Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 13 - Sertaneja

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

São Caetano do Sul

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE LINHA DO CUIDADOS DE PACIENTES COM SOBREPESO E OBESIDADE

Apresentação/Introdução:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o sobrepeso e a obesidade uma epidemia global e um problema grave de saúde pública. A obesidade e o sobrepeso representam uma grave ameaça à saúde do adulto, estando associadas ao risco de doenças crônicas degenerativas, como diabetes, doenças cardiovasculares e outros distúrbios endócrinos e metabólicos, alguns tipos de câncer e osteoartrite. Além de comprometer a qualidade de vida, a limitação da prática de atividades físicas e na saúde mental (CORREIA et al., 2011). Até 2018 qualquer médico da rede de saúde São Caetano do Sul encaminhava pacientes para cirurgia bariátrica, sem critérios estabelecidos que qualificassem tal encaminhamento. Além disso, não havia assistência na Atenção Básica para conscientização dos obesos. Isso causou demanda reprimida e insatisfação por parte dos usuários que criaram expectativas de perda de peso rápido após tal encaminhamento. A secretaria de saúde ofertava a cirurgia bariátrica aos munícipes. Além da equipe médica, o paciente tinha assistência pontual com nutricionista e psicóloga. Essa oferta era insuficiente para impactar na conscientização e mudança de hábitos. Após aproximadamente 8 anos, apurou-se que cerca de 50% dos casos que fizeram a cirurgia bariátrica nessas condições, tiveram insucesso. Diante disso, iniciou a organização da rede para oferecer assistência integral às pessoas com sobrepeso e obesidade, considerando a promoção da saúde, prevenção e tratamento da obesidade.

Objetivos

Construir e implantar uma linha de cuidados de sobrepeso e obesidade orientar os profissionais de toda rede de saúde demonstrar os fluxos assistenciais e estabelecer o percurso na assistência integral aos usuários, desde a promoção à saúde ao acompanhamento pós bariátrico.

Metodologia

Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, sobre a implantação da linha de cuidado de sobrepeso e obesidade, no município de São Caetano do Sul. Foram utilizadas ferramentas da Educação Permanente em Saúde para construção da linha de cuidados à pessoa com sobrepeso e obesidade através de oficinas (encontros) com gestores e profissionais como agente comunitário de saúde, auxiliar e técnico de enfermagem, enfermeiro, médico da família, médico endocrinologista, médico cirurgião gástrico, dentista e profissionais do NASF.

Resultados

Em 2018 foi construída e implantada tal linha de cuidados com ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento da obesidade através dos seguintes programas: Saúde na Escola, Crescer Saudável e Território Conectado - crianças e adolescentes Grupo de Qualidade de Vida - adultos com sobrepeso e obesidade grau I Grupo de Saúde Diária (GSD) - adultos com obesidade a partir de grau II Cirurgia bariátrica Apoio psicológico e nutricional pós bariátrica Cirurgia plástica reparadora. O GSD é o programa de até 2 anos, que aborda especificamente pessoas com IMC acima de 35, portanto possivelmente elegíveis à cirurgia bariátrica. São encontros quinzenais de 1 hora com psicóloga e nutricionista, onde são abordados temas relacionados à alimentação saudável e adequada, relação do indivíduo com a comida e prática de atividade física. Cada UBS possui um grupo de 20 usuários, totalizando 240. A indicação de cirurgia bariátrica só ocorre quando há consenso entre médico da família, nutricionista e psicólogo do GSD. O GSD tem um profissional de educação física que faz avaliação individual, prescreve e oferta grupo de atividade física específica. A estruturação da rede em todos os níveis de atenção, ofertou mais serviços com propósito de perda de peso com enfoque na saúde, proporcionou maior conscientização e mudança dos hábitos dos usuários, diminuindo as indicações de cirurgia bariátrica. E nos casos que necessitam desse recurso, aumentou a chance de sucesso a médio e longo prazo.

Conclusoes

A construção da linha de cuidados foi realizada de forma ascendente e democrática por meio de ferramentas da Educação Permanente em Saúde. Dessa forma conseguimos alcançar um maior envolvimento de gestores e profissionais de saúde, criando uma rede fortalecida e integrada para dar melhor assistência aos usuários com sobrepeso e obesidade que utilizam o SUS do município de São Caetano do Sul.

Banner