Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 15 - Mascarado

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Guarulhos

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

TODAS HERMANAS: TRATAMIENTO Y ATENCCIÓN A MUJERES Y NIÑAS BOLIVIANAS VICTIMAS DE VIOLACIÓN SEXUAL

Apresentação/Introdução:

O Brasil é considerado um dos principais destinos para migrantes bolivianos, que se concentram na região metropolitana de São Paulo e vão trabalhar em pequenas oficinas de costura (Mesquita e Santos, pg 2) .Também é possível verificar que nas últimas décadas houve um fluxo crescente de mulheres migrantes bolivianas para a Região Metropolitana de São Paulo, com concentração na Região Leste (Mesquita e Santos, pg 5-6))Muitas imigrantes bolivianas vivenciam uma tripla jornada de trabalho, trabalham exaustivamente nas oficinas e continuam trabalhando ao chegar em casa, não somente na arrumação da casa e no cuidado dos filhos, mas também realizando trabalhos de costura no sistema de “facção” ( terceirização do serviço). (Mesquita e Santos, pg 12). Diante deste contexto o NAV Núcleo de Apoio à Vida-Região de Saúde IV de Guarulhos/SP, que é um serviço da Secretaria da Saúde coordenado pela Divisão Técnica da RUE - Rede de Urgência e Emergências sendo coordenadora Simone dos Santos Lima e que está localizado na UBS Alvorada tendo como gerente Fábio José Duarte dos Santos, com atividade focada no atendimento a vítimas de abuso sexual de todas a idades em 20 UBS, contando como técnicas Arlete Rogado Stradiotti -psicóloga e Vera Aparecida dos Santos - Assistente Social, sendo coordenadora técnica Aline David de Farias, nos sensibilizamos com o contexto e desde janeiro de 2022 estamos dando visibilidade ao ”grito silencioso dessas mulheres bolivianas.

Objetivos

Oferecer atendimento humanizado a Mulheres Vítimas de Violência Sexual na área de abrangência do NAV IV/Guarullhos, em idioma espanhol Dar visibilidade a Dor dessas Mulheres Promover a interrupção do ciclo de violência

Metodologia

Nos utilizamos da metodologia de oficinas (talleres), escuta individual e atendimento social e psicológico, articulação e parceria com o Consulado do “Estado Plurinacional da Bolívia” / SP, com o apoio do Excelentíssimo Sr. Cônsul Rolando Ignacio Bulacios e o Vice-cônsul Sr. Ramiro Alfonso Flores Gutierrez, demos início ao atendimento personalizado no NAV IV, oferecendo atendimento em língua espanhola, contando com a parceria do Consulado na gestão de documentação e em casos emergentes com passagens para regresso a Bolívia, quando solicitado pela pessoa. Também contamos com o apoio da Asbrad através do Projeto Migrante e apoio com acesso jurídico gratuito. Para fortalecer essa parceria no dia 02/09/2022 nas dependências do Consulado da Bolívia em São Paulo, a convite do Cônsul Sr.Rolando Ignacio Boulacios e do Vice-cônsul Ramiro Alfonzo Flores Gutierrez, realizamos o “ TALLER DE HERRAMIENTAS DE ATENCIÓN A MUJERES VICTIMAS DE VIOLENCIA”. Neste encontro, realizado em espanhol, foi apresentado as Leis de Bolívia referente a Prevenção a Violência e concomitante, qual Lei fazia paralelo com a Lei Boliviana aqui no Brasil. Ao final foi entregue um material impresso em espanhol com as Leis, Serviços e Fluxos de atendimento a vítimas de violência aos participantes. Período de abrangência: ano de 2022.

Resultados

Visibilidade da dor dessas mulheres. Estabelecimento de vínculos entre os serviços Empoderamento Social e pessoal Construção e distribuição de material impresso em espanhol com leis e fluxos e atendimento a vítimas de violência na Bolívia e Brasil (Guarulhos e São Paulo)

Conclusoes

Foi um pequeno passo frente a grave demanda que o cenário da violência contra mulheres estrangeiras apresenta, mas a experiência vivenciada nos mostrou que, quando atendidas em seu idioma e empoderadas de conhecimento, romper com o ciclo da violência se torna uma meta possível e realizável.

Banner