Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 1 - Lago dos Tigres

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

São Bernardo do Campo

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Apresentação/Introdução:

Em São Bernardo do Campo, o Consultório na Rua além de ofertar atenção em saúde, tem como foco a redução de danos e o fortalecimento de vínculo para melhor assistência à saúde da população em situação de rua (PSR). Há poucos artigos publicados em relação a PSR, porém, confirmam grande necessidade em saúde bucal. E os poucos atendimentos se restringem à resolução de urgência e emergência, não contemplando a integralidade do cuidado ao paciente. Nesse contexto, visando a integralidade do cuidado desses usuários e a otimização do tempo, no que tange as equipes de saúde bucal nas UBS, tem-se por objetivo criar um fluxo operacional e resolutivo para as demandas de saúde bucal da PSR. A pesquisa de Martins (201 8) realizada em uma capital brasileira, revela que 40,3% da PSR foi pela última vez ao dentista há mais de 5 anos e 31 ,4% há mais de 1 ano e menos de 5 anos, justificando a necessidade de criação de um plano de inclusão dessas pessoas.

Objetivos

Levantar as demandas de cunho odontológico da PSR através da busca ativa pelo Técnico em Saúde Bucal (TSB) no Consultório na Rua e articular com coordenação do território e UBS de referência para resolução do caso, garantindo acesso universal e a integralidade do cuidado à essa população.

Metodologia

Elaboração de um protocolo norteador das ações em saúde bucal, realizado pela Residência Multiprofissional em Saúde da família dentro do núcleo de Odontologia para esclarecer o fluxo de atendimento e as ações que podem ser realizadas em saúde bucal para otimizar a abordagem da equipe junto ao usuário. O TSB realiza ações que estão sob sua competência e articula com outros profissionais para resolução de demandas que vão além de sua alçada. O documento cria também estratégias de aplicação da Técnica de Restauração Atraumática (ART) in loco, ferramenta de intervenção mínima importante no controle da doença cárie, que permite que a assistência à saúde bucal seja mais difundida devido à simplificação do controle das lesões. O protocolo foi realizado com embasamento na literatura.

Resultados

A busca ativa é uma via de acesso à saúde para populações marginalizadas e nesse particular, torna-se uma estratégia essencial de mapeamento do território ocupado pela PSR. Leva o acesso à saúde até o território em certa medida - e induz o acesso à tratamentos em outros níveis de atenção à saúde. Com a inserção do TSB junto ao Consultório de Rua espera-se que a abordagem odontológica seja mais efetiva, resolvendo algumas demandas in loco e fazendo um melhor direcionamento aos que necessitarem.

Conclusoes

O projeto está em implantação, sendo o documento final apenas um resultado parcial da ação.