Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 8 - Gruta Terra Ronca

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Sergipe

Cidade

Campo do Brito

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

DOE LEITE MATERNO, DOE VIDA!

Apresentação/Introdução:

Em 2020, algumas inquietações surgidas a partir de uma capacitação online sobre aleitamento materno impulsionou a enfermeira Denise (Equipe 001 sede) a mobilizar uma das suas Agente Comunitário de Saúde e líder de pastoral da Criança no município, mais ativa, Meire, a realizar uma campanha de doação de frascos de vidro para a maternidade. Esse movimento acabou levando a uma visita ao Banco de Leite da Maternidade São José, referência para parto de baixo risco para a Regional de Itabaiana/SE. A partir dessa visita nasceu a ideia da campanha de doação de leite materno.

Objetivos

Relatar a experiência de um ação intersetorial realizado em Campo do Brito, através da parceria entre os profissionais da Estratégia de Saúde da Família, Pastoral da Criança e o Banco de Leite da Maternidade São José. Mostrando que a doação de leite materno, além de ser um ato de amor, é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida.

Metodologia

As ações de captação das doadoras começam durante o pré-natal e são intensificadas durante as visitas domiciliares puerperal, quando os profissionais da Estratégia de Saúde da Família fazem as orientações de apoio e incentivo ao aleitamento materno e a doação de leite. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha nas mídias sociais, bem como viabiliza a capacitação dos profissionais sobre a importância do leite materno para criança. Já a coordenadora da Pastoral da Criança, é o elo entre o Banco de Leite, as doadoras e as equipes, no que diz respeito ao primeiro contato da doadora com o Banco de Leite, que fica responsável pela coleta semanal no município.

Resultados

Dentre os resultados alcançados, tem-se: aumento do número de crianças em aleitamento exclusivo, aumento do número de doadoras, de 03 em 2019 para 25 até o momento, conforme gráfico abaixo. No entanto, o mais potente de todos os resultados, não está nos números apresentados, mas sim na potencialidade do acesso à saúde de forma intersetorial. Revelando que as ações intersetoriais são capazes de transpor formas hierarquizadas e antigas de fazer saúde.

Conclusoes

Apesar dos resultados alcançados em tampouco tempo, há alguns entraves que fragilizam a doação de leite. Levando em conta toda singularidade e complexidade, é necessário potencializar a atuação dos envolvidos no projeto, através de mais espaços de articulação com mais atores, como assistência social, poder Executivo e Legislativo, a fim de oferecer mudanças significativas para incentivar cada vez mais mulheres a doar o leite materno, visto que muitas não doam por motivo de vulnerabilidade social.

Banner