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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 8 - Gruta Terra Ronca

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Ilha Solteira

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

A GAMETERAPIA NO TRATAMENTO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA T.E.A.

Apresentação/Introdução:

Em junho de 2.022 a Secretaria Municipal de Saúde de Ilha Solteira realizou um levantamento da demanda reprimida de pacientes com suspeita ou diagnóstico de T.E.A. que totalizou 84 crianças, sendo que destas 27 ou seja (32,14%) não eram assistidas, deparando-se com um cenário de grande aumento desses pacientes após a pandemia e o isolamento. Em julho de 2.022 implantou um novo serviço para atendimento. As alterações do T.E.A. estão relacionadas a memória, processamento de informações e das emoções, dificuldades no contato visual, déficits de atenção, alterações nos reflexos dos movimentos e coordenação motora. Visando tornar os indivíduos mais independentes e favorecendo a melhora na qualidade de vida, tanto dos portadores de T.E.A. como da família, foi implantado a gameterapia, uma ferramenta para o treinamento de equilíbrio e condicionamento físico. Utilizamos a Plataforma Balance Board da Nintendo que possibilita que o player seja comandado através de movimentos corporais, tornando a experiência ainda mais atrativa e prazerosa do que muitas intervenções tradicionais. A base está no estímulo da orientação visual e coordenação motora, usando conexões neurais para captar os estímulos e conduzir as ações, além de reforçar o equilíbrio postural já que a prática consegue recrutar grande parte do encéfalo. Esses pontos fazem desse videogame um grande e poderoso aliado no tratamento da cognição e da coordenação motora unindo diversão e reabilitação ao mesmo tempo.

Objetivos

Ampliar os recursos terapêuticos aplicado aos transtorno do espectro autista. Utilizar o console Plataforma Balance Board do Nintendo Wii como recurso fisioterapêutico no tratamento de estereotipias, atenção e concentração de indivíduos portadores de autismo. Proporcionar um atendimento mais atrativo deixando o processo de reabilitação mais lúdico. Otimizar o condicionamento cardiovascular, a coordenação motora, a amplitude de movimento e o equilíbrio. 

Metodologia

Após fazer um levantamento do número de crianças com hipótese diagnóstica de T.E.A. que totalizou em 84 crianças, verificou-se que muitas destas apresentavam déficits na coordenação e no equilíbrio e na atenção visomotora, além de apresentar uma marcha rígida (sem dissociação de cinturas), com alteração na pisada ou em ante pé ou com desabamento do arco plantar, isto despertou no serviço de fisioterapia a busca de recursos para esta reabilitação motora, surgindo então a ideia da gameterapia. O tratamento da gameterapia utiliza o jogo Nintendo Wii principalmente o futebol, bambolê, corda bamba, prancha de equilíbrio, entre outros diversos jogos da WII FIT PLUS, utilizando como controle principal a plataforma balance board, aplicando a técnica em participantes diagnosticados com autismo que apresentem estereotipias, falta de atenção e concentração e dispraxia. O foco das atividades psicomotoras com a gameterapia são em pacientes dispráxicos que apresentam dificuldades nas atividades e movimentos coordenados mesmo que seja em gestos simples ou ações que envolvam sequenciamento de movimentos. Os sintomas mais evidentes para iniciar este tratamento são a presença de falta de jeito, falta de coordenação e motricidade lenta, interferindo na vida habitual e no desenvolvimento do sujeito. É comum ter dificuldades na manutenção postural, comportamentos imaturos e dificuldades sociais. As sessões estão sendo realizado 1 vez por semana com duração de 30 minutos para cada intervenção.

Resultados

Percebemos nestes meses de trabalho a grande motivação para a prática da gameterapia, que permite que o terapeuta faça logo vínculo com os pacientes envolvidos neste processo de tratamento, o próprio console nos dá resultados importantes que indicam a melhora na pontuação de cada jogo, indicando a melhora da coordenação, equilíbrio e propriocepção além de melhorar a atenção seletiva de cada um dos participantes. A partir desses dados estamos criando e identificando qual os melhores jogos que se encaixa ao participante, fazendo da gameterapia um programa individualizado com o objetivo proposto que melhor atenderá as demandas de cada paciente.

Conclusoes

A gameterapia utilizando a Plataforma Balance Board do Nintendo Wii promove a reabilitação por meio da simulação de jogos ou exercícios interativos e o paciente ativa e aprimora a coordenação dos movimento dos membros inferiores e superiores os resultados são animadores, porém ainda precisam ser aplicados em um número maior de instituições. Mas é inerente que este recurso dá uma motivação extra para os pacientes principalmente na atualidade que após a pandemia as crianças foram condicionadas a ser estimuladas por recursos eletrônicos.

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