Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 13 - Sertaneja

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Batatais

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

REDE INTERSETORIAL: POLÍTICAS PÚBLICAS EM BATATAIS PARA O ATENDIMENTO INTEGRAL DO NÚCLEO FAMILIAR

Apresentação/Introdução:

Em setembro de 2014, por iniciativa de demandas emergentes da rede de ensino da educação infantil municipal, foi necessário repensar o modelo de atendimento setorial realizado pelas políticas publicas de assistência social, educação e saúde. O modelo setorial utilizado anteriormente não conseguia abranger a realidade social em sua totalidade e complexidade, ainda identificou-se a fragilidade de conhecimento da realidade, onde cada setor age quase isoladamente, sem acesso a informações, dados, ações e atividades de outros setores, além de exaurir o usuário em diversos atendimentos nas unidades. Pensando em tal dinâmica de atendimento foi criado a “Rede Socioassistêncial e Educacional” de Batatais, nome fantasia inicial que posterior foi alterado para “Rede Intersetorial”, a pedido dos profissionais participantes, para abranger as politicas municipais e entidades parceiras respectivas a cada pasta. A rede trabalha reuniões territorializadas conforme bairros de atendimento de referencia igual entre os atores dos equipamentos: CRAS, CREAS, UBS, Escolas e entidades. A reunião serve para discussão de casos relativos ao território, levantamento de demandas, potencialidades e fragilidades do território e comunidade local. O grupo tem objetivo de fortalecer a comunidade local, cruzar informações das atividades e ações entre as pastas e discutir casos, além de pensar atendimentos em conjunto planejados buscando o atendimento integral do núcleo familiar.

Objetivos

Integrar as políticas públicas e serviços do município, através da constituição de canais de diálogo, de gestão compartilhada, de lugares de encontro entre os profissionais das diversas redes, para que socializem informações, definam serviços/ações, acompanhem a execução e eficácia das ações definidas, garantindo assim, os direitos fundamentais dos usuários das políticas públicas local.

Metodologia

A Rede Intersetorial de Batatais atende a seguinte dinâmica de funcionamento: Os grupos territorializados realizam reuniões sistemáticas com o objetivo de elencar e mapear demandas locais de casos, fragilidades e forças da comunidade atendida. Participa dos grupos as unidades locais (UBS, Escolas, CRAS, CREAS e Entidades) comuns do atendimento dos bairros referenciados nos territórios. Atualmente a cidade é dividia em três territórios de referencia. A reunião é registrada em ata e as demandas e ações necessárias de suporte de gestão são levadas pelos representantes dos grupos para a reunião de gestão geral, que ocorre junto aos Secretários responsáveis das respectivas pastas, com poder de decisão ou com responsabilidade de agilizar a articulação necessária para os atendimentos mais complexos apontados pelas equipes. A reunião também serve para alinhamentos gerais dos programas, projetos e ações das pastas e organização dos itens necessários para a sua realização. Após a reunião de gestão o representante é responsável por devolver os alinhamentos às equipes dos respectivos territórios.

Resultados

A articulação intersetorial tem sido fundamental para resultados promissores, principalmente de impacto direto aos munícipes atendidos. A primeira ação conjunto do grupo foi à criação em 2017 de uma cartilha dos programas, projetos e serviços ofertados em todo território municipal para dar visibilidade e transparências nos serviços ofertados, além de melhorar os fluxos de encaminhamentos realizados pelas equipes. Posterior em 2019, anualmente as agendas das pastas são compartilhadas para definição de agendas conjuntas de atividades e ações, o que melhora a articulação e assegura o atendimento integral das famílias. Recentemente foram realizados os Fóruns: LGBTQI+, Núcleo de Apoio aos Catadores Autônomos e fomentado a implementação da politica local de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável, com representatividades nos órgãos regional e estadual da política. Todos os Fóruns contaram com cartas de proposituras, pactuados em plenária, alinhadas com a comunidade e seus respectivos responsáveis por cada ação. A intersetorialidade local nos mostra a importância do alinhamento das politicas públicas e o fortalecimento do protagonismo cidadão.

Conclusoes

Desde o surgimento das ações conjuntas, até a definição dos instrumentais e da metodologia de trabalho dos grupos, a Rede Intersetorial de Batatais apresenta uma articulação invejável no fortalecimento e engajamento dos movimentos sociais e comunitários, um padrão diferenciado de aproximação junto à comunidade, possibilitando espaços de protagonismo no planejamento, execução e fiscalização das politicas públicas e entidades parcerias, prestadoras de serviços diretos aos munícipes. A Rede Intersetorial desde seu surgimento trabalha assegurando um atendimento integral as demandas apresentas pelos núcleos familiares frente aos reflexos das questões sociais inerentes com respostas rápidas, funcionais e exequíveis pelas pastas.

Banner