Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 16 - Casarão

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Palmital

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PLANO CONJUNTO DE AÇÃO EDUCOMUNICATIVA EM SAÚDE EM PALMITAL-SP.

Apresentação/Introdução:

Em visitas domiciliares rotineiras dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, no bairro Paraná, notaram que muitos moradores costumam acumular a água de chuva por conta do desabastecimento da rede pública. Geralmente, são utilizados tambores como reservatórios principais, porém existem diversos outros, de tipos e tamanhos variados. Pudemos observar que as transmissões de Dengue do município, em anos anteriores e mesmo a que ocorreu em 2021, sempre se inicia ou se propaga rapidamente por meio desse bairro. Isso nos levou a considerar a existência de uma possível relação direta entre o armazenamento inadequado de água e as endemias em curso no município. Os moradores informaram que o problema de falta de água persistia por vários anos e que o desabastecimento acontecia até mesmo em períodos de chuvas. Por essa escassez, passaram a armazenar águas de chuva para utilização quando fosse necessário. Com a abordagem dessa temática, o Plano de Conjunto de Ações, proposto como Trabalho de Conclusão do Curso de EduComunicação de 2021, pretendíamos fazer o enfrentamento dessa situação específica e propor alternativas que fossem viáveis para a comunidade e que auxiliassem na resolução desse problema.

Objetivos

Objetivo Geral: ⮚ Eliminar ou minimizar o armazenamento de água de forma incorreta no município, através da conscientização da população sobre os riscos que essa prática oferece, formando cidadãos conscientes que auxiliem no redução de riscos de transmissão de arboviroses causadas pela proliferação do Aedes aegypti. Objetivos específicos: ⮚ Conhecer os hábitos de armazenamento dos moradores do Bairro Paraná ⮚ Produzir vídeos-minuto para orientar a população sobre formas corretas de armazenamento ⮚ Alertar a população sobre os riscos do armazenamento inadequado, divulgando dados sobre as arboviroses ⮚ Propor reflexões com os órgãos responsáveis pelo abastecimento a fim de buscar alternativas para o desabastecimento, bem como demonstrar a relação entre o desabastecimento e as epidemias de dengue ⮚ Propor uma ação conjunta com a comunidade do bairro Paraná a fim de reivindicar abastecimento regular de água, assim a necessidade de armazenamento.

Metodologia

⮚ Realizar pesquisa e entrevistas para melhor compreender o perfil dos moradores que armazenam água e a forma de uso nas residências ⮚ Construir consensos e estabelecer condutas a partir da análise das entrevistas ⮚ Produzir os roteiros, gravar e divulgar os vídeos-minuto ⮚ Elaborar e produzir folhetos educativos sobre arboviroses, infestação do Aedes e formas adequadas de armazenamento ⮚ Divulgar mensagens para a população do Bairro Paraná sobre as atividades do Plano Conjunto de Ações para envolvê-los nas atividades ⮚ Reunir com responsáveis pelo SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto ⮚ Buscar no SAAE informações sobre o desabastecimento ⮚ Formar grupos de WhatsApp que divulguem para as equipes de controle de endemias os períodos de falta de água ⮚ Desenvolver um canal aberto para a população, divulgando os períodos de desabastecimento.

Resultados

Ao final do período de visitas, reuniões, pesquisas e avaliações, houve a regularização do abastecimento de água no bairro Paraná relacionada à instalação de mais uma grande caixa d’água que permitiu o suprimento da demanda daquela região. Além disso, a mobilização deste trabalho conjunto entre os setores despertou o interesse dos moradores e a compreensão da importância tanto do não armazenamento quanto do armazenamento adequado.

Conclusoes

Entre os anos de 2019 e 2020, a população de Palmital sofreu com uma grande transmissão, que registrou mais de 1,5 mil casos positivos de Dengue. Desde então, a equipe gestora da Saúde do município não tem poupado esforços, traçando diversas estratégias a fim de evitar a reincidência do quadro anterior. O Plano de Ação Conjunto EduComunicativo, viabilizou não só a melhoria da qualidade de vida da população como também a redução significativa do armazenamento de água da chuva em baldes e tambores, reservatórios que causam grande preocupação quando visamos o controle de criadouros, a infestação do mosquito e transmissão das arboviroses.