Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 14 - Bandeira

Modalidade

1

Temática

10

Estado

Sergipe

Cidade

Aracaju

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

IMPLANTAÇÃO DE MONITORAMENTO PARA REDUÇÃO DAS FILAS DE ESPERA DE PROCEDIMENTOS ELETIVOS

Apresentação/Introdução:

Este trabalho é um relato de experiência exitosa da Central de Regulação de Procedimentos Eletivos, o qual implantou uma ferramenta de monitoração das filas mais críticas de procedimentos ambulatoriais e hospitalares. O complexo regulatório de Aracaju - NUCAR (Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação) foi instituído em 2003 e regula procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade para os 75 municípios do Estado de Sergipe, obedecendo a Programação Pactuada Integrada (PPI) vigente. Dentre os maiores desafios enfrentados pela Secretaria Municipal de Saúde, está a redução do tempo de espera para os procedimentos ambulatoriais, tendo em vista que a demanda para estes procedimentos é superior à oferta contratada pela municipalidade, o que dificulta o acesso dos usuários a estes procedimentos. Desta forma, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através do seu planejamento estratégico, elegeu como uma das prioridades de gestão, a redução do tempo de espera das filas mais críticas de procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos, através de uma ferramenta de monitoramento, com acompanhamento semanal, definição de metas e estabelecimento de estratégias para intervenção e redução do tempo de espera.

Objetivos

1. Reduzir o tempo de espera das filas dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares eletivos 2. Monitorar semanalmente a fila de espera, através de ferramenta específica 3. Realizar intervenção nas filas em tempo oportuno, através das seguintes estratégias: ampliação de oferta, análise de absenteísmo, utilização de “overbooking” para otimização da oferta 4. Contatar os usuários com mais de 01 ano de espera para identificação daqueles que demonstraram não possuir interesse para realização do procedimento 5. Qualificar as filas existentes aplicando o Protocolo Estadual de Acesso à Regulação de Procedimentos Ambulatoriais de Média e Alta Complexidade

Metodologia

Em Aracaju a partir do ano de 2017 a Prefeitura Municipal elegeu como projeto prioritário para o NUCAR a Redução do tempo máximo de espera das filas de procedimentos ambulatoriais de média e alta complexidade. Foram elencadas as filas com tempos de espera mais críticos, sendo estipulada uma meta de 90 dias de espera, escalonada em pontos trimestrais, com monitoramento semanal através do B.I. (Business Intelligence), o que levou à implantação das seguintes estratégias: contratação de novos serviços, realocação de recursos financeiros, otimização dos recursos de emendas, estratégias de overbooking, redução do absenteísmo, qualificação regulação das filas, conforme protocolo, permitindo desta forma intervenções em tempo oportuno. A análise mensal do indicador absenteísmo é utilizada para balizar a estratégia de overbooking (incremento de oferta) otimizando a oferta e reduzir o tempo de espera. Os ajustes são monitorados a fim de não causar prejuízo aos usuários e/ou prestadores. Caso as medidas anteriormente citadas não forem suficientes para redução do tempo de espera, a regulação fornece subsídios ao setor de contratos para ampliação da oferta contratada através de aditivos, credenciamento público e licitação. A contratação do serviço de telemedicina propiciou um incremento de 2 mil consultas especializadas, inicialmente utilizadas para redução da fila, na qual o usuário com perfil para atendimento nessa modalidade é atendido nas salas equipadas nas UBS de referência.

Resultados

Desde a criação da estratégia de monitoramento em 2018, conseguimos reduzir gradativamente o tempo máximo de espera dos procedimentos elencados, sendo que os mais expressivos estão listados na Tabela1: Tabela1- Análise comparativa do tempo máximo de espera entre 2018 a 2023 PROCEDIMENTO TEMPO MÁXIMO DE ESPERA EM DIAS (2018) TEMPO MÁXIMO DE ESPERA EM DIAS (2023) Mamografia 120 - 02 Consulta em ginecologia 482 - 30 Teste Ergométrico 300 - 30 Curva Tensional 274 - 30 Consulta em cirurgia vascular 354 - 30 Eletrocardiograma 238 - 35 Vitrectomia 60 - 30 Laquedura 90 - 30 Consulta em proctologia 189 - 42 Consulta em oftalmologia 374 - 60 Prova ventilatória 412 - 120 Radiografia 326 - 120 Consulta em nefrologia 469 - 120 Histerectomia 584 - 200 Endoscopia digestiva Alta 600 - 280 Ecocardiograma 425 -214 Grupo ultrassonografia 1015 -192 Na análise comparativa das 17 filas de procedimentos listadas entre os anos de 2018 a 2023, 41,18% delas reduziram seu tempo máximo de espera para até 30 dias, 35,29% até 120 dias e 23,53% até 280 dias. Obviamente que ainda existem filas críticas e a gestão vem implementando diversas estratégias para redução do tempo de espera destas, desde a abertura de editais de credenciamento para ampliação da oferta com valores superiores à tabela SUS, análise de absenteísmo, até a implantação de ferramenta de priorização automática pelo sistema de Regulação, através de análise de CID, palavras chaves e justificativa.

Conclusoes

Após análise dos resultados observamos que as estratégias utilizadas pela gestão para redução do tempo máximo de espera dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares, através do monitoramento permanente e contínuo das filas, tem alcançado resultados satisfatórios, garantindo ao usuário o acesso de forma ordenada, qualificada e em tempo oportuno. Desta forma, a gestão da Secretaria Municipal de Saúde não tem poupado esforços para garantir o acesso do usuário aos serviços de média e alta complexidade, aportando recursos financeiros, profissionais e tecnológicos para atingir o tempo estipulado nas filas de espera, melhorando diretamente a qualidade da assistência prestada à saúde da população, impactando em todos os níveis de Atenção à Saúde.