Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 1 - Lago dos Tigres

Modalidade

1

Temática

1

Estado

São Paulo

Cidade

Nova Europa

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

TEMPO É NEURÔNIO: AMPLIACÃO DO ACESSO À NEUROPEDIATRIA ASSOCIADA A INTERVENÇÕES MULTIPROFISSIONAIS

Apresentação/Introdução:

A possibilidade de o cérebro reorganizar seus múltiplos padrões de respostas e conexões mediante a experiência, mesmo após diversos tipos de danos no sistema nervoso, é um dos aspectos mais fascinantes das fronteiras das neurociências com a reabilitação. A interação organismo-ambiente diferencia e molda os circuitos neurais, que caracterizam a plasticidade e a individualidade neural do organismo (MELO, 2017). Atualmente sabe-se que o desenvolvimento infantil deve ter sua importância enfatizada em todas as suas fases, este é um assunto de extrema importância e quando dominamos e identificamos possíveis alterações de forma precoce, conseguimos melhores resultados. Considerando o grande número de encaminhamentos para neuropediatria, que aguardavam vagas no setor de regulação municipal, além das novas demandas mensais que surgiam, pensou-se um projeto que além de acelerar os atendimentos de neuropediatria, também pudesse garantir um cuidado integral, através do atendimento multiprofissional, a essas crianças.

Objetivos

Diminuir o tempo de espera de atendimento de neuropediatra. Articular um cuidado integral para as crianças com alguma alteração do neurodesenvolvimento.

Metodologia

Em um primeiro momento a equipe multiprofissional ambulatorial, juntamente com a equipe NASF-AB, se reuniu para analisar a lista de espera de neuropediatria. Os encaminhamentos foram triados, considerando que muitos pacientes já faziam acompanhamento com esses profissionais, que tinham ciência se as crianças já tinham passado em consulta particular, por exemplo, não se fazendo mais necessário a consulta do especialista, ou se tinham evoluído em seus quadros e precisavam com urgência do atendimento, reclassificando dessa forma os encaminhamentos. Na segunda etapa houve uma mobilização da Diretoria de Saúde para contratação de um profissional neurologista infantil, visto que poucas vagas eram disponibilizadas ao município mensalmente pelos pontos de referência da rede. A partir da contratação estabeleceu-se uma agenda mensal de reuniões da equipe multiprofissional e NASF-AB, onde os encaminhamentos que serão agendados no mês de referência são analisados pela equipe, que adiciona relatórios dos atendimentos daqueles pacientes que já estão em acompanhamento, para facilitar o diagnóstico pelo médico neurologista. Além disso, nessas reuniões são dadas às equipes as devolutivas dos atendimentos do especialista do mês anterior, facilitando dessa forma a comunicação de toda a rede.

Resultados

Reduziu-se assim o tempo de espera para consulta em neuropediatria de 6 meses para 1 mês, nos casos prioritários, e de 11 meses para 6 meses, nos casos eletivos. Mas o mais importante é que criou-se um espaço dialógico entre as equipes multiprofissionais que proporcionou discussões de casos que direcionam o cuidado para uma assistência integral destas crianças, incentivando inclusive os profissionais a discutirem outros casos que são acompanhados pelas equipes. Atualmente a agenda de reuniões mensais das equipes multiprofissionais conta com a pauta permanente de análise dos encaminhamentos de neuropediatria, mas o espaço foi ampliado também para outras discussões, criando-se assim processos de educação permanente destes profissionais.

Conclusoes

A partir de uma demanda reprimida foi possível se criar um espaço dialógico de discussão, que direciona o cuidado para uma assistência mais integral, além de promover a educação permanente desses profissionais. Com base neste modelo de experiência, o município estuda a possibilidade de realizar esse tipo de intervenção e manejo em outras áreas.

Banner