Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 15 - Mascarado

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Embu das Artes

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CHÁ NA CASA DA VIZINHA: VÍNCULO COM O TERRITÓRIO

Apresentação/Introdução:

A experiência de trabalhar em grupo dentro da comunidade pode facilitar a produção coletiva levando conhecimentos, sendo uma estratégia de enfrentamento dos desafios na precenção e promoção da saúde. Os trabalhos em grupos possibilitam a quebra de relação vertical. Que de forma diferencial vem tomando espaço para a promoção de saúde. Os profissionais se deslocam até a comunidade oferecendo as informações com empatia, assim cria vínculo e confiança da sua comunidade, onde também há a oportunidade de conhecer a realidade da vivência dos e seus conhecimentos. Assim cada indivíduo tem oportunidade de expressar seus pensamentos, dar sua opinião, seu ponto de vista ou seu silêncio, para alguns o trabalho em grupo pode ser forma de libertação. O Chá na Casa da vizinha proporciona oportunidade de trabalhar dentro das residências das famílias que nos abre as portas permitindo a liberdade para equipe levar conhecimento e educação em saúde. Os grupos operativos em saúde possuem papel de destaque em otimização do trabalho na participação ativa da população no processo educativo, dissemina a qualidade de vida e diminuir a vulnerabilidade e riscos à saúde .

Objetivos

O encontro Chá na Casa da Vizinha tem como objetivo realizar a educação em saúde, criar vínculo com a comunidade, orientar sobre prevenção de doenças e agravos e promoção de saúde.

Metodologia

O Chá na Vizinha teve início em 2015 com participação dos agentes comunitários de saúde (ACS), médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicóloga. A equipe teve a ideia de realizar o grupo de educação em saúde na casa do paciente, assim ele poderia convidar vizinhos e amigos para tomar um chá e obter orientações a respeito da saúde. Devido a crise mundial de Covid-19 ele ficou suspenso. Em 2022 retornou como Chá na Casa da Vizinha com os mesmos objetivos, na qual também são realizadas orientações pertinentes ao cotidiano da unidade de saúde em roda de conversa. É organizado na reunião de cada uma das 3 equipes da estratégia de saúde da família, mensalmente, onde ocorrerá, o tema a ser trabalhado, quem participará, com revezamento entre os profissionais, dentre eles, médico, nutricionista, psicóloga, farmacêutico, enfermeiro, além dos ACS. Com isso, ele ocorre em cada uma das equipes da, sendo 3 por mês. O convite é aberto, realizado pelos ACS, na qual o anfitrião convida a vizinhança e familiares. Pode ser realizado na garagem, na sala, no quintal. Os temas abordados são referentes ao mês como Outubro Rosa, e outros elencados pela comunidade e profissionais.

Resultados

Com as declarações recebidas dos munícipes observou-se o quanto é importante a realização de grupos dentro das comunidades, a criação de vínculo com o território e a educação em saúde: ``O Chá na Vizinha foi realizado na minha residência e foi maravilhoso me sentir importante receber equipe do posto de saúde e médico na minha casa . Refere moradora do Jardim Tomé ``O chá na vizinha foi muito bom nunca pensei que fosse dessa forma levar conhecimento na nossa casa. Refere moradora do Jardim Silvia.

Conclusoes

Acredita-se que este assunto tragar um novo olhar acerca da importância dos trabalhos em grupos para promoção de saúde levando educação com novo enfoque na saúde pública, buscando participação dos indivíduos para melhorar as condições de saúde, trabalhando de forma coletiva para que se possa atingir no objetivo de desenvolver um trabalho diferenciado que promova saúde tanto física e mental, e se possa despertar e interesse na comunidade pode participar efetivamente no cuidado da saúde como um todo.

Banner