Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 1 - Lago dos Tigres

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

São Caetano do Sul

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM URGÊNCIA DE SÃO CAETANO DO SUL

Apresentação/Introdução:

O serviço de atendimento pré-hospitalar de São Caetano do Sul atende mais de 1200 ocorrências de urgência por mês no município. Treinamentos e capacitações já fazem parte do nosso escopo de atuação há muito tempo. No entanto, em 1 de julho de 2022, inauguramos oficialmente o nosso Núcleo de Educação em Urgências (NEU). Contamos com profissionais experientes, com gabarito e know-how para um time de excelência no quesito vivências/instruções, que são eles, médico, Assistente Social, Condutor socorrista, enfermeiros e técnico de enfermagem. De acordo com a portaria 2048/MS, o Núcleo de Educação em Urgência tem como base fundamental a capacitação, habilitação e educação permanente dos colaboradores do serviço de atendimento pré-hospitalar local (SAMU SCS/SOS CIDADÃO) integrado à realidade e às diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS. O presente trabalho tem como proposta elucidar e descrever a atuação do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), onde é realizada a capacitação, habilitação e formação intersetorial para a urgência

Objetivos

O objetivo do NEU é promover programas de formação e educação permanente com treinamentos práticos para atender ao conjunto de demandas diagnosticadas em cada setor, fundamentando o modelo pedagógico na problematização de situações reais Capacitar os recursos humanos envolvidos em todas as dimensões da atenção de saúde municipal Incentivar a criação de equipes multiprofissionais multiplicadoras que possam aplicar e implementar a educação permanente nos serviços de saúde ou não Agregar profissionais com experiência prática em urgência, potencializando sua capacidade educacional Desenvolver de forma participativa e sustentada as políticas públicas voltadas para a área da urgência Certificar anualmente os profissionais atuantes nos diversos setores relativos ao atendimento das urgências.

Metodologia

O NEU, faz parte do serviço de atendimento pré-hospitalar do SOS Cidadão/SAMU SCS e realiza a capacitação, habilitação e educação permanente intersetorial para urgências. São realizadas formações teórico-práticas de cidadãos, onde é aprendido sobre o acolhimento, cuidados à saúde e orientação sobre urgências e emergências. Os temas abordados na capacitação são: ferimentos, hemorragias e uso de torniquetes, queda, engasgo, convulsão e desmaio, parada respiratória, e também como acionar o Serviço de Urgência e Emergência do município e seu modus operandi. São capacitados os profissionais da rede pública do ensino municipal, bem como, outras instituições de saúde e ainda o público em geral.

Resultados

Esse projeto de grande relevância é uma forma de educar a população geral de como socorrer e dar assistência a uma pessoa que está passando por uma situação médica de urgência, e, serve para, num primeiro momento, auxiliar antes da chegada da equipe de atendimento pré-hospitalar. São técnicas importantes que podem salvar vidas. Essa abordagem educacional diferenciada, empática e engajada transforma a cultura corporativa dos colaboradores, fortalece e integra as equipes de saúde, valoriza o profissional cujo conhecimento é posto em prática imediatamente após os treinamentos. Sendo assim, essa conduta assegura um olhar humanizado e o comprometimento de todos na qualidade da assistência garantindo uma intervenção de excelência de acordo com as boas práticas do atendimento pré-hospitalar. Por outro lado, o paciente no foco da atenção, com abordagem técnica, acolhimento e empatia, resgata sua dignidade através do cuidado diferenciado e seguro da equipe sob o prisma da promoção de saúde integral no seu contexto biopsicossocial. Por fim, salientamos a importância deste trabalho no âmbito da discussão e implantação de novas políticas públicas no cenário de urgências e emergências do município. Desde sua implantação foram formados, cerca de 700 pessoas, entre o público interno e externo.

Conclusoes

Ao se considerar imprescindível a continuidade de nossa proposta de transmissão de conhecimento e ampliação da rede de formação e capacitação em urgência no município, realizamos treinamentos e atualizações para os mais diversos estabelecimentos, sejam eles de saúde ou não: ⁃ Atenção Básica da Saúde Municipal ⁃ Loja de materiais de construção Leroy Merlin ⁃ FATEC SCS ⁃ Escoteiros Mirins de São Caetano do Sul ⁃ Fundação das Artes de São Caetano do Sul ⁃ Escola de Artes Marciais Chinesas - Associação TAN LAN CHOY LAU FUT ( KUNG FU SHAOLIM ) de São Caetano do Sul ⁃ Ligas acadêmicas de medicina e enfermagem ( USCS, FMABC, UNIFESP ) ⁃ LATAM - SIPAT

Banner