Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 15 - Mascarado

Modalidade

1

Temática

Estado

Tocantins

Cidade

Santa Rita do Tocantins

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

SORRINDO COM O SUS: RESTAURANDO SORRISOS ATRAVÉS DA REABILITAÇÃO ORAL COM PRÓTESES DENTÁRIAS

Apresentação/Introdução:

Na atenção básica muitos serviços odontológicos são ofertados, entre eles o serviço de especialidade do Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD). “O Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD) é um estabelecimento que oferece o serviço de prótese dentária total, prótese dentária parcial removível e/ou prótese coronária/intrarradiculares e fixas/adesivas”, garantindo assim uma continuidade no cuidado e uma reabilitação oral completa dos pacientes. Sabemos que dentes faltando afetam tanto a autoestima, visto que a primeira coisa que observando em uma pessoa é o sorriso,a fala, afeta a capacidade mastigatória, reduzindo o consumo de vários alimentos, e propicia a rebasorção óssea da cavidade oral, deixando a gengiva mais exposta, causando o aumento de sensibilidade e tendo maior chance de desenvolver doença periodontal, como também afeta todo sistema estomatognático. Assim, o trabalho reabilitador oral com próteses oferece mais que estética, é saúde e mudança de vidas.

Objetivos

O grande objetivo da reabilitação oral é reestabelecer: Função (mastigação), estética (beleza) e saúde (remover infecções) para os munícipes de santa Rita do Tocantins. Uma dentição completa e bem articulada evita problemas na mandíbula e no maxilar, que podem se desenvolver em transtornos maiores e mais complexos no futuro, afetando todo sistema estomatognático e dificultando também na socialização dos usuários, visto que a primeira coisa que observando em uma pessoa é o sorriso, e devolver a capacidade de sorrir sem ter receio é essencial e trás um estado de bem estar físico e mental para pacientes desdentados parcialmente ou totalmente.

Metodologia

A divulgação do serviço ofertado é realizado por meio digital, durante as visitas domiciliares e durante os atendimentos odontológicos. Os usuários são agendados para uma consulta inicial com o dentista da unidade, tanto na zona urbana como na rural, onde é realizada uma avaliação clínica e as orientações sobre o tratamento reabilitador. Os usuários com necessidade de tratamento odontológico são agendados para continuidade do atendimento. Após a conclusão os pacientes assinam um termo de uso de imagens e voz, e tem o encaminhamento para reabilitação através da regulação do pec/e-sus. A regulação do município e a secretária fazem a liberação desses pacientes. Os atendimentos com a equipe do laboratório são realizados uma vez ao mês, ou mediante o fluxo. Durante os atendimentos são realizados moldagens, instalações, adaptações, ajustes e entregas de próteses. Todos os usuários que iniciam os atendimentos, tem um cartão de retorno e já saem do consultório com a data agendada, sempre, próximo ao retorno, os agentes de saúde avisam os mesmo mediante mensagem digital, e visitas domiciliares. A quantidade mínima de próteses ofertadas são 20 por mês, mas todos os usuários são atendimentos o que garante uma quantidade bem maior de atendimento do que a quantidade mínima. O atendimentos com laboratório de prótese iniciaram em 2020 e seguem em atendimento.

Resultados

A prótese dentária é responsável pela substituição dos dentes perdidos, devolvendo o equilíbrio do sistema mastigatório e melhorando a qualidade de vida do paciente. Assim com a reabilitação oral pós tratamento clínico no consultório, mais de 220 usuários da zona urbana e da zona rural tiveram a saúde oral restabelecida com prótese parcial removível, prótese total e prótese parcial removível flex, mais do que estética, é transformação de vidas e garantia de saúde.

Conclusoes

Quando perdemos um dente e não procuramos tratamento para repor o espaço imediatamente, algumas complicações começam a aparecer: dificuldade na mastigação, distúrbio da fala, a estética fica comprometida, pode causar doença periodontal, deslocamento dos dentes, perda óssea, dores nas articulações, para compensar a ausência de alguns dentes, os que estiverem preservados podem se movimentar, provocando problemas de mordida, desalinhamento e assimetria facial. Além disso, o paciente pode sofrer com prejuízos para a respiração, a dicção, a mastigação e, consequentemente, prejuízos estéticos. Assim, as próteses podem preencher os espaços onde os dentes foram perdidos. As pessoas recuperam a autoconfiança graças à sua nova aparência. As próteses também podem substituir os dentes em mau estado. Eles geralmente melhoram a aparência e o contorno do rosto, deixando-o mais harmonioso. Assim, o projeto de próteses veio para garantir mais qualidade de vida para a população com a integridade do cuidado.

Banner