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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 18 - Chuveirinho do Cerrado

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Suzano

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

COLETA, ANÁLISE E GESTÃO DE DADOS COMO CAMINHOS PARA A AMPLIAÇÃO DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS NA APS

Apresentação/Introdução:

A coleta de dados durante os atendimentos dos cidadãos, além de fornecer informações cruciais, é um recurso importante para a obtenção de um diagnóstico situacional preciso. Auxilia no planejamento de ações, com foco na prevenção e na promoção da saúde, e é fundamental para oferecer uma assistência mais qualificada. Representando não só uma forma de aprimoramento da assistência, como também uma ferramenta de estruturação de ações para a população, o registro correto dos dados é uma atividade essencial na Atenção Básica. Ao considerar o atual modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde, tornou-se imprescindível a qualificação desses dados, a capacitação dos profissionais e a utilização de sistemas de informação precisos e confiáveis. Para que haja um funcionamento adequado desses sistemas, é necessária uma estrutura informacional apropriada nas Unidades de Saúde. As ferramentas computacionais e tecnológicas facilitam a alimentação e o processamento dos dados, e são fundamentais no armazenamento e na busca otimizada de informações que possam auxiliar os profissionais durante a assistência. Dessa forma, é evidente o potencial dos equipamentos tecnológicos na organização e no funcionamento dos serviços de saúde. Contudo, além de profissionais capacitados, sistemas de informação eficazes e estrutura de informática adequada, faz-se necessário o monitoramento, análise e gestão dos dados, visando a melhoria da assistência e a ampliação de recursos financeiros na APS.

Objetivos

Qualificar os dados coletados na APS, conscientizando e capacitando os profissionais da saúde como parte da estratégia Implantar um Sistema de Informação terceiro e uma estrutura computacional e tecnológica capazes de facilitar a alimentação dos dados Monitorar os registros e realizar a curadoria das informações que serão exportadas para a base do Ministério da Saúde, evitando que as fichas de atendimentos e de procedimentos sejam invalidadas no processo de exportação Assegurar, paralelamente, que as metas estipuladas no atual modelo de financiamento da Atenção Primária sejam alcançadas, ampliando, assim, a captação de recursos financeiros Proporcionar, ainda, a geração de relatórios úteis para a análise territorial, transformando os dados em fonte de informações para conduzir, de maneira fundamentada, as ações de saúde direcionadas às necessidades da comunidade local, além de auxiliar as equipes nos processos de trabalho.

Metodologia

Inicialmente, a apropriação dos módulos e do funcionamento do Sistema de Informação a ser implantado, o Sonner, foi fundamental. Foram relevantes, também, o estudo e o aprofundamento nos critérios de financiamento do Programa Previne Brasil. A primeira capacitação da Rede Básica de Saúde foi realizada em março de 2020, com foco nos cadastros de pacientes, ressaltando a importância de uma base cadastral qualificada para o alcance das metas. Em setembro do mesmo ano, uma nova capacitação teve como pauta os Indicadores de Saúde, com a realização de demonstrações de registro das informações de atendimento no Sistema. Através da utilização do Sistema na rotina das Unidades Básicas, tornou-se evidente a demanda por um setor que atuasse como apoio à Rede. Dessa forma, a partir de março de 2022, foi instituído o atual setor responsável pelo monitoramento, gestão e curadoria das informações produzidas nas Unidades. A nova equipe foi responsável pelas novas capacitações dos profissionais, com conteúdos teóricos e práticos, desenvolvendo, ainda, uma Biblioteca Virtual, composta por vídeos instrutivos e materiais de apoio para consulta, a fim de sanar dúvidas e garantir a qualificação dos dados. Ademais, o setor procedeu com o levantamento dos equipamentos de informatização, assim como de infraestrutura e de conectividade da rede de Internet. A adequação da estrutura de informática foi essencial para a implantação do sistema de Prontuário Eletrônico em algumas Unidades.

Resultados

Os processos de capacitação da Rede impactaram significativamente nos dados produzidos, tanto no aumento quantitativo de fichas válidas no processo de exportação, quanto na qualidade, sendo essa comprovada pela diminuição de inconsistências apresentadas. Houve um aumento de 35% de fichas válidas, comparando os anos de 2021 e 2022. Concomitantemente, houve uma diminuição de 23% de fichas invalidadas durante a exportação. A implantação do prontuário eletrônico em algumas Unidades foi relevante para a qualificação dos dados, pois permitiu que o próprio profissional registrasse seus atendimentos simultaneamente no Sistema, evitando a perda de informações. É importante ressaltar que a utilização de uma base teste de exportação prévia foi essencial no processo de curadoria dos dados. Observando os relatórios de inconsistências de 2022, é possível comprovar a eficácia no tratamento das informações, visto que, no segundo semestre, apenas 0,01% da produção total foi barrada na exportação para a base do Ministério da Saúde. Em concordância, o aprimoramento e a adequação do Sistema de Informação, conforme as demandas das Unidades, compõe uma das táticas utilizadas pela equipe, junto aos analistas do Sistema. O emprego das estratégias impactou diretamente nos Indicadores de Saúde do Previne Brasil. O índice Sintético Final do Município ampliou de 5,56 para 7,05, entre o primeiro e o terceiro quadrimestre de 2022. Neste último, todas as metas dos Indicadores de gestantes foram alcançadas

Conclusoes

O registro qualificado dos atendimentos e procedimentos realizados na Atenção Básica contribui para a oferta de uma assistência de qualidade ao paciente, provê informações para nortear a construção de políticas de saúde e é um determinante primordial na captação de recursos financeiros, visando uma melhor estruturação da Atenção Primária. Através da capacitação dos profissionais, da melhoria da estrutura informacional e de conectividade, e da qualificação gradativa do Sistema de Informação próprio do município, obtivemos resultados positivos na saúde local. A curadoria de dados e o monitoramento das informações vêm sendo trabalhadas de maneira minuciosa, proporcionando um olhar direcionado às linhas de cuidado para posterior análise em parceria com as respectivas áreas técnicas. O contato ativo com a Rede, através da oferta constante de suporte, bem como o incentivo ao envolvimento e reconhecimento das equipes de saúde nos processos e na avaliação dos resultados, enfatizou a importância dos dados como ferramenta norteadora nas tomadas de decisões. A análise dos resultados pelos gestores consolida uma cultura avaliativa, valorizando a informação para o planejamento de ações, processos de trabalho e políticas públicas.

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