Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 14 - Bandeira

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Eldorado

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

MOBILIZAR A SOCIEDADE CIVIL PARA 1ª CONFERÊNCIA EM SAÚDE MENTAL DO MUNICÍPIO DE ELDORADO/SP.

Apresentação/Introdução:

A experiência que vamos relatar ocorreu no municipio da Estância Turistica de Eldorado/SP, cidade com quinze mil habitantes, terra de quilombos, indigenas e ribeirinhos. O ano de 2022 foi um divisor de águas para equipe do Centro de Atenção Psicossocial, na qual pudemos vivênciar a experiência de organizar a primeira conferência municipal de saúde mental do municipio de Eldorado, sendo assim, percorremos os territórios com as pré conferências abordando o tema central : Fortalecer e garantir politicas públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos. Quando nos deparamos com essa jornada vimos como desafio reunir a população para reunião em mundo pos pandemia devido a COVID- 19. Por esse motivo, eram dois desafios a serem encarados, reunir a população e debater um tema que ainda gera preconceito que é saúde mental. Sendo assim, o desafio foi aceito pela equipe do CAPS, vimos a importância de levar a temática para os bairros, conscientizar a população que saúde mental é uma politica publica, que deve ser conversada e que precisa de investimentos, que precisamos falar em saúde mental de uma forma leve e sem burocracia livre de preconceitos, trabalhar a reforma psiquiatrica e desconstruir olhar asilar, ou seja, que os cidadãos com diagnóstico de transtorno mental, tem o direito de ser atendido no CAPS e que ele pertence ao terirritorio em que mora. Que ele é um cidadão de direito que por trás de um dignóstico existe um ser humano.

Objetivos

Demonstrar o processo de sensibilização, realizado através das plenárias nas comunidades ribeirinhas e quilombolas para fomentar a discução em saúde mental como politica pública visando a realização da 1º Conferencia em Saúde Mental do município de Eldorado/SP. Proporcionar o empoderamento da sociendade civil como sujeito de direito para juntos construirmos um modelo de saúde mental municipal fortalecida.

Metodologia

O desenvolvimento das ações foram de forma qualitativa, percorremos os territórios juntamente com as ESF – Estrategia Saúde da Familia e realizamos ações intersetorial, dos oito (08) encontros das plenárias , três (03) foram realizadas em conjunto com o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. Em média participaram cerca de dez (10) a (15) pessoas por plenária. As plenárias foram acontecendo de forma tranquila, tinhamos elaborado perguntas para nortear as conversas, através das perguntas vinham os relatos. Durante os encontros pontuamos sobre a participação social na construção da politica em saúde mental, saúde como direito, pontuamos sobre a reforma psiquiátrica, a forma de atendimento não asilar. Dos grupos realizados a faixa etária foi mista, tivemos público jovem, adulto e idosos, a proporção, maior foi de mulheres. O início da atividade a 1º Plenária foi no dia 05 de Abril de 2022 no Quilombo Sapatu, finalizamos a ação no dia 28 de Abril de 2022 com a Primeira Conferência em Saúde Mental de Municipio de Eldorado. Ressaltamos que no dia da conferência tivemos a participação dos clientes do CAPS, o Hino Nacional e o Hino do município de Eldorado foi cantado por pela Eloísa que é cliente da CAPS e tivemos uma mostra “In Memorian” dos quadros da cliente Dora Maria de Freitas Silva, no final do encontro o cliente Yago fez a leitura de um poema.

Resultados

Foi gratificante percorrer entre as comunidades ribeirinhas e quilombolas com a plenária em saúde mental enfatizando para que todos participem da 1º Conferência em Saúde Mental do Municipio de Eldorado, em cada plenária pudemos ouvir relatos de familias, que trouxeram em suas falas a reivindicação de acesso a medicação, por qual motivo o filho ser dignosticado com Autismo aos 3 anos não tem acesso a Respirodona, medicamento esse que é ofertado pelo Programa Alto Custo porém tem acesso ao programa crianças a partir 5 anos. Em cada plenária realizada convidavamos os participantes para conferência, procuravamos em cada plenária mostrar que o principal ator desse evento eram os eles proprios, que a participação da sociedade civil é de extrema importãncia. Outra fala importante por qual motivos não temos Neuropediatria em nossa região (Região do Vale do Ribeira) a neuropediatra, consultando o sistema CROSS de agendamento (municipio de Eldorado) existem 24 guias aguardando consulta com o especialista em neuropediatra, outra fala importante que uma mãe trouxe foi a não judiscialização dos casos de psiquiatria, até que ponto o judiciario pode intervir na saúde do meu filho ? além das reividicações, dos casos que cada cidadão trouxe, tiveram sugestões, por um serviço descentralizado, para que ocorra mais ações nos bairros referente a saúde mental. A 1°Conferencia em saúde mental ocorreu no dia 28 de Abril, onde foram apresentados as propostas levantas nos bairros.

Conclusoes

A vivência de percorrer os territorios para realizar as pré conferencias, foi uma experiencia gratificante, na qual fortalecemos a participação da população para um tema importante que é saúde mental, desmestificando modelo asilar, desmestificando a loucura, conscientizando a população que precisamos ampliar o espaço de discução em saúde mental, o relato de cada cidadão, foi valorizado, sendo assim, podemos mostrar que saúde mental, se discute e se constroe no território que não podemos encarar o tema com preconceito e de forma isolada, que sáude mental é uma pauta sim de politica publica que precisa de investimento. As pré-conferências, contribuiu grandemente para esse processo de sensibilização para realização da 1º Conferencia Municipal em Saúde Mental. Elegemos 2 delegados ( representando trabalhador e usuáio do serviço) os dois vão participar da conferencia estadual (12,13 e 14 de Fevereiro 2023) e nacional. Com o encerramento desse trabalho todos os envolvidos funcionários e sociedade civil sairam com outro olhar referente a saúde metal e passaram a frequentar o serviço de saúde mental, como protagonistas, cientes da importância desse cuidado.

Banner