Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 8 - Gruta Terra Ronca

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Roraima

Cidade

Boa Vista

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DOMICILIAR EM PACIENTES ACAMADOS E COM MOBILIDADE REDUZIDA EM BOA VISTA-RR

Apresentação/Introdução:

O município de Boa Vista - RR, possui atualmente 09 equipes de Estratégia de Saúde da Família, com a presença de cirurgiões dentistas, estes oferecem um atendimento diferenciado nos territórios de sua competência, se aproximando cada vez mais da população atendida. Foi observado que vários pacientes acamados tinham sua condição de saúde bucal precárias, com necessidade de atendimento odontológico de rotina, em ambiente ambulatorial. Em 2020 a prefeitura municipal de Boa Vista - RR, adquiriu 03 consultórios portáteis, composto: por cadeira estilo mocho para o cirurgião dentista, equipo modular odontológico com saídas de alta rotação, baixa rotação e sugador, compressor odontológico e cadeira odontológica portátil para o acondicionamento do paciente. Após o treinamento inicial do funcionamento dos equipamentos, algumas equipes fizeram o levantamento de quantos pacientes acamados e com necessidade de atendimento domiciliar tinham em cada área. Na área da qual eu faço parte que é a 5.7, bairro Jóquei Clube e redondezas, foram identificados alguns pacientes que precisavam desse tipo de atendimento. O atendimento consiste numa visita preliminar aonde verificamos a necessidade de tratamento, quais meios a residência tem como: pontos de energia e iluminação para que o atendimento pudesse ocorrer de forma segura. Os pacientes atendidos no domicilio, estão em tratamento continuo, alguns com alta, mas que são constantemente monitorados nas condições bucais.

Objetivos

- Oferecer atendimento odontológico completo, com os serviços prestados pela atenção básica, em pacientes acamados e com mobilidade reduzida. - Garantir uma melhora nas condições bucais dos pacientes acamados no município de Boa Vista - RR.

Metodologia

No ano de 2020, a prefeitura municipal de Boa Vista - RR adquiriu os equipamentos para atendimento domiciliar, por conta da pandemia de COVID- 19, as equipes odontológicas responsáveis pelo atendimento domiciliar, tiveram que realizar somente o treinamento com esses equipamentos adquiridos. Em 2021 foi realizado um levantamento epidemiológico na área da equipe 5.7 da UBS Arminda Gomes, bairro Jóquei Clube, dos pacientes com necessidade de atendimento domiciliar, esse atendimento só foi possível, no ano de 2022, por questões sanitárias relacionadas à pandemia. Para que esse atendimento ocorra, a equipe faz um treinamento em conjunto, para a correta atuação durante o atendimento, visando mitigar intercorrências que possam advir. O paciente atendido passa a integrar a agenda, com visitas esporádicas. A família acompanha todo o processo, muitas vezes ajudando, outras dando conforto, e recebe várias orientações

Resultados

Foram atendidos 04 pacientes acamados da microárea 5.7 de saúde do município de Boa Vista - RR, no ano de 2022, alguns com mais de 12 anos que não tinham acesso a esse tipo de atendimento. O atendimento odontológico de pacientes acamados e com mobilidade reduzida proporciona bem estar ao paciente e aos seus familiares que lidam todos os dias com os problemas dele. Reduz infecções bucais, minimiza a dor, restabelece além da saúde a autoestima. Atualmente a equipe atende 07 pacientes na área 5.7 e 5.6, com controle de infecções e manutenção da saúde bucal, com expansão para outras equipes da ESF.

Conclusoes

Nos princípios fundamentais do SUS, a universalidade e integralidade denotam que todos os cidadãos brasileiros têm direito a saúde de forma integral, sendo de responsabilidade dos governos garantirem esse direito, independente de qual esfera. Devemos criar mecanismos para atingir aquela parcela da sociedade que tem dificuldade nos serviços ofertados pelo SUS. O atendimento odontológico domiciliar em pacientes acamados e com mobilidade reduzida surge dessa necessidade, garantir saúde, são pacientes que estão anos sem o devido atendimento, com altos índices de cárie e doença periodontal, doenças que prejudicam e muito o paciente, piorando sua condição que já está fragilizada. Com aumento das equipes treinadas e aquisição de mais equipamentos portáteis, poderemos atingir ainda mais esse público, realizando nosso papel que é oferecer uma saúde de qualidade a todos que necessitam.