticas nas UBS, como o proposto neste trabalho, espera-se qualificar o processo de organização e desenvolvimento das ações para prática profissional de Consulta Farmacêutica junto a equipe de saúde, e também avançar na prestação de serviços de qualidade centrados no cuidado de usuários e em consonância com os princípios doutrinários do SUS - universalidade, integralidade e equidade.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência da implementação de um serviço de clínica farmacêutica aos usuários adstritos na área de abrangência das seguintes UBS – Ângela Batista, Eufrásio Pereira da Costa, Maria de Lemos, São Luiz, José Carlos Gonçalves, do município de Embu /SP. Objetivando-se, assim, a introdução desses nos serviços de atenção básica à saúde.Para o processo na implantação do programa foram desenvolvidas as seguintes etapas conforme “MANUAL CONSULTÓRIO FARMACÊUTICO – 08/2021, projeto criado para facilitar a condução dos atendimentos e o acompanhamento farmacoterapêutico: Criação da equipe de condução, sensibilização da equipe atual de farmacêuticos da SMS: em reunião foi proferida a importância e os resultados dessa prática profissional, seleção das equipes que participaram como unidade do projeto piloto, diagnóstico situacional avaliando os perfis demográfico e epidemiológico da população, reorganização dos processos de trabalho, definição do público-alvo, do fluxo de serviço e das atividades a serem realizadas. A partir da sensibilização, os farmacêuticos e a coordenação/gerência foram convidados a participar da implantação do projeto piloto do Programa de Atenção Farmacêutica na ESF iniciado em 087/ 2021. Inicialmente os farmacêuticos foram treinados por um período de aproximadamente 5 atendimentos em grupo de três farmacêuticos, sendo a maior parte com a presença da coordenação farmacêutica, com o objetivo de discutir conceitos.

Resultados

Foi necessário um espaço físico e organização da agenda. A estrutura necessária para o atendimento incluiu um consultório, computador, equipamentos e insumos. Sendo necessário um ambiente privativo e confortável, foi elaborada uma escala de uso dos consultórios, junto à gerência da UBS. Os atendimentos se mantêm, com a extensão dos serviços em todas as unidades que possuem a presença do farmacêutico, sendo 14 UBS. Alguns dos casos selecionados foram, também, atendimentos no domicílio do usuário, devido à dificuldade de locomoção dos mesmos.E com a implantação do sistema na APS, permitiu ao farmacêutico sistematizar o atendimento registrando e documentando as informações dos usuários atendidos, sendo primordial em um serviço de saúde. No primeiro ano foram identificados 155 agendamentos, sendo o maior público pacientes acima de 60 anos e polimedicados.O agendamento é possível através do sistema disponível na APS, SISSONLINE, através do próprio paciente por aplicativo/site (www.embudasartesportal.sissonline.com.br), na recepção da UBS, e regulação do município encaminhado por outros profissionais ou serviços da rede. A maioria dos pacientes atendidos (60%) veio por encaminhamentos dos próprios médicos do serviço, (20%) pela atenção primária e também os que procuraram o serviço de forma espontânea (20%), por meio de busca ativa. No entanto, sabe-se que a estratégia mais efetiva para consolidação do serviço será a geração de resultados clínicos, humanísticos e econômicos.

Conclusoes

Para a implementação do serviço foi de suma importância as ações de sensibilização da equipe e organização do processo de trabalho. A priorização da assistência a partir dos dados do perfil de utilização de medicamentos, assim como a utilização do manual de consultas farmacêuticas, e trabalho em equipe buscando a integralidade do tratamento. A atuação do farmacêutico na atenção básica deve ser pautada não apenas em serviços técnicos administrativos, direcionados ao acesso ao medicamento como bem de consumo, mas sim ao seu uso e sobre o impacto deste na vida dos usuários. Como contribuições da implementação do serviço de clínica farmacêutica nas UBS do município de Embu das Artes, atualmente temos um farmacêutico representando e adquirindo todo conhecimento para melhoria do serviço através do “Projeto Atenção Básica: Apoio à Implantação do Cuidado Farmacêutico nos Municípios, através da proposta oferecida pelo CONASEMS, em parceria com a Faculdade Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde”. Apesar de terem ocorrido mudanças concretas, ainda são necessários esforços no sentido de qualificar e aprimorar a relação entre o farmacêutico e a equipe de saúde e a atenção centrada no paciente.

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