Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 8 - Gruta Terra Ronca

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Paraguaçu Paulista

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

O IMPACTO DA AÇÃO CONJUNTA ENTRE SAÚDE E ESPORTE NO MUNICÍPIO DE PARAGUAÇU PAULISTA.

Apresentação/Introdução:

A atividade física regular é fundamental para prevenir e controlar doenças, inclui inúmeros ganhos para o bom funcionamento do organismo. A saúde tem um importante papel na promoção da atividade física, mas é essencial o envolvimento de outras áreas para a mudança do atual cenário após pandemia. No sentido de retomar e ampliar o acesso a atividade física através da Academia da Saúde, o Departamento de Saúde firmou uma parceria com o Departamento de Esporte e Lazer, e assim, nasceu o projeto nomeado como Esporte Melhora a Idade que foi lançado em julho de 2022. A iniciativa tem respaldo no Programa Academia da Saúde, que é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação em espaços públicos conhecidos como pólos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para a população. No município, as atividades do Programa Academia da Saúde, estavam interrompidas desde 2020 devido a Pandemia de Covid 19. Pelo projeto, que conta com 10 professores de educação física, a população é encaminhada para a prática de atividades físicas através das unidades de saúde. Ali fazem atividades esportivas como bola ao cesto e vôlei adaptado, atividades aeróbicas como caminhada, alongamentos e atividades funcionais específicas, além de dinâmicas em grupo, com intuito de desenvolver cooperativismo.

Objetivos

Fortalecer uma rede de atenção à saúde com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para atender principalmente a população mais idosa aumentando os níveis de atividade física melhorando a qualidade de vida dos usuários. Quebrar o medo e a desconfiança, resgatar as pessoas para uma atividade coletiva pós pandemia, cuidar das pessoas através da precaução motivada pela atividade física, práticas esportivas e da convivência comunitária, tudo isso pode mensurar na quantidade diária de pessoas que se locomovem de suas casas para ter uma atividade que lhe proporcione prazer e felicidade, sensações fundamentais para uma vida saudável. Movimentamos pessoas na sua maioria da terceira idade (acima de 50 anos), que antes do Projeto Esporte Melhora a Idade não se interessavam em praticar atividade física, em ter uma convivência social ativa e uma vida muito mais saudável. Obs.: Apesar do Projeto focar na população acima dos 50 anos, toda a comunidade pode participar.

Metodologia

Com a necessidade da retomada das atividades da Academia da Saúde após pandemia, em julho de 2022 o Departamento de Saúde fez uma parceria com o Departamento de Esporte e Lazer após meses de planejamento. Inicialmente era necessário modernizar todo o material utilizado e melhorar a estrutura física do pólo da Academia, houve um investimento de R$ 70.000,00. Os profissionais de educação física passaram por treinamentos sobre uso do sistema de informação (E-Sus) e articulação com os profissionais de saúde das unidades. Foi definido que, além do pólo da Academia da Saúde, outros locais como praças, ginásios e unidades básicas de saúde ocorreria as práticas de atividades físicas. E por fim, que os pacientes passassem por uma triagem para ver a aptidão de cada um e assim, ser direcionado para atividades específicas.

Resultados

Antes da pandemia, em 2019 a Academia da Saúde atendeu apenas 219 pessoas em 01 ano e hoje, com a parceria do Esporte, com o aumento de profissionais e de locais de práticas de atividades, são atendidas mais de 140 pessoas todos os dias. É notável, a satisfação dos usuários e dos profissionais envolvidos. Os resultados podem ser mensurados pela quantidade de pessoas que diariamente deixam o sedentarismo de lado para praticar uma atividade física, que notoriamente diminui o número de visitas as UBS por agravamento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. Segundo uma pesquisa coordenada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), quem pratica atividade com intensidade entre 50 e 75% durante a semana, reduz o risco de morte por essas doenças em 17%. A adesão ao Projeto impressiona, haja vista que atualmente passam pelo projeto diariamente cerca de 60% do total de pessoas que passaram durante todo o ano de 2019, ou seja, tivemos um aumento muito expressivo na adesão de pessoas, que muito provavelmente estariam dentro de suas casas, sedentárias, sem nenhum tipo de convivência social, com um agravante muito preocupante, após um período longo de uma pandemia mundial.

Conclusoes

O projeto Esporte Melhora a Idade tornou-se uma oportunidade ímpar para a ampliação do acesso às atividades físicas estimulando a viabilidade de incorporação de outros profissionais no futuro. Tornou-se um projeto relevante para o município, devendo ser mantido e aprimorado para atendermos cada vez mais as necessidades da população.

Banner