Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 15 - Mascarado

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Carapicuíba

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

QUALIFICAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE VISITAS DOMICILIARES DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM CARAPICUÍBA-SP

Apresentação/Introdução:

Nos últimos anos, Carapicuíba investiu na estruturação da Atenção Básica com destaque para a expansão de 37 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Amplamente reconhecida pela sua capacidade de compreender de forma mais abrangente o processo saúde-doença, a ESF orienta a organização do sistema de saúde nas práticas assistenciais com foco na promoção, proteção e recuperação da saúde. Salientamos o papel fundamental dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que na prática das visitas domiciliares promovem a escuta e o acolhimento e permitem a sistematização de dados sociodemográficos/epidemiológicos fundamentais para formulação de políticas de saúde. Ressalta-se que, sendo morador da comunidade em que atua, o ACS transita entre os espaços de governo e comunidade, tendo uma relação mais próxima com a população que acompanha, o que favorece a construção de vínculos de confiança. Contudo, na rotina dos trabalhos alguns desafios podem limitar a atuação do ACS bem como suas potencialidades, refletindo na baixa produtividade, cabendo a gestão identificar, acompanhar e construir conjuntamente ferramentas de superação. A presente experiência analisou a prática de visitas domiciliares dos ACS em Carapicuíba em 2021 e início de 2022, observando produtividade aquém da esperada, além da baixa qualidade dos dados coletados. Foram realizadas rodas de conversa nas UBS, com todos os ACS para elaboração e execução de estratégias de ampliação de produtividade e melhoria da qualidade.

Objetivos

- Analisar a prática das visitas domiciliares dos ACS em Carapicuíba, ampliando o potencial de produtividade - Qualificar a abordagem dos indivíduos e das famílias pelos ACS durante as visitas de forma a favorecer o vínculo a partir do conhecimento do contexto familiar e do território e suas potencialidades e vulnerabilidades - Proporcionar melhoria na qualidade da assistência ao usuário com foco no acolhimento, resolutividade e impacto nas condições de saúde. - Padronizar o registro da produção das visitas domiciliares no sistema ESUS e a fidedignidade dos dados coletados.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência realizado em Carapicuíba-SP envolvendo ACS de todas as equipes. Foi realizado um levantamento da produtividade de visitas por ACS entre 2021 e abril de 2022, sendo identificada média de visitas de 25% mês abaixo do esperado e muito variantes entre ACS da mesma equipe, entre equipe da mesma UBS. A partir desse diagnóstico foram realizadas reuniões in loco da equipe de gestão em todas as UBS nos meses de abril, maio e junho de 2022, promovendo rodas de conversa com os gerentes das UBS e os ACS a fim de mapear o processo de visita domiciliar, desde a sistematização da rotina diária até a forma de registro desta produção no ESUS-prontuário eletrônico. Esta ferramenta de diálogo proporcionou a identificação de diversas práticas que estavam impactando na baixa eficiência de cada ACS. Partindo da avaliação crítica e reflexiva dos ACS, gerentes de UBS e gestores, levando em conta o protagonismo dos ACS, compreendendo suas fragilidades e potências, foram traçadas propostas de mudanças a fim de superar as dificuldades encontradas. Em conjunto, definiu-se como meta mínima o quantitativo de 240 visitas realizadas/ACS por mês, entendendo que a alta concentração demográfica do território permite o alcance de forma razoável. As principais dificuldades identificadas pelas equipes foram de âmbito logístico como deslocamento no território, organização de materiais e roteiro de visitas de âmbito de abordagem como estratégias de minimizar as recusas.

Resultados

Carapicuíba, atualmente consta com 212.331 cadastros no sistema E-gestor ab, com população estimada do censo de dezembro 2022 de 406.221 habitantes. No ano de 2021 foram realizadas cerca de 60.000 mil visitas domiciliares pelos ACS. com média de 513 visitas por ACS por ano. Já no ano de 2022 foram realizadas cerca 220.000 visitas domiciliares pelos ACS, com média 2.178 visitas por ACS, um aumento por ACS de 325%. Com a qualificação das visitas houve-se também um aumento na qualificação dos cadastros que no início do projeto era de 188.230 passou para 212.331. O monitoramento semanal dos gerentes das unidades, e as ligações como pesquisa de satisfação, também obtivemos resultados positivos, transferindo ao paciente maior segurança na informação e orientação, gerando assim uma aceitação da população quando ao trabalho do ACS no bairro.

Conclusoes

Por meio dessa experiência pudemos observar a potência de estratégias de educação permanente como rodas de conversa em UBS e a utilização de ferramentas de apoio como o monitoramento de visitas domiciliares como forma de auxiliar a prática, promovendo discussões e elaboração de soluções que levam em conta as particularidades de cada território, considerando o protagonismo dos ACS. O sentimento de valorização do trabalho do ACS, articulado com toda a equipe de saúde, reafirmou o comprometimento destes profissionais, ressaltando a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Indicamos a necessidade de continuidade da ação, compreendendo que esta rotina deve ser contínua na rotina das UBS, permitindo o aprimoramento das ações para a consolidação e fortalecimento da ESF como modelo assistencial na Atenção Básica em Carapicuíba.