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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 15 - Mascarado

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Santa Cruz do Rio Pardo

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

SAÚDE NA HORA: FERRAMENTA ESSENCIAL PARA GESTÃO, NA BUSCA DE QUALIDADE E ACOLHIMENTO EM SAÚDE.

Apresentação/Introdução:

O Programa Saúde na Hora foi aderido pela Secretaria Municipal de Saúde para ampliação ao acesso de serviços na Atenção Primária por meio do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) em horário estendido, com o propósito de ofertar acolhimento, assistência integral e de qualidade à toda população. Objetivo A implantação do programa teve como objetivo reorganizar o fluxo de trabalho das equipes de atenção primária e urgência e emergência, reduzir os atendimentos de baixa complexidade na porta do Pronto Socorro, direcionar esse público para rede básica de saúde à prevenção e promoção, incluindo atenção à saúde do trabalhador e elevar os indicadores de desempenho do Município.

Objetivos

A implantação do programa teve como objetivo reorganizar o fluxo de trabalho das equipes de atenção primária e urgência e emergência, reduzir os atendimentos de baixa complexidade na porta do Pronto Socorro, direcionar esse público para rede básica de saúde à prevenção e promoção, incluindo atenção à saúde do trabalhador e elevar os indicadores de desempenho do Município.

Metodologia

Através de dados coletados, detectou-se um fluxo inadequado de procura nos serviços de saúde do Município, como baixa procura e adesão na rede básica e superlotação na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA). Analisando os dados foram constatados atendimentos de baixa complexidade (classificação azul), patologias crônicas como hipertensão e diabetes, e que em sua maioria eram trabalhadores e ou famílias que procuravam após horário de trabalho. Tendo em vista esta situação, foi aderido ao Programa de Saúde na Hora conforme critérios estabelecidos, em 4 das 10 Unidades de Saúde para atender toda a população. Além disso foi implantado, na UPA, sistema ESUS para agendamento de consultas na rede básica ao grupo de pacientes citado acima especialmente para casos de doenças crônicas não transmissiveis, busca ativa e orientações de paciente com mais de três passagens no PS, e ainda orientações à população através dos canais digitais da prefeitura. Para tanto na rede Básica foram realizados investimentos como adequação das equipes para atender em horário estendido, aquisição de Computador Servidor com infraestrutura necessária para hospedagem do sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão novos equipamentos (computadores, impressoras, wi-fi) e implantação de Tablets para registro de visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde.

Resultados

Após quase um ano do Projeto implantado no Município, observa-se um avanço satisfatório na reorganização do fluxo pela redução dos atendimentos de baixa complexidade na porta da UPA, através da análise dos relatórios quadrimestrais observou-se queda de atendimento na classificação azul passando de 4129 para 2298 atendimentos entre maio a dezembro do ano de 2022, aumento da produção e cadastros das UBS e USF com adesão ao serviço de prevenção e promoção de toda população incluindo trabalhadores por conta do horário acessível, nos diversos serviços como coleta de papanicolau, vacinação, consultas medicas e de enfermagem, odontologia , participação nos grupos em especial de tabagismo, dependência química, serviço de psicologia entre outros, incentivo também às atividades físicas ofertadas. Importante ressaltar o compromisso e profissionalismo de toda equipe da rede, que acreditou no projeto e fez acontecer, ofertando uma saúde de qualidade através de treinamentos e aplicabilidade de tecnologias digitais para agendamentos e confirmações de exames e consultas, tablets que otimizaram os processos de trabalho, permitindo acolhimento de 68% para 85% da população na rede de serviços do sus, dado confirmado pelo aumento de cadastros e serviços realizados. Outro beneficio importante foi em conseqüência desta reorganização, o aumento de receita do recurso federal em 23% em relação ao ano anterior, o que corresponde em média R$ 1.000.000 reais para aplicabilidade em Atenção Básica

Conclusoes

A implantação do programa Saúde na Hora foi a ferramenta que permitiu a organização do fluxo de trabalho em qualidade conforme níveis de assistência e classificação de risco, quantidade dimensionada para cada segmento , elevou a produção dos serviços de promoção e prevenção associado à modernização da infraestrutura tecnológica, adequação de recursos humanos, promoveu a melhora dos indicadores, aumentou o recurso federal para Atenção Básica e principalmente o acolhimento da população de maneira adequada à assistência e a sua necessidade, considerado o maior desafio para Gestão em Saúde , cujo objetivo foi alcançado com excelência no Município de Santa Cruz do Rio Pardo.

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