Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Roraima

Cidade

Mucajaí

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

IMPLEMENTAÇÃO E IMPACTOS DA TECNOLOGIA: INFORMATIZAÇÃO NA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE MUCAJAÍ, RORAIMA.

Apresentação/Introdução:

Atualmente, os Sistemas de Informação estão sendo mais amplamente usados no apoio à saúde da população e nas atividades de Saúde Pública relacionados à prevenção e promoção de saúde, controle de doenças, vigilância e monitoramento. Com tudo, no estado de Roraima, há um fator bastante imprescindível quando se trata dos Sistemas de Informação, que é a qualidade da conectividade de internet. Por ser um Estado mais distante e em constante desenvolvimento tecnológico, o acesso à internet e por muitas vezes, a falta de conexão desta, dificulta a condução das ações relacionadas aos Sistemas de Informação. Por esse motivo, encontra-se grandes dificuldades nos municípios do estado de Roraima, na implementação de sistemas, o que pode gerar a perda da qualidade dos indicadores. Mas apesar das dificuldades, tem-se desenvolvido e implementado meios que possibilitam o alcance de metas positivas e o desenvolvimento dos municípios, em especial, o município de Mucajaí.

Objetivos

Implantar e implementar uma rede de informatização estruturada nos serviços de saúde do município de mucajaí Informatizar as 9 unidades básicas de saúde (UBS) e demais instituições de saúde do município de mucajaí Utilização de internet como fonte de acesso aos sistemas pelos serviços de saúde do município de mucajaí Fornecer amparo tecnológico como tablets para todos os nossos ACS e equipe volante de vacinação Aplicação dos aplicativos gerenciais disponíveis Manter o processo de educação permanente aos profissionais de saúde.

Metodologia

Trata se de uma experiência exitosa acerca de toda estrutura de Rede de Informatização no município de mucajaí, estado de Roraima, em processo de implantação nos últimos três anos. O procedimento de pesquisa foi do tipo relato de experiência e qualitativa. Este estudo visou demonstrar a evolução desse processo de informatização no município em três cenários específicos. Nesse sentido, o município passou a ter acesso à internet em todo seu território, bem como todas as unidades básicas de saúde (UBS) informatizadas. Fez-se necessário a utilização de vários meios de informação, como computadores de Lan house como laboratório para conseguir entender o Sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), muitas vezes, devido à falta de laboratório tecnológico no município. Atualmente já é uma realidade a utilização de aplicativos como eSUS AB Território, eSUS vacinação, eSUS HELP, eSUS Gestão e PEC nas unidades de saúde pelos profissionais.

Resultados

Diante de algumas dificuldades encontradas no município de mucajaí, se fez necessário identificar e compreender como se dava a utilização do Sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Então, elencou-se uma estratégia de acordo com a realidade local, que contou com uma construção e preparação gradativa em um período de três anos. Nesse período, mesmo com a ocorrência de várias mudanças e adequações, foi possível aprimorar o Sistema de Informação e Rede de acesso e, a instalação do PEC e APP que viabilizaram o processo de trabalho. Como resultados, houve a aquisição de computadores e tablets (utilização de tablet pelos enfermeiros e ACS nas visitas domiciliares melhorando a qualidade de atendimento ao paciente), link de acesso VPN e link de Ip público. Após isso, houve a implantação do servidor centralizado, gerando uma conexão em todas as UBS do município, garantindo o acesso dos profissionais de saúde ao PEC. A Rede lógica foi desenvolvida por etapas e cenários. Cenário 1, que no ano de 2019 não era possível a implantação da PEC nos serviços de saúde devido a falta de acesso a internet. Cenário 2, na transição do ano de 2019 a 2020, já foi possível ter um acesso com Intranet, ou seja, os serviços de saúde já passaram a acessar os sistemas em suas localidades. Cenário 3, entre os anos de 2021 e 2023, implantação do sistema foi ampliada, e além do acesso à internet/VPN e ao PEC, foi possível intalar um cetralizador geral no município.

Conclusoes

Dentre as principais premissas do e-SUS, destacam-se, reduzir o retrabalho de coleta dados, individualização do registro, produção de informação integrada, cuidado centrado no indivíduo, na família e na comunidade e no território e, o desenvolvimento orientado pelas demandas do usuário da saúde. Com esta tecnologia os municípios precisam se organizar conforme sua estrutura para implantar alguns dos cenários disponíveis para que as produções sejam lançadas. Dessa forma, o município de mucajaí passou a ter um cenário de maior apropriação do sistema pelos profissionais, e a sensibilização destes para atualizações e importância do sistema de informação, como norteador do processo de trabalho e garantia de produtividade simplificação do processo de cadastramento e atualização dos cadastros da população no território eliminação das fichas físicas de cadastro das famílias e maior rapidez no compartilhamento de informação com o restante da equipe. O município teve uma evolução significativa nos repasses financeiros como captação ponderada, indicadores por desempenho e principalmente qualidade da informação, auxílio na gestão e na organização do processo de trabalho.