Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 8 - Gruta Terra Ronca

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Santana de Parnaíba

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ENFRENTAMENTO DA MORTALIDADE INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SANTANA DE PARNAÍBA-SP, PERÍODO DE 2006-2022.

Apresentação/Introdução:

A mortalidade infantil é um indicador utilizado para mensurar a qualidade de vida e o nível de saúde de uma população. A taxa de mortalidade infantil no Brasil em 1990 era de 47,1 passou para 19,0 em 2008. A meta estipulada pelas organizações era reduzir o índice para 17,9 até 2015, isto foi superado no Brasil em 2011. “Em setembro de 2015, 193 países membros das Nações Unidas adotaram uma nova política global: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que tem como objetivo elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas.” Foram elencados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo que o objetivo 3 é Assegurar Uma Vida Saudável E Promover O Bem-Estar para todas as pessoas em todas as idades. Reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos e acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos, objetivando reduzir a mortalidade neonatal para pelo menos 12 (Doze). Santana de Parnaíba faz um trabalho com uma equipe multidisciplinar e intersecretarial que visa alcançar a redução da mortalidade infantil ( Óbitos Evitáveis ). A rede municipal de saúde prioriza planejamento familiar, assistência de qualidade ao pré-natal, puerpério e ao primeiro ano de vida. Em 2022, o município obteve um índice de 7,81 (dados ainda não consolidados) de acordo com o registro eletrônico Tabwin SIM/SINASC alcançando, assim, um índice abaixo do Estado de SP.

Objetivos

O nosso objetivo visa a redução da mortalidade infantil por causas evitáveis, através do aprimoramento das ações de saúde voltadas ao público materno-infantil, diminuindo cada vez mais o índice de mortalidade infantil de acordo com a agenda 2030, objetivando “Assegurar Uma Vida Saudável E Promover O Bem-Estar para todas as pessoas, em todas as idades”.

Metodologia

Criação do comitê de vigilância da mortalidade materno infantil e fetal (CVMMIF).Inauguração da maternidade municipal em 2019,trabalho multidisciplinar com prioridade na captação precoce da gestante às consultas de pré-natal, exames, vacinas, medicamentos e outros procedimentos além de busca ativa das gestantes faltosas.Atendimento humanizado e diferenciado para a gestante adolescente com ajuda da Saúde Escolar que atua na resolução da problemática da idade como por exemplo: abandono escolar na gestação apoio pós natal com visitas domiciliares no puerpério imediato. Planejamento familiar bastante efetivo nas unidades de saúde com colocação de implantes subdérmicos e Sistemas Intra-Uterinos (com Levonorgestrel e cobre) além da disponibilidade de preservativos masculinos e femininos, contraceptivos de administração oral e injetáveis. Prioridade na concessão de vagas para gestantes em situação de vulnerabilidade social e/ou risco para geração de renda, inserindo-as em cursos já existentes no município, capacitando e elevando sua autoestima auxílio transporte (Cartão Mãe Parnaibana) para todas as gestantes até os 60 dias após o parto. Priorização no atendimento às crianças nascidas na maternidade do município com consulta agendada em até 15 dias na UBS ou Ambulatório de Alto risco acompanhamento até 1 ano de idade com garantia para realização de exames, vacinas , encaminhamento para especialidades quando necessário e busca ativa de menores de 1 ano faltosos em consulta.

Resultados

Santana de Parnaíba vem trabalhando para avançar nas metas estabelecidas na Agenda da ODS/2030. Mesmo no auge da pandemia da covid19 no ano de 2020 não descuidamos das gestantes e das crianças menores de 1 ano e o esforço valeu a menor taxa de mortalidade Infantil.

Conclusoes

Mesmo com a diminuição de 5% da taxa de nascimento, conseguimos manter o índice de mortalidade infantil no município em 7.81 em 2022 (Dados não Consolidados) e a taxa de mortalidade neonatal precoce de 4.59. A coordenação da saúde da criança e da mulher trabalha em harmonia com revisão constante dos protocolos e atualização dos programas do SUS, treinamento contínuo da rotina devido à alta rotatividade dos profissionais, discussão dos casos nas unidades de saúde que tiveram um final ruim e a busca de melhoria contínua dos processos e protocolos.

Banner