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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 13 - Sertaneja

Modalidade

1

Temática

Estado

Tocantins

Cidade

Araguaína

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DIGITAL NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO DOS PACIENTES DO CAPSAD DE ARAGUAÍNA.

Apresentação/Introdução:

O avanço das áreas de tecnologias tem proporcionado melhorias em diversos processos que antes demandavam muito tempo e recursos humanos para serem executadas (LUIZ, 2019). Dessa forma, na ausência de processos gerenciais da informação, tornou-se inerentes a criação de um sistema gerencial das informações dos pacientes atendidos, para otimizar os processos de cadastros, buscas, estatísticas, planejamentos e relatórios dos atendimentos realizados no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS ad III de Araguaína-TO. O CAPS ad III é um ponto de atenção inserida na Rede de Atenção Psicossocial destinado a proporcionar a atenção integral a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, foi criado em 2012 e conta atualmente com aproximadamente 4 mil pacientes de 17 cidades da região norte do Tocantins (BRASIL, 2012). Assim, em 2016 iniciou-se a digitalização de todos os prontuários físicos dos pacientes já atendidos em uma planilha de Excel, em formato de banco de dados. Em 2018 implantou-se o sistema de informação gerencial (SIG) desenvolvido no Excel, com a linguagem VBA (Visual Basic for Applications) de programação que possibilitou visualizar, quantificar, cadastrar novos usuários e emitir relatórios em tempo real, estratificados por perfis socioeconômicos, territorialidade e dependência química, e assim planejar ações norteadoras nos cuidados dos pacientes atendidos na unidade.

Objetivos

Geral Demostrar e avaliar os impactos positivos na implantação de um sistema de gerenciamento digital das informações dos pacientes atendidos no CAPS ad III de Araguaína-TO entre os anos de 2016 e 2020. Específicos Verificar as ações realizadas junto aos pacientes atendidos no CAPS ad III nos anos posteriores a implantação do Sistema. Identificar e demostrar as análises dos dados extraídos do sistema de gerenciamento e suas respectivas ações e estratégias adotadas. Evidenciar os avanços no gerenciamento da informação após implantação do sistema gerenciamento dos pacientes atendidos no CAPS ad III.

Metodologia

Primeiramente foi realizado o levantamento de todos os prontuários físicos juntamente com a equipe da enfermagem, listando-os em um livro de registro físico. Após foi realizado uma reunião administrativa com as equipes envolvidas no processo de implantação. Para implementar o sistema de informação gerencial desenvolvido no Excel, com a linguagem VBA (Visual Basic for Applications) de programação foi necessário definir um plano de atuação norteado por três etapas. A primeira consistiu no cadastro de todos os prontuários dos pacientes já atendidos até o ano de 2016, em planilha do Excel. Na segunda etapa foi desenvolvido o sistema de informação gerencial no Excel com a linguagem VBA (Visual Basic for Applications) de programação utilizando como banco de dados o cadastro dos pacientes. Após o desenvolvimento do sistema de informação gerencial de acordo com as necessidades e realidade da unidade, realizou-se reuniões administrativas para demonstração do sistema, que foi denominado de SisCAPS – Banco de Dados, para treinamento das equipe envolvidas no acolhimento de novos pacientes. Por fim, a terceira etapa consistiu em atualizações para adequações das necessidades e identificar o impacto do programa na gestão da informação. Além disso, houve a etapa de monitoramento, durante toda o período de implantação, realizando ajustes, junto com a equipe, a fim de atingir o objetivo proposto e com isso, emitir relatórios para adoção de melhorias e estratégias de cuidados.

Resultados

Na primeira etapa foram cadastrados na planilha de Excel até fevereiro de 2018, utilizando os prontuários físicos, 1630 pacientes acolhidos até então. Com a implantação do SisCAPS, desenvolvido com linguagem VBA/Excel e treinamento das equipes para utilização do sistema, foi possível o cadastro de novos pacientes já utilizando o sistema, que garantiu agilidade, organização e compilação das informações necessárias para o gerenciamento dos cuidados na unidade. Dessa forma, foi possível acompanhar, em tempo real, quais os pacientes estavam frequentando, quais estavam ativos (presença na unidade nos últimos 180 dias), quais pacientes existiam a necessidade de fazer buscas ativas, pois não estavam mais ativos, consultar dados dos paciente em tempo hábil, como endereços e telefones, informações de pacientes cadastrados ou não. Também com o SisCAPS foi possível emitir relatórios estratificas por perfis socioeconômicos, por faixa etária, quais drogas de abuso mais prevalentes, escolaridade e formação dos pacientes atendidos e territorialidade, o que permitiu adoção de estratégias e ações pontuais como palestras nas escolas dos bairros mais acometidos e focar na droga mais prevalente. Até o presente momento o sistema está em uso na unidade e oferece total agilidade no gerenciamento das informações dos pacientes atendidos, permitindo, em tempo real, a consulta de dados dos 3390 pacientes que estão cadastrados até abril de 2023. Sendo inviável análise de dados sem o sistema.

Conclusoes

A análise dos dados coletados possibilitou reconhecer que a implementação de um sistema de informação gerencial desenvolvido no Excel/VBA na gestão da informação do CAPS ad III de Araguaína-TO, foi uma ação desafiadora, mas possível. Fez-se necessário, portanto, a construção de planejamento conjunto entre a equipe, gestor e o desenvolvedor do sistema. Ao considerar que o objetivo proposto nesta experiência foi alcançado e que a ferramenta trouxe benefícios operacionais e gerenciais com agilidade, organização, otimização de tempo e dados, com possibilidades de análises dos dados informados. Dessa forma foi possível concluir que o uso do sistema desenvolvido auxiliou a unidade a ter um melhor controle e organização das informações, reduzindo consideravelmente o tempo e uso de recursos humanos na busca de informações dos pacientes atendidos. O sistema com sua interface gráfica bem didática possibilitou também a utilização por qualquer operador e emissão de relatórios gerenciais que possibilitou adoções de ações e estratégias no enfretamento e cuidado da dependência química no município de Araguaína-TO.

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