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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 8 - Gruta Terra Ronca

Modalidade

1

Temática

Estado

Tocantins

Cidade

Gurupi

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

USO DA TECNOLOGIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: WHATSAPP COMO ESTRATÉGIA PARA O ACOLHIMENTO EM SAÚDE BUCAL.

Apresentação/Introdução:

No mês de maio de 2022, a nova equipe de saúde bucal iniciou os atendimentos na UBS João Manoel. Composta pela preceptora e duas residentes da residência multiprofissional em saúde da família, essa equipe encontrou um cenário de altíssima demanda e insatisfação. Grande parte das queixas dos usuários do território se devia à demora nos agendamentos, o que por muitas vezes fazia com que esses usuários preferissem procurar a Unidade de Pronto Atendimento para tratar suas demandas em saúde bucal. Após consenso da equipe multidisciplinar, foi solicitado à coordenação de atenção básica da secretaria municipal de saúde, um tablet para que se instalasse o WPP Business, uma ferramenta amplamente aplicável para esta finalidade, algo que já vinha proporcionando experiências interessantes em alguns lugares do Brasil. Os usuários foram informados por meio de cartazes, pelas recepcionistas, e, ainda, por palestras em sala de espera, onde eram comunicados que os agendamentos odontológicos seriam feitos através do whatsapp, exceto as urgências e pré-natal odontológico. Ao solicitar o agendamento, esse usuário tinha seu nome colocado em uma lista de espera, sendo agendado em uma ocasião posterior. No momento atual, não temos mais lista de espera, e o usuário é agendado no máximo cinco dias após a solicitação.

Objetivos

O uso do aplicativo de mensagens teve como objetivo desenvolver mecanismos e estratégias para atender às demandas em saúde bucal da população adscrita à Unidade Básica de Saúde João Manoel, diminuindo a demanda reprimida, facilitando o acesso às consultas odontológicas, e ainda, o retorno clínico e o aprimoramento da comunicação com os usuários.

Metodologia

A UBS João Manuel localiza-se na região central da cidade de Gurupi-TO, e possui cerca de 6 mil usuários cadastrados. Conta com 3 equipes da Estratégia saúde da Família e 1 equipe de saúde bucal composta por uma preceptora, 2 residentes e 1 auxiliar. Existe uma grande demanda por atendimentos, pois apesar de estar em uma região central, ainda existem áreas de vulnerabilidade social. Para a implementação do aplicativo WPP business, nos baseamos em algumas experiências já utilizadas no território brasileiro, com algumas adaptações para nossa realidade. Foi utilizado um tablet fornecido pela SEMUS sendo baixado gratuitamente o aplicativo dentro da Google Play Store, utilizando o mesmo número de telefone já utilizado na UBS. O aplicativo foi configurado com mensagens automáticas de saudação e também de solicitação de dados do usuário, como nome completo, data de nascimento, endereço, número do CNS (cadastro nacional de saúde) e nome da ACS do seu território. E ainda, mensagens de ausência citando os horários de funcionamento da unidade. A preceptora, as residentes e a auxiliar de saúde bucal, assumiram a função de responder as mensagens. Assim que o usuário solicita o agendamento, recebe a mensagem automática com a solicitação dos dados, é então verificado se o mesmo reside no território da UBS, e se tem cadastro ativo. No caso de não possuir cadastro, a ACS é notificada para providenciar a visita e cadastro.

Resultados

Quando esta equipe de saúde bucal iniciou os atendimentos, em maio de 2022 já havia dois meses que não aconteciam atendimentos em saúde bucal, devido ao cirurgião-dentista ter solicitado licença. Por meio do relatório emitido por prontuário eletrônico, verificamos que, em fevereiro de 2022, haviam sido realizados 45 atendimentos odontológicos, entre agendados, demanda espontânea e urgências. Porém, alguns atendimentos realizados não tinham sido inseridos eletronicamente, e através de pesquisa na agenda física, verificou-se o número de 53 indivíduos atendidos. O primeiro relatório de atendimentos da nova equipe de saúde bucal, em 31 de maio de 2022, mostrou um aumento de cerca de três vezes no número anterior, ou seja, 143 usuários passaram por atendimento odontológico nesse período. Comparando os relatórios de fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023, verificamos um aumento contínuo dos atendimentos odontológicos. Além disso, o APP também foi muito utilizado pela equipe para fazer busca ativa de pacientes faltosos, o que contribuiu para um acréscimo significativo nos tratamentos concluídos, já que anteriormente ocorria um grande número de tratamentos não conclusos devido ao abandono por parte dos usuários.

Conclusoes

O uso dos aplicativos de comunicação, tem grande impacto na forma como a sociedade se comunica, e não poderia deixar de impactar também nos serviços de saúde, proporcionando às equipes a possibilidade de otimizar o atendimento e a organizar os trabalhos, e ainda, a adesão e satisfação dos usuários da atenção primária.

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