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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Nantes

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO FONTE TRANSFORMADORA DO PROCESSO DE TRABALHO

Apresentação/Introdução:

Este trabalho traz uma reflexão da importância da Educação Permanente em Saúde como fonte transformadora no processo de trabalho e fortalecimento com os trabalhadores de saúde, gestão e população. A equipe do Núcleo de Educação Permanente e Humanização Municipal de Nantes retomaram as atividades no mês 03/2022, porém é importante ressaltar que o NEPH Municipal foi implantado em abril de 2015. O NEPH municipal é constituído por trabalhadores de saúde de vários segmentos, no qual se observou, que na pós-pandemia a equipe de saúde se apresentava desarticulada, fragilizada e com ações fragmentadas. A partir daí, pensou-se em ouvir os trabalhadores em relação aos seus anseios e necessidades, para definir estratégias a fim de qualificar o trabalho e a gestão por meio da Educação Permanente. A Educação Permanente em Saúde (EPS) no processo de construção, de troca de saberes, se faz necessário para estabelecer estratégias que possam potencializar e transformar as práticas do trabalho, contribuir com a gestão para qualificar o SUS, com foco na integralidade, na equidade e na universalidade.

Objetivos

• Restabelecer o vínculo com a equipe de saúde pós-pandemia e reorganizar o serviço de saúde a partir da Educação Permanente em Saúde. • Promover formação dos trabalhadores da Atenção Básica (AB) a partir das necessidades e dos problemas elencados pela equipe • Matriciamento com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Presidente Prudente (CERESTPP), formação aos trabalhadores da AB. • Fortalecer o vínculo da equipe e favorecer o entendimento da corresponsabilidade no processo de trabalho. • Promover rodas de conversas e trocas de saberes, experiências pessoais, profissionais, respeitando a formação de cada um e suas competências, a fim de construir propostas e planejamento em rede para a qualificação do serviço de saúde. • Articular com os setores do município CRAS, equipe multidisciplinar, e demais setores de saúde, VISA e VE. • Retomar as atividades em grupo e pontuais com a população.

Metodologia

O processo de construção de retomada de intervenção se deu a partir de um movimento ativo do NEPH municipal de Nantes, com a realização de reuniões, capacitações, rodas de conversa e planejamento estratégico situacional, dividido por partes. A partir dos encontros do NEPH Regional da CIR do Alto Capivari, no qual a equipe municipal colocou o problema. Foi sugerido, elaboração de um questionário abordando o seguinte aspecto: Quais as dificuldades e necessidades se detectam no seu processo de trabalho? A partir dos problemas elencados como podemos trabalhar a E.P? Os dados possibilitaram ao grupo estabelecer estratégias para retomar as atividades e integrar a equipe que estava fragilizada naquele momento. Foram divididos em duas equipes: ESF e UBS, e participaram recepcionistas, motoristas, profissionais das especialidades, serviços gerais, colaboradores e gestão. No momento do encontro se manteve o atendimento apenas em uma unidade. Em parceria com o psicólogo do CERESTPP e apoio voluntário do setor religioso foi trabalhado o acolhimento, humanização, os aspectos e perdas durante e pós-pandemia, e as possíveis maneiras de seguir em frente. As reuniões passaram a ser semanalmente em equipe multidisciplinar com discussão de casos e construções de propostas. Construção e participação na agenda, fortalecimento do vínculo com a equipe e gestão. Nos encontros o NEPH municipal utilizou de dinâmicas, brincadeira lúdicas, texto de reflexão para interagir com a equipe.

Resultados

No processo de retomada das atividades da EP, os colaboradores de vários segmentos da saúde, que responderam ao questionário foram de 41,17%. A partir destes dados, foi possível conhecer a realidade e anseios da equipe naquele momento e traçar estratégias para potencializar e transformar as práticas de trabalho. O diagnóstico nos permitiu traçar a melhor estratégia para articular com as equipes, estabelecer os vínculos através dos encontros do NEPH Municipal, empoderar as equipes, estabelecer um contato mais direto entre trabalhadores da saúde, a gestão e os usuários: • Adesão a reunião de equipe multidisciplinar semanalmente, rodas de conversas, discussão de casos, a troca de saberes valorizando as experiências de todos. • Houve uma melhora no processo de trabalho com a divisão do prédio que antes era ESF/UBS. • Retomada dos grupos de hipertensos e diabéticos e atividades pontuais com a população geral Percebemos a integração com equipe/gestão no planejamento da agenda. Além disso, é importante ressaltar que o Matriciamento do CEREST Presidente Prudente juntamente com o NEPH Regional da CIR do Alto Capivari, da Articuladora da Atenção Básica, do Apoiador do COSEMS foi de suma importância para o desenvolvimento das atividades, capacitações, orientações e apoio, consequentemente uma reaproximação da equipe e fortalecimento. Baseado nas partilhas é possível observar a transformação do processo de trabalho no município de Nantes através da EPS.

Conclusoes

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma construção diária e continua, ela é efetiva quando construída a partir da troca de experiências e saberes, e deve respeitar a individualidade, a formação e especialidade de cada um, e todos devem se sentir parte deste processo (sentimento de pertencimento). O processo de EPS deve ser adequado com as necessidades local e o que se vivência no momento. É importante ressaltarmos que a EPS ocorre em um movimento constante, assim deve ser estimulada a participação de todos, trabalhadores da saúde, gestão e usuários, visando os princípios do SUS, a integralidade, a equidade e a universalidade. Conclui-se que a Educação Permanente em Saúde é a principal ferramenta formadora do processo de trabalho através dos recursos humano como fonte potencializadora.

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