Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 15 - Mascarado

Modalidade

1

Temática

Estado

São Paulo

Cidade

Francisco Morato

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

Projeto Partiu prev perifa no município de francisco morato.

Apresentação/Introdução:

O Projeto “Partiu Prev Perifa” visa levar a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST) como a sífilis, HIV/AIDS e hepatites Virais para localidades periféricas, em que agregam as populações de mais baixa escolaridade e renda e que são, portando, marcadas pelas desigualdades sociais e raciais. O Projeto foi apresentado ao Município de Francisco Morato em 21 de junho de 2022 pelo setor de Prevenção do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS do Estado de São Paulo (CRT/SP), da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD-SES). Para a execução do Projeto realizamos junto à comunidade e agentes comunitários de saúde busca por locais onde haveriam grandes concentrações de jovens pardos, pretos, com baixa escolaridade e pouco acesso as informações de prevenção. Nossa primeira ação do Projeto Partiu Prev Perifa ocorreu no dia 04 de julho das 20:00 às 24:00 no “Baile do Santa”, um baile funk onde jovens da periferia se reúnem para uma festa que termina ao amanhecer. É sabidamente conhecido pela comunidade que nesses eventos há consumo de álcool, drogas e muito sexo entre eles. Realizamos mais 3 ações em locais distintos no Município de Francisco Morato em 2022. Esse Projeto partiu de uma proposta do CRT/AIDS por conta da grande desigualdade de informações sobre prevenção entre pessoas brancas com mais escolaridade e a população parda e preta que muitas vezes não tem conhecimento de todas as ferramentas de prevenção que já estão disponíveis para acesso de todos.

Objetivos

O Projeto tem por objetivos levar as comunidades periféricas as novas tecnologias de prevenção, que estão expostas na “Mandala” de Prevenção Combinada através de ações em horários diferenciados para atingir a população que muitas vezes não tem acesso as informações. Buscar locais onde jovens, gays, pardos e pretos com baixo níveis de escolaridade se reúnem e conscientizá-los sobre a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (sífilis, gonorréia, clamídia entre outros), HIV/AIDS e hepatites virais. Apresentar para eles todas as formas de prevenção do qual os mesmos podem ter acesso e que estão disponibilizadas no Município. Quando analisamos os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde sobre pessoas em uso de PrEP no Estado de São Paulo, verificamos a discrepância no acesso ao PrEP entre brancos, pardos e preto, que são respectivamente: 62,9%, 24,7% e 10,7%.

Metodologia

As metodologias utilizadas para a execução do Projeto Partiu Prev Perifa: • Mapeamento junto aos agentes comunitários de saúde de pontos estratégicos onde ocorrerá grande concentração de jovens vulneráveis, como em bailes de rua, tabacarias e adegas; • Localizando o local ideal para realizar a ação e que não seja dentro da concentração para que haja sigilo nos atendimentos; • Realizamos visita ao local e conversamos com a comunidade e com os organizadores do evento para falarmos sobre o projeto e solicitarmos autorização para a realização da ação, solicitamos empréstimo de energia para a iluminação do local, pois as ações são realizadas geralmente na rua; • Organizamos a equipe de aproximadamente 15 pessoas (enfermeiros, aux. e téc. enfermagem, farmacêutico, administrativo, agentes comunitários, agentes de prevenção, psicólogos) que realizarão acolhimento/aconselhamento, realização de testes rápidos, oferta de PrEP/PEP, distribuição de insumos, captação de usuários, organização do local (montagem de tendas e iluminação) e motorista. Na ação realizamos testes rápidos de HIV, Sífilis, hepatite B e C, para casos em que os profissionais verificam a necessidade ofertamos as medicações de profilaxia pré-exposição (PrEP) e pós-exposição do HIV (PEP), distribuímos insumos de prevenção (preservativo interno, externo e gel lubrificante), ofertamos autoteste de HIV e disponibilizamos pílulas do dia seguinte para evitar a gravidez em casos que ainda é oportuno.

Resultados

Nosso trabalho de prevenção já está sendo reconhecido pela comunidade e já somos convidados para atuar em bailes nas regiões mais periféricas. Temos atuado sempre com o consentimento da comunidade e dos organizadores dos eventos que muitas vezes até incentivam seus usuários a realizarem os testes rápidos fazendo promoções em seus estabelecimentos. Foram realizadas 4 ações pelo Projeto Partiu Prev Perifa em horários noturnos e finais de semana. Foram atendidas 134 pessoas, realizados 536 testes rápidos, distribuídos mais de 5.000 preservativos externos, 200 preservativos internos e 5 frascos de Profilaxia pré-exposição do HIV. Levamos informações sobre os diversos meios de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, HIV/AIDS e hepatite virais às comunidades que são mais desfavorecidas por conta de sua classe social e conhecimento.

Conclusoes

Em 2023 pretendemos dar continuidade às ações do Projeto Partiu Prev Perifa para conscientizar e levar informações as pessoas menos favorecidas sobre as questões de prevenção das infecções, conseguir identificar casos já positivos para alguma infecção e vinculá-los para o tratamento. Pretendemos também realizar ações voltadas ao público LGBTQIA+ em parceria com a sala de apoio LGBTQIA+ que temos em nosso Município. Já realizamos um trabalho em conjunto com a sala de apoio LGBTQIA+ nas ações do Projeto Partiu Prev Perifa e em outras ações de distribuição de autotestes de HIV e insumos de prevenção. O trabalho nas regiões periféricas permite que a população de baixa escolaridade e geralmente mais desfavorecidas de informações tenham conhecimento e saibam como se proteger diante de alguma situação de risco para se prevenirem das infecções. Nesse contexto esses jovens começam a ser multiplicadores das informações recebidas pela equipe.

Banner