Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 15 - Mascarado

Modalidade

1

Temática

Estado

Tocantins

Cidade

Porto Nacional

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CENTRO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR - CMAM

Apresentação/Introdução:

Os serviços especializados hoje no Brasil, infelizmente, em sua maioria, não são acessíveis e nem adaptados para receber as pessoas que se encontram dentro do Transtorno do Espectro Autista, seja pela escassez de centros especializados e adequados ou pelos altos custos para implantar essas terapias especializadas. Essa realidade retratada acima é a que se configurava no nosso município. Durante o tratamento interventivo para pessoas dentro do TEA é necessária uma equipe multidisciplinar para articulação na fase de hipótese diagnóstica e após confirmação do diagnóstico (PEREIRA, SANCHES et. até 2021). Cada profissional é de extrema importância no processo de intervenção, porque cada área tem seu papel de facilitador dentro das habilidades que estão sendo executadas de maneira inadequada para o esperado do desenvolvimento. O Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM) visa contribuir no desenvolvimento infantil de crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade de Porto Nacional (TO). Nele é ofertado um atendimento qualificado, utilizando as principais ciências da reabilitação com objetivo de aumentar as potencialidades, generalizar habilidades, diminuir as barreiras de aprendizagem, auxiliar no aumento da independência e autonomia perante desenvolvimento infantil, o DSM-5 traz que as principais áreas do desenvolvimento afetadas pelo TEA é a habilidade de interação social, habilidade de comunicação e comportamentos repetitivos e restritos.

Objetivos

Objetivo Geral - Implantar e estruturar um Centro de Atendimento Multidisciplinar em Porto Nacional (TO), voltado para a intervenção de crianças do nascimento aos 11 anos 11 meses e 29 dias que estejam dentro do transtorno do espectro autista ou em hipótese diagnóstica de TEA. Objetivos Específicos - Oferecer serviço multidisciplinar Favorecer, também, a redução de comportamentos inadequados Oferecer serviço multidisciplinar Promoção de qualidade de vida, bem-estar, independência e autonomia para as crianças que estão dentro do transtorno do espectro autista Oferecer educação permanente e continuada para os profissionais voltados para a assistência ao Espectro Autista Ampliar os repertórios nas habilidades (comunicação, social, cognitiva, emocional, físicas, motoras) desenvolvendo a autonomia e independência.

Metodologia

A Secretaria Municipal de Porto Nacional foi pioneira na implantação de um serviço voltado para o Transtorno do Espectro Autista – TEA. O CMAM (Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar), inaugurado dia 24 de fevereiro de 2022 tem como foco o desenvolvimento infantil, com crianças desde o nascimento até os 11 anos 11 meses e 29 dias, ou seja, as 3 fases do desenvolvimento infantil. A instituição funciona das 07:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00 horas, de segunda a sexta-feira, conta com uma equipe multiprofissional Pedagogo, Assistente Social, Fisioterapia, Neuro Psicopedagogo, Terapeuta ocupacional, Atendente terapêutica, Odontólogo, Consulta com Enfermagem, Psicologia, Neuropsicologia e Fonoaudiologia, por se tratar de um serviço novo, com o passar do tempo são implementadas e realizadas adequações na oferta dos serviços. Como o serviço ainda não é habilitado pela Ministério da Saúde, este estabelecimento de segue um fluxo peculiar das demais redes de saúde. Primeiramente a criança passa pelo atendimento na Unidade Básica de Saúde. Em caso de suspeita, ou confirmação com laudo (vindo da rede particular) para o Transtorno do Espectro Autista, esta criança é encaminhada para que compareça à Secretaria Municipal de Saúde para que seja agendada o atendimento inicial no CMAM. Após avaliação pelos profissionais do serviço, caso necessário a criança será acompanhada pelos profissionais, onde são elaborados planos terapêuticos e intervenções, até que seja observado melhora.

Resultados

Com a implantação do CMAM, oferecemos às crianças munícipes de Porto Nacional com Espectro Autista uma intervenção qualificada com multiprofissionais, com ambiente adequado para atender esse público, com profissionais capacitados no desenvolvimento infantil e do TEA, avançando (de forma positiva) no processo de reabilitação dos munícipes. Tivemos ainda a redução de comportamentos inadequados, a ampliação das habilidades (comunicação, social, cognitiva, emocional, físicas, motoras), desenvolvendo a autonomia e independência, promoção de qualidade de vida, bem-estar, independência e autonomia para as crianças que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista, avaliação e intervenção precocemente das crianças que apresentam comportamentos de risco para o TEA. O CMAM possui atualmente capacidade de atendimento para 50 crianças, tendo, todas as vagas preenchidas. Durante o ano de 2022 o serviço ofertou aproximadamente 2.160 atendimentos a estas crianças com TEA, distribuídos em 6.314 atendimentos dentre as mais diversas categoriais profissionais. Outros benefícios configuraram-se ao fato de os familiares e pacientes alcançarem o máximo do potencial das habilidades que precisam desempenhar, aumentando autonomia e conhecimento desses responsáveis, diminuindo as inseguranças e preocupações, proporcionado o bem-estar de todos desse núcleo familiar.

Conclusoes

Com a implantação do CMAM tivemos uma redução no vazio assistencial voltado para esse transtorno, demonstrando comprometimento com a oferta de uma saúde de qualidade, sabendo que indivíduos com TEA precisam de serviços de saúde acessíveis para as necessidades gerais de cuidados de saúde, incluindo promoção, prevenção da saúde e tratamento. Embora o espectro autista não exista cura, no CMAM é trabalhado aspectos para o tratamento com equipe multidisciplinar, capaz de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, tornando-os mais independentes e sociáveis. Destaca-se também a necessidade de implantação e implementação de políticas de saúde voltadas para o público com o Transtorno do Espectro Autista, com elaboração de plano de cuidado, sendo esta uma das maneiras de estar intervindo nos vazios assistenciais desse público.