Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 13 - Sertaneja

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Gavião Peixoto

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

GESTÃO COMPARTILHADA – IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROCESSO HORIZONTAL DE GESTÃO EM GAVIÃO PEIXOTO/SP

Apresentação/Introdução:

O presente trabalho tem a finalidade de relatar a experiência do gestor da Secretaria Municipal de Saúde com a instituição de um grupo de gestão com espaço de conversa definido para alinhamento, discussão e resolução de assuntos relacionados a gestão e ao processo de trabalho das equipes da saúde. A gestão compartilhada é um modelo de gestão em saúde que se contrapõe ao paradigma de hierarquias no gerenciamento das instituições de saúde, ou seja, em vez de uma lógica vertical de poder em que a palavra final vem de cima, a gestão compartilhada funciona de forma horizontal onde os diferentes atores participam democraticamente dos processos de gestão. Tal modelo vem de encontro ao princípio do protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos colocado com a criação da Política Nacional de Humanização (PNH), lançada em 2003, e que busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder. Neste sentido a intenção era trazer para a forma de fazer gestão um espaço instituído que pudesse contribuir para a corresponsabilização dos participantes e para tomada de decisões mais democráticas e com pontos de vista diferentes para avaliação das situações e melhores resultados.

Objetivos

Democratizar a forma de fazer gestão no município de Gavião Peixoto/São Paulo, garantindo que cada membro seja co-responsável pelo processo de tomada de decisão e possa contribuir para a concretização de intervenções necessárias, trazendo a visão de sua equipe e se responsabilizando pela disseminação das informações.

Metodologia

Estudo descritivo, de abordagem qualitativa do tipo Relato de experiência. Em maio de 2022, foi feito uma revisão dos responsáveis por equipe e serviços. A partir daí foi definido quem comporia a equipe de Gestão Compartilhada. O grupo ficou constituído por secretário da saúde, diretor da saúde, representantes da: Unidade Básica de Saúde (Ambulatório de especialidades, Laboratório, Regulação, Farmácia e Serviço de Raio X), dos PSFs I e II, da Educação Permanente, da Equipe Multiprofissional, da Vigilância Epidemiológica, da Vigilância Sanitária, do Controle de Vetor, do Serviço de Urgência e Emergência, do Serviço de manutenção predial e da frota de veículos da Saúde e recentemente representante do SESMT. Foi criado um grupo no whats app com estes representantes para delinear pautas e veicular informações importantes. A primeira reunião foi realizada em 17 de junho de 2022 onde foi definido a finalidade do grupo e definido o dia, horário e a periodicidade da reunião. A princípio as reuniões foram semanais devido o início do grupo e o grande número de demandas para pauta. A partir de setembro as reuniões passaram a ser quinzenais. As pautas são colocadas previamente no grupo de whats app, ou definidas em reunião anterior. Caso não seja possível estar presente na reunião é solicitado a justificativa da falta e caso não seja possível a realização da reunião a decisão é do grupo.

Resultados

No ano de 2022 foram realizadas 17 reuniões de gestão compartilhada. No decorrer das discussões e pautas foi percebido a necessidade de convidar outras representações de dentro do setor da saúde e também de outros setores, que pudessem contribuir para a pauta, o que enriqueceu muito a discussão e também contribuiu para o processo de intersetorialidade. Foram apontados como pontos positivos pelo grupo a criação de um espaço para discussão e planejamento coletivo dos processos de gestão, a facilidade para a resolução de problemas e a visão do quadro geral do setor saúde e a possibilidade de visualizar perspectivas de outras áreas podendo contribuir para resolver ou otimizar processos de trabalho de outras equipes. Também pode ser considerado como ponto positivo a melhora dos processos de trabalho e da comunicação entre os trabalhadores e as equipes. Dentro deste espaço também houve a revisão e construção de documentos importantes para a gestão e para o trabalho como o Plano de enfrentamento das Arboviroses e o Plano Municipal de Saúde. Como pontos negativos e falhos foi apontado a tendência a buscar soluções apenas para as próprias parcelas no todo, talvez pela tendência a fragmentação do trabalho das equipes. Também foi levantada a questão de não estarem presentes todos os representantes nas reuniões, além da inserção frequente de conversas paralelas. O planejamento e monitoramento das decisões/ações também foram relatados como ponto frágil na evolução do grupo.

Conclusoes

Importante considerar que o espaço de conversa instituido não é meramente informativo e sim implementado de forma a favorecer a colocação das opiniões, sugestões e decisões. Apesar da instituição do espaço ainda é necessário a compreensão de seus componentes sobre a potência do grupo e a sua importância para o processo de construção do cuidado centrado no usuário e da tomada de decisão, garantindo sua participação efetiva nas reuniões e garantindo que as decisões/ações cheguem até a rede de saúde, principalmente nos profissionais da ponta. Os participantes também precisam evoluir no sentido de aceitar o ponto de vista do outro e também ser feita uma avaliação positiva de inserção de críticas tanto por quem faz tanto por quem recebe não permitindo que sejam enfrentadas como questões pessoais e sim do processo de trabalho. As decisões democráticas também precisam ser entendidas como decisão da maioria. Também existe a necessidade de evitar a inserção de temas paralelos e focar nas pautas. Ter um tempo entre a proposta de pauta e a reunião e também o envio de material colaborativo poderá facilitar que cada um possa se situar sobre o objetivo do tema proposto e fazer uma reflexão prévia, aumentando a capacidade de contribuição.

Banner