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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 15 - Mascarado

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Pirapozinho

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROJETO SAÚDE NOS BAIRROS: PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PIRAPOZINHO.

Apresentação/Introdução:

Sabendo que a Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada do usuário, e é caracterizada por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades, existia uma dificuldade dos usuários na acessibilidade ao serviços de saúde no município, devido ao horário de funcionamento das unidades, das 7:00h as 17:00hs, principalmente dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que deveriam ter seu acompanhamento mais efetivo. Havia um déficit de seguimento desses usuários. Em contrapartida com atual situação, tínhamos o novo modelo de financiamento, Previne Brasil, focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. Esse projeto se deu com objetivo de atender as diretrizes do SUS, com um atendimento universal, integral e com equidade a esse público.

Objetivos

Acessibilidade aos usuários aos serviço de saúde, com horário estendido e com equipe multiprofissional, reduzindo a demanda reprimida, através de uma abordagem efetiva, igualitária, acolhedora, com equidade a população, com ações de prevenção mais efetivas, usando das tecnologias leves aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, em consonância ao novo modelo de financiamento Previne Brasil.

Metodologia

Realizamos encontros quinzenais com os gerentes das unidades, para pactuação de calendário, quantidade de usuários por agenda, busca ativa dos desassistidos e organização dos colaboradores. No período de Setembro a Dezembro foi realizado horário estendido nas 10 unidades, das 17h as 21h, quinzenalmente, uma unidade por vez. Foi utilizado o revezamento entre equipes, priorizando a equipe da unidade e trazendo uma equipe acessória, de preferência a que já tinha recebido o projeto. Foi ofertado especialidades médica, Enfermagem, Nutricionista, Odontologia, e os seguintes procedimentos: consulta médica, enfermagem, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, Vacinação, coleta de Citopatólogico de colo uterino e avaliação odontológica, Equipe de Endemias com abordagem preventiva das arboviroses, e abordando o cunho social entrega de kits de higiene oral, de auto cuidado e distribuição de pipoca e algodão doce.

Resultados

Durante todos os atendimentos houve melhor comunicação entre os profissionais. O revezamento com a equipe acessória que já havia recebido o projeto, trouxe uma troca significativa de experiência, permitindo melhor acesso dos usuários aos serviços devido a facilitação no entendimento de fluxos. Tivemos um aumento de 20% nos atendimentos médicos e 6% de enfermagem em relação ao primeiro semestre de 2022, Tivemos um percentual de aumento da cobertura vacinal de covid-19 nos meses do projeto, de 16%, totalizando 3.591 doses, a equipe de odontologia obteve um aumento percentual de 160% nos atendimentos de atividade coletiva/Individual com rastreamento para câncer Bucal e seguimento de agendamento das demandas mais críticas, A ação de prevenção com a coleta de Citopatólogico mostrou um aumento do rastreamento entre 50 a 100% no dia em que as unidades receberam o projeto, um total 40 usuários foram atendidos da demanda reprimida para avaliação nutricional.

Conclusoes

Houve uma ressignificação da atenção primária em paridade com as diretrizes do novo modelo de financiamento no município. O resultado dessa combinação trouxe maior e melhor acessibilidade dos usuários aos serviços de saúde, diminuição da demanda reprimida, aumento das ações de prevenção, o melhor alinhamento das equipes multiprofissionais para acolhimento e fluxos. O projeto obteve tanta adesão, tanto da equipe multiprofissional, como de usuários, que já está pactuado no município a 2º etapa no primeiro semestre de 2023.

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